As novidades comportamentais e as últimas tendências criativas e tecnológicas do mercado da moda foram o destaque do 3º ciclo do projeto Inova Moda, que reuniu empresários do polo da região no Senai Espaço da Moda. Promovido através de parceria entre o Senai, Cetiqt e o Sebrae, o evento teve como convidado especial o gerente da área de inovação, estudos e pesquisas do Senai Cetiqt, Flávio Sabra. Ele apresentou as tendências observadas em feiras nacionais e internacionais da moda, que apontam para um novo comportamento global.
Segundo Flávio, as inovações também incluem uma revisão das áreas política e econômica, que abrem caminhos para uma série de novas questões e oportunidades de mercado. “Para melhor aproveitar esse momento, é preciso olhar para dentro da empresa, aumentar o nível da criatividade, valorizando a metodologia projetual de design, entendendo quem é o cliente, qual produto ele quer comprar e quanto ele pagará por isso. Os pequenos podem crescer com planejamento e criatividade”, observou.
Os participantes do evento receberam kits com conteúdo exclusivo de orientação para a criação e novas tecnologias para o inverno 2016, com peças estratégicas inspiradas nas linhas esportivas e no aconchego. “Há propostas tanto de inovações com tecidos e interferências estéticas e de superfície como de formas, mais dinâmicas e buscando o conforto, principalmente porque hoje, mais de 80% da população vive em áreas urbanas. Como vamos interpretar isso enquanto forma, para atender esse público?”, concluiu Sabrá.
Após o lançamento do caderno de tendências, ocorreu o sorteio de vagas para oficinas de criação que acontecerão na unidade do Senai Cetiqt, no Rio. Natália Knupp, da Verfer Modas, e Carolina Curzio, da Luanys Lingerie, foram as sorteadas.
Missão Internacional à Milão
A missão técnica de 2015 “Itália Fashion More”, da coordenação de Moda do Sebrae, também foi apresentada no evento, dentro do programa Missões Orientadas para Resultados Estratégicos. O roteiro vai de 20 de setembro a 1º de outubro, incluindo visitas à feiras, museus e lojas de Milão, Florença e Veneza, com o apoio de intérpretes. Os empresários receberão consultoria técnica e assessoria individual, em parceria com a equipe do SENAI, para orientar como melhor absorver os conceitos trabalhados durante a viagem em suas coleções.
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