MASSIMO - 05/03/2015

quarta-feira, 04 de março de 2015
Tem como não gostar de um abraço desses? (Foto: Amanda Tinoco)
Tem como não gostar de um abraço desses? (Foto: Amanda Tinoco)

HORA DE DECLARAR

O Sebrae já está prestando orientações sobre a declaração anual de faturamento, que deve ser realizada pelos microempreendedores individuais (MEIs). 

O prazo para a entrega vai até o dia 31 de maio, mas o Sebrae recomenda que o MEI não deixe para a última hora. O procedimento pode ser realizado no Portal do Empreendedor. 

Outras informações podem ser obtidas no escritório do Sebrae local, na Rua Fernando Bizzotto 72.


HORA DE RETIFICAR

O incansável Girlan Guilland é quem atualiza as informações.

"A respeito dos 152 anos da Euterpe e de sua participação no programa ‘Banda Larga 2015’, o concerto no teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, foi antecipado para as 13h do próximo domingo, 8.”

A informação partiu da coordenação da Maratona Estadual, após o fechamento da edição de quarta-feira, 4, de A VOZ DA SERRA.


ALTO LÁ

Girlan lembra ainda que Dona Maria Helena Bravo tem na verdade 90 anos, e não 92, conforme havia sido informado.

Estão feitas as correções.

 

É HOJE! (1)  

Para quem se importa com os amiguinhos de quatro patas, a sessão de hoje, 5, na Câmara Municipal é compromisso obrigatório.

A reunião, como havia sido antecipado pela coluna, será específica para tratar do tema, e foi solicitada pelo presidente da Comissão de Direitos dos Animais, vereador Ceará.


É HOJE! (2)

Devem começar hoje as obras de contenção na Vilage.

A medida é uma das muitas que pretendem reduzir os riscos de quem reside bairro, com o intuito de preservar o maior número possível de residências habitáveis.

A conferir.


NOTÍCIAS DE BRASÍLIA (1)

O deputado Glauber Braga passou nesta quarta-feira, 4, a presidência da Comissão de Educação da Câmara Federal ao deputado Saraiva Felipe (PMDB-RJ).

O parlamentar friburguense permanece como membro titular na Educação, e é também titular na Comissão de Legislação Participativa, e suplente na CCJ.

Além disso, Glauber saberá hoje, ao término da reunião da executiva nacional, se continua na presidência estadual do PSB.


NOTÍCIAS DE BRASÍLIA (2)

Na cerimônia de transferência, Glauber agradeceu a oportunidade de presidir a comissão ao longo de 2014, e ressaltou que o colegiado teve um papel fundamental na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Agora, como titular no colegiado, o deputado disse que terá a tarefa de acompanhar a aplicação das metas do Plano. "Não adianta termos uma legislação que seja só de papel. Precisamos fazer com que as 20 metas, que vão melhorar a educação brasileira nos próximos dez anos, sejam uma prática.”


MODERNIDADE

Para apoiar Glauber na permanência da presidência estadual, a militância do PSB criou a hashtag #queremosglauberpresidente.

Taí um bom exemplo do tipo de manifestação possível apenas em tempos de tecnologia e democracia.

 

DE VOLTA AO NORMAL

Após a harmoniosa sessão de quinta-feira passada, 26 de fevereiro, a Câmara voltou a seu padrão normal na reunião desta terça-feira, 3.

Em meio a uma ordem do dia até bastante tranquila, a discussão mais acalorada ficou por conta do mais novo capítulo do embate entre Nami Nassif e Professor Pierre.


CONTEXTO

Basicamente, Pierre é autor de um dos projetos de lei apreciados, dedicado a ampliar os direitos dos idosos em relação a vagas de trânsito.

E, no entendimento de Nami, a legislação já existente (que reserva vagas a portadores de necessidades especiais) seria de natureza semelhante à proposta, de tal modo que qualquer complemento deveria ser feito através de emenda, e não de uma nova lei.


PERSEGUIÇÃO?

Confiante na legalidade de seu texto, Pierre lembrou episódios passados para se dizer vítima de perseguição por parte do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para tanto lembrou, inclusive, que na semana passada, quando o plenário aprovou sua lei de garantia à gratuidade de transporte aos estudantes da rede pública, Nami não estava presente à reunião.

Nassif naturalmente negou a existência de qualquer picuinha.


LEÃO DE CHÁCARA

O bate-boca já havia evoluído(?) para acusações mútuas de esquizofrenia, quando o vereador Christiano Huguenin assumiu o papel de apaziguador.

Fazendo valer sua condição de membro da CCJ, e a própria experiência como advogado, sugeriu que o companheiro de partido retirasse o projeto da votação e encaminhasse para seu gabinete, para que pudesse emitir parecer após análise mais aprofundada.

E assim foi feito.


ALIÁS...

O terceiro projeto do dia, aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes, é de autoria do próprio Huguenin.

Uma lei que, por sinal, promete dar o que falar.

É que agora, ao fim de cada ano, haverá uma sessão específica para que os vereadores prestem contas do mandato, mais ou menos nos moldes do que A VOZ DA SERRA fez ano passado, com o resumo da produção legislativa.


COMPETIÇÃO

Ainda que diversos vereadores tenham dito que o espírito não é criar uma competição em torno de quem propõe mais projetos de lei ou requerimentos de informação, o fato é que alguns gabinetes devem sentir-se pressionados a produzir um pouco mais daqui para a frente.

E, cá entre nós, é muito bom que seja assim.


EM TEMPO

A segunda matéria a ser discutida (e posteriormente aprovada por unanimidade) em plenário foi a emenda apresentada pelo vereador Gabriel Mafort que, em resumo, torna possível que matérias legislativas tramitem em regime de urgência, por iniciativa popular.


BEM-VINDO!

O líder de governo, vereador Marcelo Verly, não esteve presente à sessão, sendo momentaneamente substituído por Cigano na mesa diretora.

A falta, contudo, foi plenamente justificada.

É que às 21h15, no Hospital da Unimed, nascia seu segundo filho.

Pesando 3.580kg e medindo 47cm, o pequeno Lucas passa bem, assim como a mamãe Júlia.

Parabéns à família!

 

MACHUCOU

Na sessão da última terça-feira, 3, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou que o ex-prefeito Sérgio Xavier terá que devolver R$ 19.163,10 aos cofres públicos, com recursos próprios.


OBJETO

O valor, corrigido, corresponde aos R$ 18 mil concedidos pela Prefeitura em 2011 e 2012 à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Nova Friburgo, para a realização de atividades de assistência social voltadas a idosos portadores de necessidades especiais.


OUTRO LADO

Em sua defesa, Sérgio Xavier alegou que a subvenção foi aprovada pela Lei Municipal nº 3940/2011, pelo controle interno e também pela procuradoria-geral do município.


MAS...

O TCE rejeitou a defesa "por ter identificado que os integrantes da associação utilizaram o dinheiro em festas de confraternização, passeios turísticos e outras atividades que não se enquadram nos serviços básicos de assistência social”.

A decisão dos conselheiros do TCE acompanha o voto do conselheiro-relator José Maurício Nolasco.





TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.