Nosso objetivo é oferecer alimentação saudável, gostosa e a um preço acessível
Os sócios não divulgam o valor investido, nem o faturamento, ou o lucro, mas afirmam servir uma média de 6.800 refeições por mês nas três unidades abertas até agora. No restaurante do centro, é possível se servir à vontade no bufê por R$ 12. Nas unidades de Pinheiros, o bufê de saladas é liberado e há duas opções de prato do dia, por R$ 15.
"Nosso objetivo é oferecer alimentação saudável, gostosa e a um preço acessível. Queremos mudar a ideia das pessoas de que restaurante vegetariano é caro”, afirma uma das sócias. Ela e outros dois sócios entraram na sociedade em janeiro de 2014, durante a reformulação do cardápio, unindo-se aos dois sócios fundadores.
Antes da virada, dono tentou cardápio meio a meio
A mudança de cardápio começou por meio de testes. Um dos fundadores, que é vegetariano, teve a ideia de criar um menu meio a meio (metade convencional e metade vegetariano) em meados de 2011. O restaurante havia sido originalmente concebido como um pizza-bar em um ponto comercial onde já funcionaram restaurante, padaria e até churrascaria.
Dois anos depois, a proposta não havia deslanchado como o esperado, pois as pessoas tinham medo de experimentar. Ele ganhou outro sócio vegetariano e ambos resolveram banir de vez as carnes do cardápio em janeiro de 2014.
Os dois sócios contrataram a assessoria de marketing de três vegetarianos da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) para ajudar a divulgar o restaurante. Mas, como acabaram se envolvendo também no trabalho administrativo, foram chamados a entrar para o negócio como sócios.
"Nossa meta era servir cem refeições por dia ao final dos três meses, mas, no primeiro dia, servimos apenas três refeições. Vimos que precisaria mais do que marketing. Conversamos com a equipe para explicar o vegetarianismo, tiramos ovos e leite das receitas para atingir os veganos e conseguir um público maior. No final, atingimos a meta”, diz outro sócio.
Para divulgar o restaurante e atrair a clientela, fizeram panfletagem na região e parcerias com empresas, oferecendo descontos aos funcionários. Além disso, procuram destacar os benefícios da alimentação vegetariana para a saúde e para o ambiente. Hoje, 80% dos frequentadores não são vegetarianos. "O desafio é fazer a pessoa quebrar o padrão de comportamento conservador e experimentar. Depois que ela experimenta, vê que é gostoso, que não falta mistura, como muitos pensam.”
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