MASSIMO - 01/04/2015

terça-feira, 31 de março de 2015
RECADO

Vale para a lixeira fotografada, e para todas as demais!
RECADO Vale para a lixeira fotografada, e para todas as demais!

SERÁ? (1)

Durante a reunião do PSB friburguense na noite de segunda-feira, 30, o deputado estadual Wanderson Nogueira posicionou-se de maneira favorável à candidatura do deputado federal Glauber Braga à Prefeitura de Nova Friburgo nas eleições de 2016.

A proposta contou com entusiasmado apoio da militância presente, mas por enquanto ainda não representa um posicionamento oficial da sigla.


SERÁ? (2) 

Ainda assim, é possível afirmar que a candidatura de Glauber — que não esteve presente ao encontro por causa de uma sessão deliberativa da Câmara dos Deputados — é uma tendência neste momento, embora tudo possa mudar rapidamente.

Em conversa com o colunista, tempos atrás, o parlamentar não escondeu o sonho de, em algum momento, voltar a morar na cidade, se é que os leitores me entendem.


SERÁ? (3)

Da mesma forma, o presidente do partido na cidade, Rômulo Spinelli, confirmou a abordagem em relação às eleições municipais de 2016. "Tenho certeza que o PSB fará novamente a maior bancada de vereadores de Nova Friburgo e também elegerá o próximo prefeito.”

Durante o encontro mais de 80 pessoas filiaram-se ao partido.


A PROPÓSITO

E já que citamos o deputado Wanderson Nogueira, cabe informar que ele tem reunião agendada com a Representação Regional Centro-Norte Fluminense do Sistema Firjan, além de empresários e representantes de diversos setores da sociedade, dando continuidade à campanha para assegurar a contemplação com a tributação especial do ICMS.

O encontro está marcado para o dia 13 de abril, às 19h, no auditório do Senai.


DIREITOS TRABALHISTAS (1)

O vereador Christiano Huguenin levou seu gabinete para as ruas, a fim de colher assinaturas contrárias às infames Medidas Provisórias 664 e 665, que no fim de 2014 restringiram diversos direitos trabalhistas.

Entre eles, como todos se lembram, seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e abono PIS/Pasep.


DIREITOS TRABALHISTAS (2)

"Em junho o Congresso vai ter que dizer se apoia ou não essas medidas. No meu entendimento, se elas virarem lei os trabalhadores terão um prejuízo muito grande. Por isso iniciamos um manifesto na cidade para sensibilizar a população e fazer chegar aos deputados federais do Rio de Janeiro e aos nossos três senadores, solicitando que nos ajudem a evitar que essas propostas sejam aprovadas”, explicou Huguenin.


DIREITOS TRABALHISTAS (3)

As assinaturas estão sendo coletadas em frente à Rádio Friburgo, às terças e quintas na parte da manhã, e às segundas, quartas e sextas durante a tarde.

E, claro, as pessoas também podem aderir diretamente no gabinete, na Câmara Municipal.


TRANSPARÊNCIA

Junto ao mês de março terminou também o prazo pactuado entre as bancadas de situação e oposição para a não proposição de requerimentos de informação.

A medida teve por objetivo organizar os mecanismos de resposta, de modo a evitar novos casos dos infames requerimentos aprovados e não respondidos.


DEMANDA REPRESADA

Dada a chamada demanda represada, é de se esperar que diversos novos requerimentos sejam apresentados nos próximos dias.

E, diante de todo o debate em torno da transparência do atual governo, motivado especialmente pela sombra da CPI, uma ótima forma de aliviar a pressão seria justamente através da aprovação e da resposta a tais questionamentos.

É hora de dar exemplo.

 

PRIMEIRO AS BOAS (1)

Recomeçaram na semana passada as operações de fiscalização promovidas pela Smomu, em parceria com a Polícia Militar e o Detran.

Na manhã de quinta-feira foram recolhidos 12 carros e uma motocicleta, e também emitidas 30 notificações numa operação de IPVA.

A secretaria garante que as atividades vão continuar firmes até o fim do ano.


PRIMEIRO AS BOAS (2)

Cabe destacar também o serviço desempenhado na Rua Monsenhor Miranda, que recentemente voltou a operar exatamente como antes da tragédia climática de 2011.

Demorou, mas os moradores finalmente puderam virar ao menos esta página.


REGISTRO

A coluna faz questão também de registrar a presença de um agente de trânsito junto ao sinal próximo ao Country Clube, na Avenida Julius Arp, atendendo ao pedido de diversos pais de alunos preocupados com o grau de desrespeito por parte de condutores à sinalização local.

Que a medida dure o tempo necessário para a educação de motoristas e motociclistas, a fim de que nenhuma tragédia evitável venha entristecer nossas páginas.


AGORA AS MÁS

Por outro lado, cabe lembrar também que continua o impasse entre o governo e boa parcela dos agentes de trânsito, no que diz respeito a diversos tópicos.

Seis desses agentes estão sendo alvo de inquérito administrativo por não terem aplicado multas em setembro, logo depois de terem sido instruídos a suspender o choque de ordem que haviam iniciado uma semana antes.

Os agentes, inclusive, garantem ter provas de que receberam tal instrução.


CONTEXTO

Como pano de fundo para a crise estão desigualdades trabalhistas, como a distribuição de gratificações e a não inclusão no plano de carreira destinado a fiscais de arrecadação, e também dúvidas com relação à legalidade da aplicação de multas que vêm desde a reforma administrativa de janeiro de 2014.

Neste segundo tópico, vale destacar, os agentes apoiam-se, sobretudo, em argumentos apresentados pelos vereadores Professor Pierre e Nami Nassif.


APAGÃO

Alguém por acaso sabe explicar o motivo do apagão em todos os postes da Praça Getúlio Vargas no lado voltado ao antigo fórum?


1º DE ABRIL

No tradicional Dia da Mentira, fica o apelo para que todos os demais sejam dias da verdade.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.