Novos postes de aço chamam atenção no centro de Conselheiro

Obra para a construção de nova linha de distribuição de energia elétrica vai custar R$ 7 milhões. Iniciativa beneficiará cerca de 30 mil consumidores
terça-feira, 16 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Um dos novos postes de aço foi colocado na Rua José Ernesto Knust, em Conselheiro Paulino. Instalações vão integrar subestações de Conselheiro e Julius Arp (Divulgação)
Um dos novos postes de aço foi colocado na Rua José Ernesto Knust, em Conselheiro Paulino. Instalações vão integrar subestações de Conselheiro e Julius Arp (Divulgação)

Os postes de luz fazem parte da paisagem das cidades brasileiras e em Nova Friburgo não é diferente. Eles estão espalhados por todo o município, inclusive nas áreas rurais da cidade. Entretanto, embora sejam comuns aos olhos dos transeuntes, alguns postes em especial tem chamado a atenção dos friburguenses. Isto porque eles são muito mais altos do que os postes de energia convencionais e são feitos de aço, diferente dos que estão nas ruas há mais tempo, construídos de cimento.

Os novos postes fazem parte de uma ação iniciada em maio deste ano pela concessionária Energisa, com o objetivo construir uma linha de distribuição de energia elétrica na cidade, a qual interligará a subestação Julius Arp à subestação de Conselheiro Paulino. Além da Rua Izelino Maduro, na Chácara do Paraíso, até o momento alguns pontos do distrito de Conselheiro Paulino já estão recebendo os novos integrantes do cenário urbano.

De acordo com a empresa, essa nova linha de distribuição servirá como segunda fonte de suprimento de energia elétrica para a região, garantindo maior confiabilidade, melhoria da qualidade e continuidade do fornecimento de energia. Em situações de ocorrências climáticas graves como as que aconteceram em 2011 em Nova Friburgo com fortes chuvas e desmoronamentos, essa linha servirá como alternativa para evitar interrupções de energia elétrica.

Outro ponto positivo destacado pela concessionária é que, através da obra, a atual rede será totalmente reformulada com a substituição dos cabos de distribuição de energia por outros que possuem capa protetora, oferecendo uma rede mais compacta e segura, além de garantir a confiabilidade no fornecimento de energia aos moradores da região.

Orçada em 7 milhões de reais, a obra tem duração prevista de seis meses e beneficiará quase 30 mil consumidores, atendidos nos bairros de Conselheiro Paulino, Riograndina, Rio Grande de Cima, Alto do Catete, São Geraldo, Duas Pedras e Córrego Dantas.

Um pouco mais sobre a obra

Não é só o tamanho dos novos postes e o orçamento da obra que impressionam. O uso de equipamentos de tecnologia avançada, o que garantirá maior agilidade ao processo, é também um dos itens que chamam atenção. Em nota enviada a redação de A VOZ DA SERRA, a Energisa informou que serão utilizados na obra equipamentos modernos, que ofereçam, além de rapidez, segurança. A ferramenta Georadar é um deles. Através do equipamento é possível identificar no subsolo as tubulações de água, esgoto e telefonia, evitando obras em locais que não poderiam instalar os novos postes. A concessionária destaca ainda que os postes de aço são mais fáceis de manusear e de montar e, portanto, não exigem grande infraestrutura como guindaste e veículos de grande porte, como carretas, para instalá-los.

Outra questão pontuada pela empresa é que durante as obras, na Avenida dos Ferroviários, principal via de acesso entre o centro da cidade e o distrito de Conselheiro Paulino, a atual rede de iluminação pública será substituída por luminárias mais modernas e lâmpadas mais potentes. “Além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia prestado aos seus clientes, com segurança para as comunidades, os investimentos da Energisa em Nova Friburgo visam tornar o sistema elétrico de distribuição mais moderno e seguro com implantação de novas tecnologias para garantir o restabelecimento da energia elétrica em menor tempo, em caso de interrupção, além de contribuir para o crescimento das localidades onde está presente”, concluiu a concessionária.

 

Foto da galeria
Embora maiores, por serem de aço, novos postes são mais fáceis de manusear e de montar (Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Postes | Energisa | Conselheiro Paulino
Publicidade