Os serviços de infraestrutura nas vias em que será implantado o corredor exclusivo para os ônibus municipais começam no dia 1º de julho, disse, nesta quarta-feira, 10, o secretário da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Haroldo César Pereira. “A licitação para contratação da empresa que fará a obra já está em andamento. A sinalização, a pintura da pista e as obras no entorno da rodoviária urbana acontecem a partir do próximo mês. Os ônibus do sistema BRS (Bus Rapid System) devem começar a circular entre a região Sul e o centro de Nova Friburgo até o final do ano”, esclareceu o empresário, que está há quatro meses no cargo.
Nesta terça-feira, 9, A Voz da Serra noticiou que a primeira fase de implantação do BRS seria realizada em julho, segundo Lúcia Borges, arquiteta que compõe a equipe do projeto e que atua no Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) da Prefeitura. De acordo com Lúcia, na primeira fase, o corredor vai ligar o Terminal Rodoviário Sul, na Ponta da Saudade, ao centro do município. Em seguida, o BRS será implantado na zona Central, composta por bairros como Olaria, Cascatinha e Cônego; e na região Norte, com bairros dos distritos de Campo do Coelho, Conselheiro Paulino e Riograndina.
“As obras na região Sul e no Centro serão realizadas simultaneamente. A zona Norte vai demorar mais porque temos que esperar que acabem as obras no entorno do Rio Bengalas”, disse Haroldo. Quando o BRS for implantado nesta região, os passageiros que vierem de Conselheiro, por exemplo, terão que desembarcar no terminal construído na rodoviária Norte, em Duas Pedras. “Parece que os passageiros perderão mais tempo no trânsito, mas não. Como o trajeto é exclusivo, o ônibus tem velocidade constante e ele é muito mais rápido. Isso até veio a calhar com a retirada dos ônibus intermunicipais do Centro”, explicou o secretário da Smomu. A obra de contenção do Bengalas só deve acabar em abril de 2016.
O projeto de implantação do BRS repercutiu entre os moradores de Friburgo. Nas redes sociais, os comentários se dividiram entre satisfeitos e insatisfeitos com a iniciativa da Prefeitura. “Proibiram a parada dos ônibus intermunicipais no Centro para "melhorar o trânsito". Agora, para "melhorar o trânsito" de novo, vão tirar metade da pista?”, disse Fred Vanelli. Moises Videira respondeu que “se você for ao Rio de Janeiro, vai ver que lá é assim há muito tempo. O que não pode são os passageiros ficarem parados no engarrafamento de Nova Friburgo” disse. Letícia Frez foi outra leitora que não gostou da novidade. “E onde os carros vão estacionar? Friburgo está terrível pra estacionar carro. Isso deve ser a Prefeitura em parceria com algum dono de estacionamento”, disse.
Ônibus intermunicipais
Na entrevista, o secretário da Smomu ainda comentou que nas próximas semanas a equipe dele se reunirá com a Faol para discutir se a gratuidade dos ônibus que transportam passageiros exclusivamente para as rodoviárias Norte e Sul continuará por mais um mês. Desde o dia 22 de maio, os ônibus intermunicipais não param mais nos pontos na região central da cidade por determinação da Prefeitura. Os passageiros desses coletivos precisam desembarcar nas rodoviárias e embarcar nos coletivos da Faol para chegar ao Centro, e vice-versa. A mudança desagradou passageiros, empresários e até políticos, que entraram na Justiça contra a decisão. O Ministério Público abriu inquérito para investigar a legalidade do decreto municipal de 1998, que proibiu que coletivos da Viação 1001, Brasil, Teresópolis e Carmense parem no perímetro urbano.
“A Faol está sendo penalizada. Ela colocou mais dois ônibus porque os seis não estavam dando conta dos passageiros que descem nas rodoviárias. Enquanto isso, a gente continua estudando o caso, mas você como cidadão deve ter percebido uma diferença no fluxo de veículos no trânsito. Eu estou impressionado. Ontem, eu passei pela Avenida Galdino do Vale, às 6h, e percebi que com uma tacada a gente melhorou bastante o trânsito em algumas vias no Centro. Eu, sinceramente, acho que foi uma ótima solução. Eu não sei se o prefeito Rogério Cabral manterá a decisão, mas, por mim, manteríamos a proibição dos ônibus intermunicipais de desembarcarem passageiros no Centro”, disse Haroldo.
O secretário também disse que existe um projeto em discussão para mudanças na estrutura dos pontos de ônibus de Friburgo. Segundo Haroldo, o governo municipal vai investir em pontos com placas com informações sobre as linhas que param no local. Aliás, a falta de placas que informem aos passageiros sobre a mudança nos itinerários dos ônibus intermunicipais tem feito muitos usuários perderem tempo nos pontos. “Eu fiquei pelo menos meia hora esperando o ônibus da 1001 aqui no ponto, porque não sabia que tenho que pegá-lo na rodoviária”, disse Lucinea Santana, no ponto do Paissandu.
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