Um título para marcar a campanha histórica. Representantes de Nova Friburgo na modalidade 12 toques, os botonistas da AFFM/Friburguense participaram no último fim de semana do XVII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, realizado no Grajaú Country Club, no Rio de Janeiro. A disputa pelos títulos mais cobiçados pelos praticantes deste esporte foi acirrada e teve como resultado quatro novos campeões nas principais categorias.
Dentre eles, Vinícius Esteves, do Friburguense, vencedor na categoria Sub-18. Desta forma, o jovem atleta tornou-se o primeiro de Nova Friburgo a ser campeão nacional de Futmesa. No contexto geral, a AFFM/Friburguense tem o melhor desempenho de sua história no Brasileiro Individual de 12 toques.
“Obrigado a todos os atletas participantes, ao nosso presidente da AFFM, Fernando Cruz, e o presidente do Friburguense, Wagner Faria, além de nosso eterno e fiel patrocinador Stam Metalúrgica. E parabéns ao Frizão por essa conquista”, destaca o botonista Christofer Barres.
Vinícius Esteves, fruto da nova geração de jogadores do Friburguense AC, em uma disputa por pontos corridos, desde o início não deu chances aos adversários. A cada jogo, comprovou que os bons resultados no campeonato estadual adulto — onde foi campeão de uma etapa — não foram obra do acaso. Desta forma, o Rio de Janeiro mantém a tradição de ter vários campeões brasileiros nas categorias Sub-15 e Sub-18, tais como Felipe Albuquerque (hoje no CR Vasco da Gama), Gabriel Adão, Rodrigo Pedreira e Lucas (America FC), Marcus Antunes (Fluminense FC) e Rhaniery (hoje no Clube Ginástico Desportivo).
“Parabéns ao Vinicius Esteves, campeão brasileiro, e a toda a equipe. Obrigado à Stam, pelo apoio de sempre. Também parabenizo aos dirigentes, a todos os participantes e ao Christofer Barres Pereira, presidente da modalidade Bola 12 na Federação do Rio, pela organização do Brasileiro. Que venha 2016 em São Paulo”, declarou o presidente da AFFM, Fernando Cruz, através de uma rede social.
Além do título na série Bronze, o Friburguense também realizou boas campanhas na Ouro. Araujo e Hiêgo Azevedo tiveram desempenho destacado na Série Prata, categoria adulto, enquanto Virgílio Goretti alcançou o comemorado terceiro lugar na categoria sub-15, onde Thiel Andrade faturou a oitava colocação. Gabriel Ouverney, estreante, terminou em quinto no sub-18. Ainda no adulto, Christofer Barres Pereira sagrou-se campeão da Série Bronze. Nesta categoria, o melhor desempenho foi do botonista Marcus Vinicius Constantino, que terminou em sexto na Ouro.
Outros resultados
Na categoria Máster, o atleta Edson Sírio (SP) venceu Dalla Stela (PR) na grande decisão e levou a taça para o litoral de São Paulo. Edson Sírio fez campanha sólida, coroada com a vitória sobre um ex-campeão brasileiro. O paulista superou o fato de, há pouco tempo, ter realizado uma cirurgia que o afastou por um longo tempo das mesas.
Na Adulto, a decisão foi caseira, com dois atletas do Meninos FC de São Bernardo (SP). Maurício Faccio derrotou Marcel Romero em jogo bastante disputado. Ambos chegaram à final após deixarem pelo caminho atletas considerados favoritos como os ex-campeões Robertinho (PR), os paulistas Michilin, Jefferson e Quinho, do Palmeiras (SP) e Thiago Penna, hoje também jogador do Meninos FC (SP), detentor do único título de campeão brasileiro adulto conseguido pelo Rio de Janeiro.
Na categoria Sub-15 o campeão foi Vitinho Matheus do Maria Zélia (SP), outro clube formador de atletas do futmesa. Na final, o jovem botonista venceu o ex-campeão Soneca (PR).
Resultados principais
Categoria Adulto
1º - Mauricio Faccio-SP
2º - Marcell Romero-SP
3º - Robertinho-PR
4º - Bira-RJ
5º - Victor Varoli-SP
6º - Marcus Vinícius-RJ
Categoria Máster
1º - Edson Sirio-SP
2º - Dalla Stella-PR
3º - Fernando Gradowski-SP
4º - Marco Antônio-RJ
5º - Éder Sérgio-PE
Categoria Sub-18
1º - Vinicius Esteves-RJ
2º - Kleysinho-PE
3º - Leonardo-PR
4º - Pedro Amadeu-MG
5º - Gabriel Ouverney-RJ
Categoria Sub-15
1° - Victor Matheus-SP
2° - Soneca-PR
3° - Goretti-RJ
4° - Guilherme-SP
5° - Daniel Couto-RJ
Deixe o seu comentário