Um ano de surpresas e aprendizado

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Se eu tivesse que escolher uma canção para festejar o primeiro aniversário da coluna "Surpresas de viagem”, escolheria "Emoções”, pois, "quando eu estou aqui eu vivo este momento lindo...”. E foram experiências incríveis, "detalhes de uma vida, histórias que contei aqui...”. "Amigos eu ganhei...” e percebi quantas amizades temos em comum. Ainda cantarolando, "o importante é que emoções eu vivi” com todas as viagens! Se me perguntarem de qual delas gostei mais, honestamente, gostei de todas! São como os filhos e as filhas — cada qual com sua personalidade e sentimentos.

Fazendo um pequeno "flashback”, a primeira "viagem” foi publicada em 28 de janeiro de 2014, quando fiz um texto para celebrar a retomada da leitura do jornal, depois de longo período de fins de semanas me dedicando, exclusivamente, à monografia do curso de Jornalismo e à finalização do meu segundo livro, lançado na mesma época. A mensagem não tinha "altas pretensões”, mas era uma declaração de amor aberta ao jornal, enviada para "A Voz dos Leitores”. Por sua vez, o jornal deu destaque e publicou o texto, com direito a uma foto minha. Assim, virou coluna! 

Com um balanço de primeiro ano, dos leitores ouvi comentários empolgantes, que me fizeram crer que temos muitos viajantes embarcando no mesmo passaporte da leitura. Frases carinhosas como: "Quando perco o jornal, leio a coluna e tomo conhecimento dos assuntos!”. Ou então: "Leio a coluna e volto ao jornal, porque passei batido numa notícia!”. Sem me gabar, já ouvi também: "Como você escreve bem!”. E eu digo: Nada disso! Apenas costuro com as linhas de um "carretel de excelências”. A verdade é que ganhamos muitos elogios, muitas curtidas e sempre o meu argumento: a matéria-prima da viagem é de primeira classe e se os "tripulantes” se esmeram para oferecer um panorama excepcional, as surpresas pegam carona no caminho. 

Lembrando Alice Ventura, 12 anos de esperteza, "Ler é estar em vários lugares ao mesmo tempo”. Assim, nessa filosofia, viajando em A VOZ DA SERRA estive em mundos variados, com pessoas de todos os tempos. Alice me abriu a mente, pois, se "a leitura amplia o conhecimento”, lendo o jornal percorri o campo das ideias e dos fatos. "A leitura estimula o cérebro, aumenta o vocabulário e melhora a ortografia”. Nessa máxima de Alice, compreendi que com tantas viagens nas asas de AVS eu fui me tornando uma pessoa mais ligada. Minha existência ficou muito Light! Melhorei em Literatura, em Tecnologia e com a Discopédia descobri valores musicais inusitados. Com as dicas de Antonio Fernando aprimorei o gosto pelo Cinema e a Gastronomia de Chico tornou minha culinária uma deliciosa obra de arte. Nos esportes passei a ser "craque”, presenciando o show de bola de Vinicius Gastin. 

Percorrendo épocas passadas, tomei conhecimento de episódios — "Há 50 Anos”, alguns nada diferentes da atualidade. As Ruas de Nova Friburgo proporcionaram um desfile de personagens ilustres, com histórias de lutas e desafios vencidos. Da mesma forma, entrevistas bem elaboradas trouxeram conteúdo à minha busca por pessoas e lições de vida. Aprendi com Ana Blue a saborear novos produtos literários, como os "biscoitos murchos da moça da rodoviária”. Em Impressões, sempre uma apreciável volta ao mundo. Nas charges, aprendi a ler até sem as palavras e com os editoriais delas me alimentei no banquete das grandes considerações. Em cada "Ponto de Vista” ampliei os meus e no "Observatório” vi muito do que eu gostaria de ter assinado. Reportagens, sociais, leitores, fotografias, cidade... Arte, diagramação, cores, pesquisas, mil "venturas”... A alma de Friburgo no jornal! A voz do povo ampliada! Enfim, viajando nas páginas de A VOZ DA SERRA, tendo a bordo a disposição de uma Folha A4, aprendi a dar novos contornos à minha escrita. Tudo o que escrevi durante a odisseia literária de 2014 foi pouco para traduzir tantas surpresas. Janelas se abriram, paisagens se descortinaram e emergiu de mim uma pessoa melhor, eu creio!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.