Massimo 10/04/2015

sexta-feira, 10 de abril de 2015
Foto de capa
PONTE BRANCA: Diversos motoristas têm entrado em contato com o jornal para manifestar opiniões a respeito do fechamento experimental da Ponte Branca em horários determinados. A maioria não parece estar gostando muito da medida. As imagens, feitas pelo fotógrafo Lúcio César Pereira, mostram que a lentidão ainda persiste em alguns momentos, embora apenas a Smomu possa avaliar com precisão os resultados obtidos.

ALÔ BRASÍLIA (1)
Juntamente aos parlamentares Luiza Erundina (PSB/SP) e Chico Alencar (PSOL/RJ), o deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ) elaborou e apresentou o Projeto de Lei n. 844/2015, que estabelece limites para o reajuste do subsídio recebido pelos membros do Congresso Nacional.

ALÔ BRASÍLIA (2)
Entre outros critérios de restrição, o aumento de salário pra deputados federais não pode ser superior à variação percentual do salário mínimo para aquele período.
Também não pode ultrapassar os índices de inflação, nem tampouco ser maior que o aumento médio que teve o servidor público federal para o mesmo período.
Segundo o deputado, “a sociedade brasileira não acolhe padrões salariais no Congresso Nacional descolados da realidade macroeconômica”.

BOA TROCA (1)
A subprefeita de Campo do Coelho e vereadora licenciada Vanderléia Pereira comunicou ao Massimo uma iniciativa que vale a divulgação e o convite à população.
Na Rua Duas Pedras, conhecida por abrigar o Spa Maria Bonita, uma lixeira de uso coletivo vem gerando polêmica, principalmente graças ao descarte longe dos horários de coleta.
Na maior parte do tempo o local fica repleto de lixo, atraindo a presença de roedores e causando desconforto aos vizinhos.

BOA TROCA (2)
Com o intuito de valorizar o lugar e estimular a população a ter mais cuidado com o descarte do lixo, Vanderléia está convidando a população local a plantar flores nos arredores da lixeira.
O encontro está marcado para a manhã deste sábado, 11, às 9h.
Fica o exemplo para outros pontos problemáticos da cidade.

UERJ EM DEBATE
Diretor e vice-diretor do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro – respectivamente professor doutor Francisco Duarte Moura Neto e professor doutor Ivan Napoleão Bastos – estiveram com o governador Luiz Fernando Pezão na tarde da última segunda-feira, em Salinas.
Na pauta do encontro, o presente e o futuro do braço da Uerj em Nova Friburgo.

MAIS CURSOS
Conforme palavras do diretor Francisco Moura, o governador se mostrou interessado em ampliar as atividades do campus, e também muito satisfeito com o sucesso dos cursos ministrados por aqui, cuja qualidade não raramente recebe reconhecimento internacional.
Pezão ficou sabendo, todavia, que os novos espaços adquiridos à fábrica Filó ainda precisam de investimentos estruturais para que possam ser aproveitados.

AUDIOVISUAL
No encontro Pezão também foi apresentado ao projeto de um laboratório audiovisual e multimídia para o campus, idealizado com o objetivo de fomentar o polo já existente na cidade.
Dedos cruzados para que a ideia encontre o apoio necessário para sair do papel.

VALE A PENA
Como o Massimo sempre diz, vale a pena acompanhar de perto o cotidiano do IPRJ.
Nesta semana, por exemplo, o instituto promoveu palestra sobre gestão de projetos, trazendo ao Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura o Dr. Marcelo Moraes, pesquisador ligado à Microsoft, com graduação e especialização em computação, mestrado e doutorado em engenharia civil.

DATAS
As inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2016 já estão abertas e encerram no dia 5 de maio.
Os candidatos devem acessar o endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br para realizar o cadastro e o preenchimento do requerimento de inscrição.

OUTRAS DATAS
A taxa de inscrição é de sessenta reais, e deve ser paga até o dia 6/05/2015.
O cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado no portal do vestibular a partir do dia 26/05/2015 e a prova será aplicada no dia 14/06/2015.
Boa sorte aos vestibulandos!

APURAÇÃO NECESSÁRIA
Há pouco mais de um mês coube à coluna o triste papel de dar publicidade à crueldade cometida contra o pônei atropelado em Duas Pedras.
Pois bem, agora chega a informação de que a Ouvidoria da Polícia — comunicada no mesmo dia por uma das testemunhas do ocorrido — acatou a reclamação em relação à conduta dos policiais presentes.

SEGUE
“Cumprimentando, em resposta ao e-mail enviado a esta Ouvidoria da Polícia em 23/02/2015, foi confeccionado o Protocolo nº 0507-15. Após ter tomado ciência do fato, remeti o histórico através de ofício ao CMT 11º BPM/PMERJ para conhecimento e instrução.”
Assina a mensagem o Sr. Luiz Sérgio Wigderowitz, procurador de Justiça e ouvidor da Polícia.

PONTE BRANCA
Diversos motoristas têm entrado em contato com o jornal para manifestar opiniões a respeito do fechamento experimental da Ponte Branca em horários determinados.
A maioria não parece estar gostando muito da medida.
As imagens, feitas pelo fotógrafo Lúcio César Pereira, mostram que a lentidão ainda persiste em alguns momentos, embora apenas a Smomu possa avaliar com precisão os resultados obtidos.

HAJA CANETA!
A coleta de assinaturas contrárias às infames Medidas Provisórias 664 e 665, que no fim de 2014 restringiram diversos direitos trabalhistas, segue a todo vapor em Nova Friburgo.
Promovida pelo gabinete do vereador Christiano Huguenin, a iniciativa vem sendo realizada simultaneamente em diversos pontos da cidade e já conta com nada menos que 3380 autógrafos.

POR SUA VEZ...
A campanha em favor da instauração de uma CPI na Saúde ultrapassou ontem a marca de oito mil adesões.
Dentro da Câmara, contudo, somente Cláudio Damião, Professor Pierre e Zezinho do Caminhão assinaram até o momento.

POR FALAR NISSO...
A Comissão Especial formada para investigar a gestão da Saúde não para de acumular peso sobre seus ombros.
Afinal, não bastasse o desafio de revelar-se mais adequada à situação do que uma CPI, sem contudo atuar como uma comissão “chapa branca”, a iniciativa agora vem sendo apontada como argumento para o plenário rejeitar requerimentos de informação relacionados à Saúde.

TRABALHO À VISTA
Recentemente três deles deixaram de ser acolhidos. Um do vereador Zezinho do Caminhão, outro de Renato Abi-Ramia e o último de Cláudio Damião.
Se a postura se mantiver, a Comissão terá bastante trabalho para dar resposta satisfatória a tantos questionamentos e fechar os trabalhos com saldo positivo no que diz respeito à busca por transparência.
Resta esperar que o resultado final justifique esse tipo de posicionamento. 

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.