A Voz dos Leitores - 30/04/2015

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Energisa 

O leiturista esteve em minha residência em 31/03/2015 e deixou a conta referente ao mês de março, cujo vencimento seria dia 6 de abril, e para meu espanto, o vencimento da mesma será em 6 de maio. Após cansativas tentativas em entender as explicações, venho, através deste jornal, requerer da Energisa as explicações necessárias, pois a última resposta que tive foi que: no próximo mês, para que não ocorram dois vencimentos no mesmo dia, que eu retorne a ligação para “ver o que a Cia. pode fazer por mim”!

Senhores da Energisa, eu não quero que façam nada por mim! Eu quero é que vocês cobrem com datas de vencimentos certas. Se a leitura foi executada em 31/03, por que o vencimento não seria em 6 de abril? Por que eu preciso aguardar mais de um mês? Não bastam as tarifas exorbitantes? 

Como tal procedimento não deve ter ocorrido apenas comigo, gostaria das explicações da empresa, uma vez que não respondem através da Ouvidoria. Os protocolos são: 2944473, 2944860 e 2946036, sendo que cada um fornecendo uma explicação totalmente desencontrada da outra.

Gostaria imensamente de saber por que a Energisa possui um link em seu site com o nome de “ouvidoria”. Já enviei três reclamações a fim de obter resposta a respeito de vários questionamentos, com vários números de protocolos e, até o momento, não obtive nenhum pronunciamento a respeito. 

Angela Assunção

Energisa responde

Este atendimento da cliente Angela Assunção foi encerrado no dia 17 de abril, por meio da Ouvidoria da Energisa. Foi explicado a ela que no dia 31/03 foi realizada a leitura da unidade consumidora. Mas de acordo com a resolução da Aneel Art. 124, o prazo mínimo para vencimento da fatura são de cinco dias úteis contados da data de apresentação da fatura, que neste caso seria dia 8 de abril. Como a cliente escolheu o vencimento para todo dia seis de cada mês, o sistema emitiu a fatura para vencimento no dia seis do mês seguinte, mês de maio, sem juros. Isso é feito pois caso o cliente tenha optado pelo débito automático ou agendamento de pagamento, nesses casos o banco não iria descontar a fatura depois da data, permanecendo a conta em débito.

No caso da cliente Angela Assunção, no dia 30 de abril será feita leitura da fatura referente ao mês de abril, com vencimento para seis de junho.

O questionamento da cliente foi registrado pela Ouvidoria no site da Energisa no dia 16 de abril e respondido no dia seguinte, 17 de abril. No dia 1º de abril, quando a cliente se dirigiu pela primeira vez diretamente à Ouvidoria, foi solicitada a ela que primeiro registrasse a reclamação no Call Center, canal primário para receber a reclamação, sendo concluído o atendimento pela Ouvidoria.

Sem ônibus

A Faol demonstrou mais uma vez o desinteresse pelo povo friburguense, dessa vez a população de Vargem Alta foi novamente prejudicada.  Já não basta ser uma localidade que não tem telefone, internet e outros serviços essenciais ao novo modelo de vida de população, e olha que essa localidade contribui e muito para a economia de Nova Friburgo, por ter grande parte de produção de flores do estado, imagina se não contribuísse com nada hein! A Faol retirou a linha de Vargem Alta via Estrada das Flores aos sábados, domingos e feriados, sendo que várias famílias residem ao longo dessa estrada e inclusive há várias pessoas empregadas que trabalham por ali. Será que a Faol pensa que os trabalhadores rurais não trabalham sábado, por exemplo? Para quem trabalha com a terra sabe que se precisar tem que trabalhar até domingo e feriado se necessário, além disso esse ônibus é usado para os moradores virem para o Centro da cidade nesses dias para trabalhar, ou para lazer, e também para as pessoas de outras localidades irem visitar seus familiares em Vargem Alta nos fins de semana. Se o problema for falta de contingente para essa linha, ela teria que adaptar melhor os horários de outros ônibus que iriam até Stucky, ou Colonial 61, por exemplo, e estendessem essas linhas até Vargem Alta via Braunes (estrada de chão) para não deixarem essas áreas descobertas, o que não pode fazer é deixar uma localidade com carência de transporte público. OBS: nessa quarta-feira (22/04/15), nem ônibus via Estrada das Flores teve... Brincadeira, né?!

Raphael Moura da Costa

Faol responde

Prezado Sr. Raphael Moura da Costa, a Friburgo Auto Ônibus Ltda., em respeito a população de Nova Friburgo, aos usuários do Transporte Público e ao Poder Concedente da cidade, nunca promove qualquer modificação ou exclusão de linhas de ônibus sem a prévia autorização do Poder Público e aviso aos seus usuários.

A linha de Vargem Alta, hoje operada por ônibus novos e modernos, todos devidamente vistoriados e aprovados pelos órgãos reguladores, não sofreu qualquer mudança ou retirada de horário conforme relatado. Na data informada, ocorreu um problema mecânico no veículo que opera essa linha, tivemos que fazer um aproveitamento da linha Vargem Alta, via Fazenda Bela Vista, para atender a localidade da Estrada das Flores. Imediatamente, ao tomar conhecimento do problema, ajustamos a operação de forma a melhor atender aos usuários da região.

Novo concurso público

Gostaria de pedir a vocês do jornal A Voz da Serra que fossem meus intercessores entre o povo, eu e o prefeito e a prefeitura. Em questão do novo concurso, pra que fazer um novo concurso colocando dez vagas para cargos como inspetora de aluno se tem 150 esperando ser chamadas de 2007? Coloque só os que se esgotou a reserva. Mas deve ser porque nenhuma escola está precisando ou estão com algum tipo de má intenção! O prefeito disse que até o novo concurso nós seríamos chamadas, de acordo com a necessidade. Estas falas estão escritas no próprio jornal, mas pedi à redação do jornal pra levantar uma pesquisa, vocês vão encontrar escola precisando. Eu tenho pena do prefeito e do que ele está plantando. Lamento muito, mas nunca mais faria concurso de novo em Nova Friburgo, cidade em que eu nasci.

Paula

Paradox Coral

Participei do IV Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras, onde ontem foi a apresentação do Paradox Coral, tendo como regente João Cláudio Daumas Lassarotte. Foi muito bonita a apresentação, o coral é muito bem treinado e fez uma performance absolutamente sensacional. Estão de parabéns e colocaram Nova Friburgo muito bem representada. Valeu, tenham amplo sucesso, pois vocês merecem.

José Afonso de Oliveira

-

Participe da coluna A Voz dos Leitores, enviando texto e fotos para: leitores@avozdaserra.com.br

Mensagens sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores. Para o envio de fotografia, o leitor confirma que é o autor da mesma ou possui autorização para distribuí-la, e autoriza expressamente o jornal A VOZ DA SERRA a publicá-la no meio impresso ou digital. 

TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.