Colunas
MASSIMO - 04/03/2015
terça-feira, 03 de março de 2015
OPORTUNIDADE (1)
Vejam só que oportunidade interessante.
Estão abertas as inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Centro de Línguas do Cefet em Nova Friburgo.
O período de inscrição iniciou-se segunda-feira, 2, e vai até o próximo dia 13.
OPORTUNIDADE (2)
O curso de Libras, nível básico, tem duração de um semestre.
O conteúdo programático aborda, entre outros temas, os aspectos lexicais e gramaticais da língua, além da identidade e da cultura surda.
OPORTUNIDADE (3)
As inscrições devem ser feitas das 9h às 20h na secretaria do Cefet, na Avenida Governador Roberto Silveira 1900, Prado.
Estão sendo oferecidas 30 vagas, e se o número de inscritos superar esse patamar a seleção será realizada através de sorteio.
OPORTUNIDADE (3)
As aulas começam no dia 16 de março, e serão ministradas pela professora Soraia, sempre às segundas-feiras, das 16h às 18h.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2527-1727.
CICLOVIAS
E já que falamos em trânsito, não custa perguntar: em meio a tantas obras de alargamento, asfaltamento, vigilância e privatizações, o que existe de concreto em termos de melhorias e ampliações de ciclovias?
BOATO
O prefeito Rogério Cabral e o secretário de Saúde, Luis Fernando Azevedo, reuniram a imprensa na manhã de ontem, 3, para prestar informações a respeito da administração, que podem ser conferidas em detalhes na matéria da página 3 de hoje assinada por Alerrandre Barros.
Na ocasião, o secretário aproveitou para apagar os rumores de que poderia estar deixando o governo. Segundo Luis Fernando, o objetivo é seguir na pasta até o fim do mandato.
ESPAÇO DO LEITOR (1)
"Venho informar minha insatisfação com o serviço prestado pela Prefeitura no que tange ao pagamento de tributos municipais, que só pode ser feito na agência do Banco do Brasil localizada na própria Prefeitura, em horário diferenciado e muito restrito.”
ESPAÇO DO LEITOR (2)
"É inadmissível que, num momento em que todos os serviços públicos convergem no sentido de facilitar a vida do contribuinte, a nossa Secretaria de Fazenda ainda não disponha de uma ferramenta que permita a impressão e pagamento, via internet, da Guia de Recolhimento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), que deve ser retirada e paga na própria agência bancária, mediante apresentação de protocolo fornecido pelo cartório do 1º Ofício.”
ESPAÇO DO LEITOR (3)
"O resultado é que o contribuinte precisa enfrentar uma fila demorada sob o sol, em frente a uma única agência bancária, que funciona das 11h às 15h30, e que — por mais absurdo que possa parecer — fecha para o almoço das 13h às 13h30. Submeter o contribuinte a uma fila exposta ao tempo reflete o descaso da Prefeitura com o mesmo, que é visto apenas como sujeito de obrigações, nunca de direitos.”
DEMANDAS SOCIAIS (1)
Em reunião recente com a cúpula da Secretaria de Meio Ambiente, o Observatório Social de Nova Friburgo apresentou uma agenda composta por quatro pautas principais.
A primeira delas foi a defesa de que "esgoto que não é tratado não pode ser cobrado”; e a segunda questionou a "ausência/insuficiência de atuação da Secretaria de Comunicação Social para evitar o clamor público no processo de corte das árvores centenárias do principal logradouro público de Nova Friburgo”.
DEMANDAS SOCIAIS (2)
Além dessas, o Observatório também apresentou a possibilidade de aproveitamento do lixo para a geração de energia elétrica através da desagregação molecular, e dos resíduos para a fabricação de tijolos ou outros objetos funcionais.
Tendo conhecido usinas dessa natureza em sua viagem ao Japão, o secretário Ivison Macedo apoiou a ideia, ainda que tenha observado que o custo de implantação seja elevado demais para ser bancado por um único município, de maneira isolada.
DEMANDAS SOCIAIS (3)
Por fim, a reunião apresentou ainda o projeto "Cidade Eficiente”, que inclui um aplicativo de gerenciamento do estacionamento público na cidade.
A ideia foi proposta como possível alternativa à impopular privatização do estacionamento rotativo que, ao que tudo indica, deve acontecer nos próximos meses.
A conferir os desdobramentos do encontro.
FIM DE FESTA
Estão chegando ao fim as obras de construção dos apartamentos no Terra Nova.
Ontem mesmo, diversos funcionários que prestavam serviço na cozinha do canteiro de obras foram dispensados.
A conclusão do empreendimento certamente terá impacto sobre a economia e o índice de desemprego na cidade.
Aguardemos pelos números, para termos a dimensão exata do problema.
PODE ISSO? (1)
Os Correios são alvo constante de reclamações por parte dos leitores, embora nem todo material recebido possa ser publicado.
Quando não são os atrasos nas entregas, é a demora no atendimento na central de distribuição.
PODE ISSO? (2)
E quando não é nenhum dos dois assuntos, a reclamação fica por conta do prejuízo ao trânsito na Rua Prefeito José Eugênio Muller, em horários de grande movimento.
A foto de Amanda Tinoco que ilustra a coluna, por exemplo, foi feita na tarde de ontem, 3, e mostra todas as pistas ocupadas por veículos da empresa.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário