Colunas
“Mora na filosofia”
Bem antes de começar a viagem deste fim de semana de fim de agosto, pensei: qual será a capa do Caderno Light? Foi uma grande emoção encontrar o "Pequeno Príncipe”, de Flores da Serra, na "noite clara e azul”. Percebi, então, que "não ando distante de mim” e comecei a cantarolar: "Me beija a brisa da cidade, me beijam os raios de sol...” – Linda canção, doce saudade de Arnaldo Miranda, a quem mando abraços pela inspiração em 2011. (Ele sabe a minha gratidão!). Mas se a Cia do Ar tem novidades, vamos esperar que cheguem breve, nas luas de 2015. É a cultura na melhor companhia! Tudo a ver com a entrevista de Ana Borges com Thiago Mello. Especialista em direito autoral e empresarial, Thiago entende que a "cultura tem a seu favor o fato de agregar valor a qualquer outra atividade econômica” e com isso é possível "tecer uma enorme rede de recíprocos ganhos entre produtores culturais e patrocinadores”. Boas falas! Deus o ouça, pois as "articulações” são necessárias e bem-vindas!
Doce Ana Blue contando histórias da rodoviária urbana! O local é um verdadeiro palco da vida humana. Nos horários de maior audiência, então, nem se fala, se vê de tudo que o cotidiano oferece por volta do entardecer. É um mercado livre de episódios, bom para quem escreve. Blue tem razão de anexar os fatos numa crônica e defender a "moça feia”. Sim, somos todas bonitas! Mas, para rebater o biscoito "murcho”, só mesmo a receita de creme de leite fresco, indicação de Chico Figueiredo.
Dá gosto ver o Planetário de Nova Friburgo em "órbita”, agora recebendo visitas de escolas de outras cidades. Interessante também é o "Clube de Vinil”, em reuniões que acontecerão na primeira terça-feira de cada mês. Oba! Vou levar meu Elvis, "Louco por garotas”! Sobre o Orkut, "foi bom enquanto durou”! Assim, vamos postando nossos bifes queimados, passeios no parque, comilanças na pizzaria e tudo o mais no Face, até que um dia se diga: "Aqui Jaz o Facebook!” Sem lamentações, porque nada pior do que uma "estátua sem cabeça e desaparecida”. Já que a "Verão” perdeu a cabeça, deve ser por isso que andou caindo chuva de verão nesses dias de inverno.
Surpresa das maiores foi chegar em "Ruas de Nova Friburgo” e dar de cara com a Rua Silvio Henrique Braune. Desse doutor eu também posso falar, porque além de todas as qualidades que lhe são atribuídas, ele era o médico de minha avó Mariana. Eu, muito criança, era costume acompanhar vovó ao consultório. Lembro-me de sua figura altiva e elegante, bem apresentável nas vestimentas brancas, que lhe caiam muito bem.
Entre tantas "pílulas irremediáveis” em Há 50 Anos, uma pérola: a inauguração das "novas instalações do Pré-Anchieta”. É fácil calcular quantas e quantas crianças passaram por ali e agora podem dar testemunhos para os netos sobre o fato histórico da inauguração. Em "Momento Infantil” uma nota sobre uma doação de lâmpada, feita pela Casa Edson. Essa loja foi um marco no comércio friburguense e "ponto geográfico” para localizações e se marcar encontros.
Sobre Camila Castro, TALVEZ a jovem tivesse sonhos de ser notícia, de se fazer notar, mas nunca dessa forma dolorosa e cheia de indagações. Certamente, ela queria viver! A espera pela elucidação do fato não devolve Camila ao mundo e fica em seu lugar uma dor de partir os corações. A justiça é muito mais do que esclarecimentos.
"Medidas de prevenção, proteção e conservação” – O Editorial nos convida à educação ambiental. O chamado é urgente, mas, como num beabá, ainda se precisa ensinar o básico, como não jogar lixo nas ruas. Conscientização é a palavra chave!
Li, reli e recortei o Ponto de Vista de Roberto Grey. Justamente por vivermos no "tempo urbano e eletrônico” precisamos de um elo que nos prenda ao direito de pensar por vontade própria e não como figurantes do espetáculo "vida”, amarrados às teias de interpretações de supostas maiorias. Na contemplação dos episódios, a filosofia nos protagoniza o pensamento crítico. E isso não tem preço!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário