Massimo - 03/04/2015

quinta-feira, 02 de abril de 2015
Foto de capa
Medida busca otimizar o trânsito no local, segundo Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

A partir de segunda-feira, 6, a Ponte Branca passa a ser fechada ao fluxo de veículos em dois horários de pico, das 11h30 às 13h, e das 16h30 às18h, de segunda a sexta-feira.

A interdição será no sentido da Avenida Doutor Galdino do Valle Filho em direção à Comte Bittencourt.

 

PONTE BRANCA (2)

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) informa que a medida é experimental e "visa dar maior fluidez ao trânsito no trecho urbano, garantindo mais comodidade aos motoristas”.

 

REPERCUSSÃO

Após a inclusão na lista dos lugares mais interessantes para se conhecer no Brasil, divulgada dia 23 de junho do ano passado no embalo da Copa do Mundo, Nova Friburgo voltou mais uma vez às páginas do jornal britânico The Guardian, além de muitos outros mundo afora.

Desta vez, contudo, a citação foi motivada por razões bem diferentes.

 

O CASO

Ocorre que o Mosteiro da Santa Cruz, localizado em Janela das Andorinhas, foi palco recente para duas ordenações ilegítimas de bispos — um ato de desobediência papal considerado cismático, com pena de excomunhão automática prevista pelo Código de Direito Canônico.

 

GRAVIDADE

Como se sabe, a Igreja Católica é marcada pela unidade, centrada na figura do sucessor de Pedro, bispo de Roma, com base no capítulo 16, versículos 17 a 19, do Evangelho segundo Mateus.

A atitude, portanto, é considerada gravíssima.

 

PERSONAGENS

Além da seriedade do episódio, portanto, também pesou para sua repercussão nacional e internacional o fato de ter sido protagonizado pelo bispo tradicionalista britânico Richard Williamson, que em 2009 chocou a comunidade internacional a negar o número de vítimas atribuído ao Holocausto, e também já acusou o próprio governo dos Estados Unidos de ter sido responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

 

CONTEXTO

Williamson pertence à chamada Fraternidade Sacerdotal São Pio X, corrente católica conservadora e resistente às reformas instituídas pelo Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965.

Em 30 de junho de 1988, sem o consentimento do papa João Paulo II, o fundador da fraternidade, arcebispo francês Marcel Lefebvre (1905-1991), ordenou bispos Williamson e mais três padres. O ato foi considerado ilícito pelo Vaticano, que excomungou os cinco religiosos.

 

REAÇÕES

Os recentes ordenamentos foram comunicados pela Diocese de Nova Friburgo à Nunciatura Apostólica, consulado do Vaticano em Brasília e responsável pela ordenação de religiosos.

Além de divulgar nota oficial sobre o assunto na página da Diocese, o bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também abordou a importância da unidade em artigo intitulado "Não defende a verdade aquele que se contrapõe à unidade”, publicado na edição de 31 de março em A VOZ DA SERRA.

 

VALE CONFERIR 

Todos os detalhes do episódio podem ser lidos na reportagem assinada por Flávia Namen, publicada na página 3 desta edição.

 

LUZ VERDE (1)

Na última terça-feira, 31, o deputado estadual Wanderson Nogueira esteve com o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, e apresentou diversas demandas regionais.

Entre elas, Wanderson enfatizou a necessidade de um auxílio para o Raul Sertã e a Maternidade, e conseguiu o compromisso de que seja feita uma pesquisa para verificar a viabilidade da implantação de um setor específico de transplantes.

 

LUZ VERDE (2)

Outro assunto tratado no encontro foi a situação dos diabéticos, que estão com dificuldades de conseguir materiais e medicamentos. Wanderson se comprometeu a fazer a ligação da Adinf com o Estado para facilitar o acesso das pessoas.

Por fim, o deputado sugeriu a construção de um Hospital de Emergência ou a implementação de uma UPA em Cordeiro, por ser um município localizado no centro da região. Em novo encontro serão apresentados dados ao Estado para essa avaliação.

 

LUZ AMARELA

A notícia seguinte até começa bem.

Nesta quarta-feira, 1º de abril, uma comitiva que incluiu o prefeito Rogério Cabral; o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto; o deputado estadual Wanderson Nogueira; o secretário municipal da pasta, Luis Fernando Azevedo; e o presidente da Câmara Municipal, Marcio Damazio, fez uma visita técnica ao terreno do futuro Hospital do Câncer, na estrutura do antigo Cavs, na Ponte da Saudade.

Maravilha.

 

FILME ANTIGO

O problema começou quando Wanderson questionou técnicos a respeito da duração das obras e teve como resposta o prazo vago de "15 a 28 meses”.

Que tal essa agora?

Qual a justificativa que será (será?) apresentada para o acréscimo desta nova margem duvidosa de 400 dias, que pode adiar a inauguração da unidade para o longínquo mês de agosto de 2017?!

 

ESPERANÇA

Esperemos, enfim, que esta tenha sido apenas uma declaração não oficial menos informada, e não o prenúncio de um filme que já vimos muitas vezes, e em cujo enredo sabemos quem morre no final.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.