Quem costuma caminhar pela Avenida Alberto Braune certamente notou nos últimos dias a presença contínua de um mutirão dedicado a tapar os inúmeros e traiçoeiros buracos que tanto dificultam a circulação de quem anda a pé, em cadeira de rodas ou empurra carrinho de bebê. O que pouca gente sabe é que essa equipe está a serviço da Secretaria Municipal de Obras, executando uma tarefa que, por lei, cabe a comerciantes ou moradores, conforme a utilização do espaço a que corresponde cada trecho da calçada.
Para compreender as razões da iniciativa, e também apurar qual a extensão prevista para tais atividades, a reportagem de A VOZ DA SERRA procurou o secretário da pasta e vereador licenciado Alexandre Cruz.
A Voz da Serra: Recuperar calçadas não é uma responsabilidade da Prefeitura. Ainda assim, já faz algum tempo que temos visto árvores cujas raízes antes estavam expostas sendo envolvidas por canteiros, e agora começamos a ver também funcionários da secretaria tapando buracos e até recuperando o formato original de algumas calçadas, em casos mais simples. Por que a secretaria resolveu tomar essa medida, que deveria ser de iniciativa privada?
Alexandre Cruz: A verdade é que buracos nas calçadas representam uma questão sobre a qual todo mundo reclama, mas quase ninguém faz. Nem o poder público, nem os moradores ou comerciantes. E isso é até compreensível, conforme a rotina de cada um. O comerciante abre as portas cedo, fecha à noite, e muitas vezes não tem tempo de se preocupar com a manutenção da sua calçada. Só que com isso o problema permanece, e nós temos visto há muitos anos diversas pessoas sofrendo esses pequenos acidentes, que muitas vezes são graves. Senhoras que quebraram o fêmur, pessoas que bateram a cabeça no chão, e tudo isso por culpa de calçadas que tinham buracos, grandes desníveis, ou até das próprias árvores, cujas raízes se transformavam em verdadeiros obstáculos com o decorrer do tempo. Então, para não perdêssemos essas árvores, nós criamos os canteiros. Eles são simples, mas aumentaram a segurança e embelezaram as ruas. E também estamos fazendo esses pequenos reparos nas calçadas.
E qual deve ser o alcance dessa iniciativa?
A nossa intenção é de que, até o fim de dezembro, toda a Avenida Alberto Braune e suas transversais, e todo o caminho desde a Rua Moisés Amélio até a Sete de Setembro, fiquem livres dos buracos em calçadas. Nosso trabalho está sendo para nivelar tudo, facilitando o ir e vir das pessoas. Não fico satisfeito com isso, porque gostaria que houvesse uma padronização das calçadas, mas para isso precisaríamos mobilizar muitas pessoas, não dependeria só de nós. Aliás, qualquer comerciante que queira reformar sua calçada pode procurar a secretaria, que nós teremos prazer em entrar com a mão de obra. Então essa ainda não é uma solução definitiva, mas que já nos permite dar uma condição legal e digna para a população ir e vir. Vamos trabalhar para tapar todos esses buracos, fazendo os reparos necessários para que o piso fique nivelado, aderente e livre de qualquer obstáculo.
E quanto aos outros bairros?
Na verdade nós já estamos trabalhando em várias frentes. Nova Suíça vai receber o mutirão nos próximos dias, Santa Luzia já está recebendo... Nós vamos caçar buracos em vários bairros. Algumas pessoas costumam questionar a atenção que é dada ao Centro, mas é preciso ter em mente que a cidade inteira passa pelas avenidas principais. Todo o comércio, o sistema bancário, as escolas e boa parte dos empregos estão por aqui, então uma obra no Centro beneficia a todo mundo. Mas é claro que não vamos ficar por aqui, e a secretaria está sempre aberta a ouvir sugestões da população.
Deixe o seu comentário