Mãe: a alegria de ser o que é!

sexta-feira, 08 de maio de 2015

Queridos amigos. É com muita satisfação que retorno à minha coluna depois de duas semanas de ausência, por motivo de força maior. Volto numa data especial, dedicada às mães, com a felicidade de poder desfrutar da presença da minha querida mãe. Muitas mudanças ocorreram na minha vida nesses últimos 15 dias. Sinto-me mais forte e com a certeza de que consigo vencer os obstáculos que porventura a vida coloque em meu caminho. Em momentos difíceis nos deparamos com situações nada corriqueiras e, então, somos levados a perceber que quando amamos alguém de verdade é muito doloroso encarar a possibilidade de perdê-lo. Seja o pai, a mãe, um amigo, um companheiro, um irmão. Dedico a coluna de hoje à minha mãe e a todas as outras mães. E também aos meus amigos por estarem ao meu lado nesse momento. Com certa sensação de alívio, agora posso desfrutar da presença de todos graças à garra e carinho dos que convivem comigo no dia a dia. Quero agradecer o carinho e as mensagens de força e fé que nos foram enviadas. Elas foram cruciais para me manter de pé e me sentir amado. Brindemos à vida. E viva o Dia das Mães!

GLOSSÁRIO

ROSAS, ÁGUA DE – Ingrediente culinário, é uma essência obtida das folhas de roseira. Muito utilizada na culinária dos países balcânicos e do oriente, é indispensável no doce turco rahat lokum. Emprega-se em bolos e doces, aos quais empresta sabor e aroma agradáveis.

MAIS SOBRE ÁGUA DE ROSAS:

Encontra-se água de rosas em lojas de produtos naturais e fitoterápicos, mas é importante certificar-se de que o produto é 100% natural, pois existem produtos sintéticos não apropriados para a ingestão.

A seguir, uma receita de água de rosas bem simples de preparar:

– 2 xícaras de pétalas de rosas, se possível rosas de quintal, pois não possuem agrotóxicos (não misturar cores); ou folhas de rosas secas.

– 500ml de água filtrada ou mineral.

Higienize as pétalas e coloque-as em uma chaleira, ou vidro com tampa. Ferva a água e despeje sobre as pétalas. Deixe em infusão por 30 minutos, coe e aguarde esfriar. Conserve em  geladeira, em recipiente bem fechado.

RECEITA

BOLO DE ÁGUA DE ROSAS E LIMÃO (OU CUPCAKES)

Ingredientes da massa: 1/3 da xícara (50g) de farinha de trigo normal, 

1 e ½  xícaras (175g) de farinha de trigo para bolos [aquela que vem com fermento], 1 xícara (175g) de açúcar, 175g de manteiga amolecida;

4 ovos, 90ml de água, raspas de um limão Taiti, 1 colher de chá de água de rosas.

Ingredientes do xarope: suco de 1 limão Taiti, 5 colheres de sopa de açúcar.

Ingredientes do glacê: 150g de açúcar de confeiteiro, água de rosas para dar ponto, corante em gel vermelho morango (opcional).

Preparo da massa:

Pré-aqueça o forno a 170 graus.

Unte e enfarinhe 2 formas de bolo inglês pequenas, ou 1 média. Se for fazer cupcakes, forre 12 forminhas com formas de papel. Reserve.

Em uma tigela misture bem as farinhas, o açúcar e a manteiga amolecida.

Em outra tigela bata os ovos, a água e a água de rosas.

Coloque a mistura de ovos na mistura de farinhas, adicione as raspas de limão e bata rapidamente.

Distribua a massa nas formas preparadas (ou forminhas de cupcake) e leve ao forno por 30 minutos, até dourar.

Enquanto isso prepare o xarope:

Leve o suco de limão e o açúcar ao fogo em uma panela pequena, mexendo até o açúcar dissolver. Ao atingir a fervura, desligue. Pincele os bolos, quando mornos, com o xarope e deixe esfriar completamente.

Prepare o glacê:

Coloque o açúcar em uma tigelinha e adicione algumas gotas de água de rosas, mexendo bem e adicionando mais água de rosas, se necessário, até que o glacê chegue ao ponto de cobrir as costas da colher. Adicione, com o auxílio da ponta de um palito, um tiquinho de corante, suficiente para deixar o glacê rosado. Misture bem. Cubra os bolos (ou os cupcakes) já frios com o glacê. Deixe secar para formar casquinha.

Notas: Bom, acho essa receita que leva água de rosas uma homenagem perfeita para todas as mães. Aproveitem a dica.

BOM APETITE!

 

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.