Colunas
Radar — 12/06/2015
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira a proibição do porte de armas brancas, como facas e punhais, em todo o estado. Quem for flagrado com um algum instrumento que tenha lâmina maior que dez centímetros estará sujeito a multa, que vai de R$ 2,4 mil a R$ 24 mil. A medida não se aplicará a pessoas que estejam transportando facas por motivo de trabalho ou lazer. Ficará a cargo da polícia fazer a distinção.
*****
O número de motocicletas novas vendidas em maio chegou a 105.471 unidades, o que corresponde a uma retração de 16,8% em relação ao mesmo mês de 2014. Em comparação a abril de 2015, houve recuo de 2,5%. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 540.598 unidades, uma queda de 11,9% em relação ao mesmo período de 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. A produção de motocicletas também recuou. Em maio, foram produzidas 119.280 unidades, 12,3% a menos em relação com o mesmo mês de 2014 (136.080 unidades).
*****
A Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira artigo da proposta de reforma política que pretendia acabar com o voto obrigatório, instituindo no Brasil o voto facultativo. Foram 311 votos pela manutenção do voto obrigatório contra 134 que defendiam a instituição do voto facultativo. Com a rejeição da proposta, fica mantido no texto constitucional o alistamento eleitoral e o voto obrigatório para os maiores de 18 anos.
Pela Constituição, o alistamento eleitoral para os analfabetos, os maiores de 70 anos e jovens entre 16 anos e 18 anos continua sendo facultativo.
*****
A 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) começa hoje com a aplicação da prova da primeira fase. Mais de 500 mil estudantes do ensino fundamental e médio realizaram a inscrição em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país. A aplicação da prova da primeira fase será realizada nas escolas inscritas, em horário livre, e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível um, participam os estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, no nível dois, os que cursam o 8º e 9º ano e no nível três os estudantes de qualquer série do ensino médio.
*****
Começou ontem no Rio de Janeiro a 17ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil, que este ano homenageia os 150 anos do livro Alice no País das Maravilhas, do britânico Lewis Carroll. Na feira, serão vendidas obras de 152 autores, entre escritores e ilustradores, e 71 lançamentos. Nos estandes montados no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, centro da cidade, há áreas reservadas para atividades de desenho e leitura, com biblioteca para jovens, crianças e bebês. O Salão de Livros prossegue até o dia 21 de junho, aberto para o público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. O Centro de Convenções Sul América fica na Avenida Paulo de Frontin, 1.
*****
A decisão do STF que tornou inconstitucional a censura prévia de biografias não dissolveu a disputa que opõe o cantor Roberto Carlos e seu biógrafo, o jornalista Paulo Cesar de Araújo. Advogado do cantor, Antonio Carlos de Almeida Castro disse que o julgamento do Supremo não autoriza a reimpressão e a comercialização do livro ‘Roberto Carlos em Detalhes’, recolhido em 2007. Alheio a essa avaliação, Paulo Cesar, autor da obra, disse que cogita relançá-la, em versão atualizada.
*****
Em vez de dar prioridade a mercados consolidados como Europa e Estados Unidos, a fabricante de fantasias e lingeries sensuais Sapeka, de Nova Friburgo, fez um caminho diferente. Ainda neste mês, a empresa vai inaugurar um centro de distribuição em Angola. Com um ponto fixo naquele país, a expectativa é aumentar as vendas para todo o continente africano, segundo Wesley Loureiro, diretor comercial da empresa.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário