Nova Friburgo tem três casos de dengue, afirma Secretaria Municipal de Saúde

quarta-feira, 18 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

as últimas semanas, muitos leitores entraram em contato com A VOZ DA SERRA para buscar informações a respeito dos rumores sobre a ocorrência de casos de dengue em Nova Friburgo. Desde que notícias — sobre supostos 15 casos — começaram a se espalhar, a população ficou alarmada com um possível surto da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Apesar da preocupação e da necessidade de medidas de prevenção para evitar a transmissão, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que dos 20 casos notificados, apenas 3 foram confirmados na cidade, enquanto os outros 17 casos suspeitos foram descartados. 

De acordo com o mapa da dengue divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, 12, que se baseia no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa ), no entanto, 15 casos foram notificados no município, conforme as notícias que vinham sendo divulgadas. A assessoria da secretaria informou ainda que ações de combate à dengue, através da Vigilância em Saúde Ambiental, são realizadas durante todo o ano e vão desde a educação em saúde para prevenção da doença até o combate efetivo à endemia. "A equipe de vigilância ambiental promove o combate e prevenção com orientações, eliminação de depósitos e, quando necessário, uso de inseticida específico”, informou em nota.

 

 

 A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais, principalmente durante o verão, época de chuva e calor. Entre os seus principais sintomas estão: febre alta, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, sensação de cansaço, moleza e dores no corpo. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica, caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Para prevenir a doença, a Secretaria de Saúde destacou algumas medidas que devem ser adotadas por toda a população como não deixar água acumulada em torno da residência; manter as caixas-d’água tampadas; colocar o lixo para fora no dia da coleta em sacos apropriados para o devido fim; colocar areia até a borda nos pratos das plantas; manter as calhas limpas; retirar a água acumulada nas lajes dos imóveis pelo menos uma vez por semana e não deixar lixo acumulado nos terrenos — garrafas, baldes, panelas, tampas, pneus, etc — de forma que não se possa acumular água. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dengue | saúde
Publicidade