Alcaparras cada vez mais apreciadas!

sábado, 21 de março de 2015

Poucos conheciam, muitos torciam o nariz, outros diziam que era "coisa de rico”, muitos não sabiam como e onde usar e outros tantos usavam somente nas receitas com peixe! Enfim... havia muita falta de informação! O fato é que essa especiaria, de uns tempos para cá, atraiu adeptos e vem sendo cada vez mais apreciada e usada em outras preparações. Tal sucesso se deve, principalmente, ao avanço do estudo da gastronomia nas últimas décadas. Em conserva, são bem salgadas e devem ser usadas sempre com parcimônia e certos cuidados. Elas são excelentes para acentuar sabores e dar também um leve sabor picante. Então, vamos de alcaparras?

ALCAPARRAS - Planta originária da Ásia, a alcaparra aclimatou-se nas regiões temperadas de todo o mundo. Conhecida e consumida em toda a Antiguidade, seu uso foi registrado por Atenodoro, sábio e diretor da Biblioteca de Pérgamo, na Ásia Menor, no primeiro século da Era Cristã, que registrou: "É encontrada nas mesas das classes mais altas e, às vezes, deixadas ao poço”. Como tempero, utiliza-se apenas os botões florais ainda fechados. Colhidos manualmente, eles são postos em conservas, no vinagre ou no sal. De gosto picante e acre, com perfume característico, as alcaparras temperam bem os molhos, carnes, peixes e saladas. São indispensáveis no "molho tártaro” e atuam também como estimulante estomacal.

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Os princípios ativos da alcaparra são o ácido, flavonoides, glicoparósido e óleo essencial. E as suas propriedades medicinais atuam como adstringente, afrodisíaco, antiespasmódico, calmante, diurético, estimulante do estômago, tônico e vermífugo. Possui vitamina A, B, B1, B2, B3 e vitamina C, um poderoso combatente dos radicais livres. É indicado para casos de nevralgias, sobretudo a ciática, melhora o funcionamento do fígado, abre o apetite e combate a flatulência.

O tempero conta ainda com baixo teor de calorias e gorduras, e contém sódio, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas e outros nutrientes. Como seu valor de calorias é baixo, pode ser usado para tempero de alimentos de pessoas que estão de dieta. Sua grande quantidade de flavonoides antioxidantes faz com que atue na proteção de algumas células, fazendo bem para o colesterol e o antienvelhecimento. Normalmente seu valor de sódio é alto por ser processado em salmoura. Por isso, aqueles que sofrem de hipertensão devem evitar o consumo, e quem não sofre, deve consumir com moderação.

RECEITAS

MOLHO TÁRTARO

Ingredientes:

  • 1 xícara de maionese
  •  ½ xícara de creme de leite
  •  1 colher de sopa de limão
  • 1 colher de sobremesa de molho inglês
  •  2 colheres de sopa de cebolinha verde picadinha
  •  2 colheres de sopa de picles sortidos e picadinhos
  •  2 colheres de sopa de cebola picadinha
  • 1 colher de sopa de alho-poró picadinho
  •   2 colheres de sopa de alcaparras picadinhas
  •  1 colher de sopa de mostarda
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Modo de preparo:

Bata com um chicote a maionese e o creme de leite.

Misture todos os outros ingredientes. Acerte sal e pimenta se necessário. 

Sirva em temperatura ambiente ou ponha na geladeira caso necessário.

Dicas: Essa receita de molho tártaro é bem gostosa. Fica excelente com azeitonas verdes picadinhas, pimentão vermelho ou amarelo picados. Um fio de azeite dá um toque especial. Cuidado especial com o sal. Azeitonas, alcaparras e picles contêm sal, portanto use com moderação. Uma outra variação excelente é acrescentar filezinhos de anchova em conserva bem amassadinhos. Pode servir em sanduíches, frango, peixes e até mesmo saladas.

BOM APETITE!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.