Roupa suja...

quinta-feira, 05 de março de 2015
(Fotos: Antônio José Monnerat Miranda)
(Fotos: Antônio José Monnerat Miranda)

Moradores da Rua General Osório ou das proximidades da Praça do Suspiro não param de enviar reclamações a respeito do grupo de pessoas que há dias se instalou "num terreno baldio de propriedade da família Arp, em fase de desapropriação pela Prefeitura”.


SE LAVA NA PRAÇA?

"As autoridades municipais simplesmente não tomam nenhuma atitude de combate aos graves problemas de vadiagem, inclusive com presença de menores, envolvendo consumo de drogas, necessidades fisiológicas a céu aberto, cenas de nudismo e diversas denúncias de furtos de celulares. A Fonte do Suspiro, recuperada recentemente com recursos dos impostos pagos pela população, vem sendo utilizada para banhos e lavagem de roupas diariamente”, escreveu um dos moradores.


SEGUE

"Somos pessoas de bem, com familiares idosos ou menores de idade, homens e mulheres trabalhadores que se veem ameaçados quando abordados por estes invasores pedindo dinheiro. Nas proximidades existem colégios, creches, clínicas, residências e todos se sentem afrontados pelas condutas e práticas inadmissíveis numa sociedade civil decente e organizada. O que está acontecendo representa uma verdadeira tragédia legal, moral, paisagística e cultural.”

 


CORTE DE GASTOS

Nos próximos dias, provavelmente já na semana que vem, o prefeito Rogério Cabral irá publicar um decreto contingenciando os gastos do governo.

A partir da publicação — e até a entrada em vigor do próximo orçamento — será formalizado o procedimento que há alguns dias já vem sendo adotado no Palácio Barão de Nova Friburgo: ou seja, todos os gastos, mesmo que previstos, terão de passar pela aprovação do Executivo.


NAVALHA NA CARNE

A medida busca adaptar as contas municipais à significativa redução de repasses das esferas superiores que, apesar do importante aumento da receita interna, ainda respondem por mais de 77% dos recursos do município.

A população deve se preparar, porque os cortes serão drásticos.

A persistir o cenário observado em janeiro e fevereiro de 2015, o governo estima que precise deixar de gastar algo próximo a R$ 40 milhões.


ALTERNATIVA

O posicionamento, conjugado a medidas como o combate à inadimplência e o aumento da base de contribuintes através, por exemplo, da formalização de loteamentos atualmente irregulares, busca contornar as dificuldades atuais sem precisar lançar mão de expedientes como o aumento de impostos e a demissão de contratados.

A realização do concurso 2015 e a elaboração do novo estatuto também não devem sofrer qualquer alteração.


NÃO PERCA

Maiores detalhes sobre os planos do governo para enfrentar a crise econômica nacional serão apresentados na edição de fim de semana de A VOZ DA SERRA.


NÃO DAVA MAIS

O rompimento entre a vice-prefeita Grace Arruda e o governo é uma notícia tão importante quanto esperada, por assim dizer.

Ao longo de vários meses, diversas fontes confiáveis deixaram vazar quase diariamente o descontentamento da delegada com as dificuldades para concretizar seus projetos de governo.

É o tipo de situação que não se pode manter para sempre debaixo do tapete, entende?


ERA FOGO MESMO

Durante todo esse período o Massimo agiu conforme manda a prudência jornalística.

Não citou nomes, nem tampouco deixou de informar que os rumores persistiam, e eram contundentes. Ainda assim, estes foram sempre tratados como o que de fato eram: apenas rumores.

No fim, ao menos nesse caso, onde havia fumaça havia fogo mesmo.


JOGO DA VERDADE

Ainda que seja compreensível a discrição na administração de divergências ou crises, o fato é que ao longo de todo este episódio houve conflitos frontais entre as informações dadas em off — inclusive trazidas espontaneamente à própria redação do jornal — e o que era oficial.

Não cabem eufemismos aqui. Diante de versões tão incompatíveis a única certeza é a de que, em algum momento, alguém andou maquiando a realidade, digamos assim.

 

AS NOVIDADES (1)

Analisando o futuro do PMDB friburguense a partir de agora, em depoimento exclusivo à coluna, o vereador Renato Abi Ramia foi bastante claro.

O partido pretende sim lançar candidatura própria à Prefeitura em 2016.


AS NOVIDADES (2)

Perguntado se ele poderia ser esse candidato, Renato foi lacônico. "Não serei candidato à reeleição [na Câmara]”.

Diante da espera por um complemento, o cacique repetiu a mesma frase.

E deixou sair um discreto sorriso.


RÁDIO BASTIDORES

Nos bastidores da política, o nome mais cogitado ainda é o da própria Grace Arruda.

E, segundo as más línguas, a possibilidade de uma aliança com o PSB não deve ser descartada.

Logo veremos.


A QUESTÃO ESTADUAL

Também não é segredo que o PMDB fluminense abriga ao menos duas correntes principais, cada uma delas mantendo seus próprios contatos na cidade.

Não é difícil, portanto, que o posicionamento friburguense venha a ser influenciado pelos rumos adotados na esfera estadual.

A conferir.


REFORÇOS

Renato Abi Ramia afirmou ainda que o partido vem sendo procurado por mais de um vereador com mandato, e por seis ou sete ex-vereadores com interesse em filiação.

No jargão futebolístico, o parlamentar acredita que o time deve ser reforçado até o fim do prazo de inscrições para as próximas eleições.

 

CALENDÁRIO TURÍSTICO

Às 9h da manhã da próxima segunda-feira, 9, o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS-RJ) tem novo encontro marcado com o Convention Bureau e o pool turístico friburguense.

Em pauta, o debate em torno da melhor aplicação dos R$ 2 milhões — destinados por emenda de sua autoria — para a elaboração do calendário anual de Turismo de Nova Friburgo.


RELEMBRANDO

Para quem não acompanhou o caso, Comte assumiu o compromisso de direcionar esses recursos por dois anos consecutivos, a fim de dar credibilidade e estrutura ao calendário, de tal modo que, a partir do terceiro ano, ele tenha condições de se sustentar com receitas próprias.

A primeira parte do planejamento será cumprida agora, em 2015.


DIA DELAS

Esta é a última coluna antes do dia 8 de março, dedicado a elas que são a obra-prima do Criador.

A todas as mulheres, que com muito trabalho e sacrifício trouxeram ao mundo e formaram cada um de nós, toda a reverência deste colunista.


SINAL DOS TEMPOS

A frase é do psicólogo e advogado Fábio Borges, que morou em Nova Friburgo durante quatro anos.

"A tarifa de energia subiu mais uma vez. Neste mês ocorrerá um fenômeno impressionante: pessoas que têm medo do escuro passarão a ter medo da luz.”

É mesmo.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.