Palco e adversários diferentes, história parecida. Assim como fizera nos últimos três jogos, o Friburguense voltou a apresentar um bom repertório de jogadas e criou diversas oportunidades. No entanto, converteu apenas uma e ficou no empate por 1x1 com o Volta Redonda na tarde do último domingo, 29, no Eduardo Guinle. Destaque para as boas participações dos jovens Lohan, Jefferson e Luquinhas, autor do gol de empate, o primeiro dele como profissional.
Apesar do jejum de nove partidas sem vitórias, o Frizão permanece em 10º lugar, agora com dez pontos ganhos. No entanto, o cenário ainda preocupa: a distância para o Nova Iguaçu, primeiro time na zona de rebaixamento, é de apenas três pontos. Cabofriense, Tigres, Barra Mansa e Bonsucesso separam o Tricolor da Serra da zona da degola e hoje disputariam a seletiva para 2016.
Uma chance, um gol
Sem os experientes Sergio Gomes e Bidu, suspensos, o técnico Gerson Andreotti abriu espaço para os garotos Léo e Pierre, que retornou após período lesionado. A principal novidade, no entanto, foi a escalação do jovem Lohan no ataque. O artilheiro dos juniores teve a missão de substituir Caíque, vetado pelo departamento médico. Com mais posse de bola, o Tricolor da Serra buscava os espaços aos cinco minutos, a boa troca de passes na intermediária terminou na finalização de Jorge Luiz, defendida no canto direito por Douglas. Contudo, bastou um ataque para o Volta Redonda abrir o marcador no Eduardo Guinle: Thiago Amaral foi acionado na grande área e subiu com liberdade para cabecear no canto esquerdo de Marcos aos 11 minutos. O Friburguense manteve a posse de bola e a postura de trocar passes em busca de oportunidades. O espaço apareceu quando Léo e Ziquinha tabelaram, e o lateral arriscou o chute para a defesa de Douglas no centro da meta. Pouco depois, Léo voltou a experimentar, desta vez de perna canhota, para nova defesa do goleiro visitante.
As investidas do Friburguense aconteciam principalmente pelo lado direito. A movimentação de Léo e o apoio de Ziquinha foram o caminho escolhido pelo Tricolor da Serra para buscar o empate. Pelo mesmo setor, o Volta Redonda apostou nos contra-ataques e conseguiu finalizar ao gol com Hugo aos 29, sem perigo para Marcos. Mas foi pela esquerda que o Frizão cegou mais perto da igualdade aos 34: Damião passou pela marcação de Henrique e rolou para Flavinho bater por cima. Nada mais importante aconteceu em Nova Friburgo até o último apito do árbitro antes do intervalo.
Garotos incendeiam o jogo
A aposta na garotada ficou ainda mais evidente na etapa final. Luquinhas e Jefferson foram os escolhidos pelo técnico Gerson Andreotti para buscar a reação no Eduardo Guinle. No primeiro lance, ambos participaram, a partir de uma virada de Jefferson para o levantamento de Luquinhas, afastado pela defesa do Volta Redonda. Aos quatro minutos, Lohan foi lançado por Jorge Luiz e bateu com a perna canhota para a defesa de Douglas. Pouco depois, Jorge Luiz arriscou da intermediária à esquerda da meta. A tarde, no entanto, era do garoto Luquinhas: aos nove, cobrou falta em direção à grande área, a bola passou por todo mundo e entrou no canto. O gol empolgou a torcida e os jogadores em campo. Vibrante, o Tricolor da Serra tentou aproveitar o bom momento para pressionar o adversário. O time visitante sentiu o gol e teve dificuldade para articular as jogadas de ataque. O Frizão aproveitou para recuperar a bola no meio-campo na tentativa de surpreender a defesa. O Volta Redonda respondeu da mesma forma e conseguiu falta na entrada da grande área. Magnum cobrou e Marcos defendeu.
Inspirado, Luquinhas voltou a dar trabalho para a zaga adversária ao girar sobre a marcação. A tentativa de rolar na direção de Jefferson esbarrou no corte de Luan. Na cobrança do escanteio, Lohan subiu e escorou para fora. No lance seguinte, Jefferson recebeu em profundidade e carimbou o travessão em chute forte. Aos 28 minutos, Lohan arrancou e foi derrubado por Bruno Barra. O camisa oito do Volta Redonda recebeu o segundo amarelo e o vermelho na sequência. A pressão do Friburguense aumentou, e quando Léo bateu cruzado, faltou pouco para Lohan chegar a tempo para tocar para as redes. A jogada se repetiu aos 34, agora pelo alto, mas desta vez Luan afastou. Na sequência do lance, um desvio evitou que Lohan pudesse marcar o segundo gol tricolor. Aos 45, ele alcançou o cruzamento de Flavinho, mas cabeceou por cima. O Volta Redonda também teve oportunidade em contra-ataque, mas Magnum, atrapalhado por Jorge Luiz, errou o alvo. A última chance esteve nos pés de Jorge Luiz, em falta na intermediária. Douglas saiu da meta para defender e garantir o empate.
No caldeirão da serra
Federação confirma Friburguense x Vasco no Eduardo Guinle no próximo domingo
O Friburguense voltará a receber um grande clube do futebol carioca em seu estádio. A Federação de Futebol do Rio confirmou, ainda na noite do último domingo, 29, que o Vasco da Gama jogará em Nova Friburgo pela 14ª rodada do Campeonato Estadual. A partida será no próximo domingo, 5 de abril, às 18h30, no Eduardo Guinle.
A indefinição perdurou até o fechamento da rodada do fim de semana. A emissora de televisão que detém os direitos de transmissão ainda não havia definido o jogo que iria compor a grade de programação (sempre no horário de domingo, às 16h). O poder à emissora é concedido através de termo assinado pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, que determina a utilização de apenas cinco estádios (Maracanã, Engenhão, São Januário, Moacyrzão e Raulino de Oliveira) em jogos da TV aberta. A partida escolhida para a transmissão do próximo fim de semana é o duelo entre Botafogo e Madureira, no Engenhão.
A favor da decisão de jogar em Nova Friburgo pesaram a vinda do Botafogo, o aval do presidente do Vasco, Eurico Miranda — que defende os jogos no interior — e sobretudo a boa estrutura do Eduardo Guinle em termos de organização e iluminação. A diretoria do Friburguense ainda busca a documentação para começar a venda de ingressos, e a expectativa é de que a comercialização tenha início na próxima quinta-feira. A carga de bilhetes será de 4.000, e o Friburguense deve espalhá-los em diversos pontos de venda pela cidade.
A 14ª rodada:
4/abr - sáb - 15h30 - Boavista x Tigres do Brasil, Bacaxá
4/abr - sáb - 15h30 - Nova Iguaçu x Bonsucesso, Laranjão
4/abr - sáb - 15h30 - Bangu x Cabofriense, Moça Bonita
4/abr - sáb - 16h - Macaé x Barra Mansa, Moacyrzão
4/abr - sáb - 16h - Volta Redonda x Resende, Cidadania
5/abr - dom - 16h - Botafogo x Madureira, Engenhão
5/abr - dom - 18h30 - Friburguense x Vasco, Eduardo Guinle
5/abr - dom - 18h30 - Flamengo x Fluminense, Maracanã
Deixe o seu comentário