Termina no dia 17 de abril o prazo de inscrição para o Prêmio Firjan de Ação Ambiental. Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) premiará as empresas fluminenses que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. O prêmio está dividido em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética; Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.
O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho na busca por soluções criativas e eficazes de processos de redução no consumo de água e de seu reúso, uso sustentável da biodiversidade e pesquisas nessa área, recuperação de áreas degradadas, redução da emissão de gases de efeito estufa, eficiência energética, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, uso de tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental, entre outras práticas de sucesso ligadas ao meio ambiente.
Nas edições anteriores, 11 empresas foram premiadas. Entre os vencedores de 2014 estão companhias que conseguiram economia significativa no consumo de água. A campeã nesse quesito foi a Refinaria Duque de Caxias, a Reduc, que em dois anos reduziu seu consumo em 8,22 bilhões de litros, o suficiente para abastecer 125 mil pessoas por dia. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) ficou com menção honrosa pela recirculação de 80% da água usada em uma fábrica de cal.
Podem se inscrever empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro. A premiação será na segunda semana de junho, na sede do Sistema Firjan, no Centro do Rio.
As inscrições são através de formulário eletrônico e devem ser feitas através do site www.firjan.org.br/acaoambiental. Nessa página é possível acessar o regulamento na íntegra — que contém uma sugestão de modelo para apresentação dos projetos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail premioambiental@firjan.org.br.
Deixe o seu comentário