Amanhã, 4, às 12h, o artista Ronald Duarte, motivado pelas diversas ações e pelo movimento "Abraços às árvores”— uma ação contra a poda e corte raso dos eucaliptos — realizará uma intervenção artística na Praça Getúlio Vargas.
A performance, intitulada Nimbo/Oxalá, consiste na apresentação de vinte colaboradores vestidos de branco e que, munidos por um dispositivo que solta fumaça, acionarão os jatos ao mesmo tempo, formando uma gigantesca nuvem, que envolverá os presentes e desaparecerá, se misturando ao conjunto dos eucaliptos.
De acordo com o artista, que nos últimos anos vem realizando ações em arte contemporânea e é favorável à manutenção das árvores da praça, a intervenção artística funciona como um ritual, podendo ser pensada e lida do ponto de vista do produto realizado naquele momento, ou seja, uma grande coluna de fumaça formando uma escultura efêmera, que proporcionará significados e reflexões. "Há que se pensar no respeito ao aspecto espiritual e energético dos seres vegetais presentes no conjunto paisagístico na praça, trazendo a necessidade de se repensar sobre o ato insano realizado, do que foi despedaçado, do que foi rasgado com violência; e esperar reconquistar aquilo que se havia perdido”, disse o artista.
Vale destacar ainda que Ronald é convidado de Marcelo Brantes, responsável pela apresentação e realização de outras performances artísticas que ocorreram há cerca de 15 dias, também na Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário