Fase escolar da Olimpíada do Conhecimento chega ao fim

Friburgo tem nove classificados, que agora treinam para a próxima etapa do maior torneio da América Latina voltado à educação profissional
quarta-feira, 17 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Chegou ao fim a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento, o maior evento da educação profissional da América Latina. O encerramento foi na última sexta-feira, 12, no auditório do Senai. Os vencedores comemoraram a vitória com muita animação. Os melhores de cada categoria participante foram selecionas, sendo nove de Friburgo e três de Teresópolis.

Agora os classificados se preparam para encarar a fase estadual do torneio, que será realizada entre 29 de junho e 3 de julho, em polos espalhados por todo o estado. “Até lá os aprovados ficam sob responsabilidade dos instrutores e pedagogos, fazendo os ajustes finais para as próximas apresentações e, é claro, treinando muito. A estrutura fica montada nas unidades e o público pode assistir ao treinamento e acompanhar o trabalho dos competidores”, conta o chefe de educação profissional do Senai, Gil Mairon da Silva.

Na primeira fase da competição, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho, os estudantes participaram de provas que contemplaram o planejamento, processo de execução e o produto final, incluindo também conhecimentos e atitudes. A principal missão do torneio é servir de vitrine para o mercado de trabalho, mostrando o talento dos jovens ao serem desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia no mundo do trabalho. A próxima fase não é diferente, a disputa só se torna mais acirrada, pois serve de peneira para a etapa nacional do torneio, que acontece em 2016. Depois de todo esse trajeto, o grande vencedor vai representar o Brasil na fase internacional — a WorldSkills Competition —, em 2017.

“Sem palavras. Foi demais pra mim, foi inacreditável ouvir o resultado. Estudando no Senai você não faz só um simples curso, você tem a oportunidade de estar envolvido em uma competição e essa concorrência já te dá uma noção de como é o mercado de trabalho. Vivenciar essa realidade ainda no ambiente escolar agrega muito valor a nossa formação”, declarou o estudante Plínio Martins Faria, de Teresópolis, que foi selecionado para a próxima fase na ocupação Eletricidade Predial. Irineu Berçot, competidor na categoria Projetos Mecânicos, por Nova Friburgo confirma a fala do colega Plínio e diz que “é de fato uma experiência e tanto, pois você entra no curso sem saber nada e quando se dá conta conquista o conhecimento necessário para participar do maior torneio da educação profissional da América Latina”.

Em Nova Friburgo os alunos participam nas categorias Panificação, Confecção de Roupas, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Tornearia Mecânica, Soldagem, Mecânica de Manutenção Industrial, Projetos Mecânicos e Segurança do Trabalho. Em Teresópolis eles competem nas ocupações de Eletricidade Predial, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e Confecção de Roupas. O desempenho dos jovens estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo Senai. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Olimpíada do Conhecimento | Educação | ensino técnico | escola | formação
Publicidade