Colunas
MASSIMO - 25/02/2015
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
NÃO OFENDE (1)
Da série perguntar não ofende, ou ao menos não deveria.
Não param de chegar fotos e perguntas a respeito da paralisação das obras às margens do Rio Bengalas, em Conselheiro Paulino.
Mesmo no primeiro escalão do governo municipal, há quem faça os mesmos questionamentos.
NÃO OFENDE (2)
"Não há máquinas ou homens trabalhando, nem placas das construtoras. Cortaram todas as árvores da beira do rio, acabaram com a calçada e o acostamento. A proteção que restou é muito frágil, apenas as grades de plástico. E ninguém sabe informar se há previsão da retomada das obras.”
MEIO CHEIO?
Segue firme nos bastidores o debate a respeito do número de vereadores friburguenses no quadriênio 2017-2020.
Como se sabe, alguns nomes do parlamento atual gostariam de ver mantidas as 21 cadeiras, enquanto outros afirmam que reduzir para as 15 atualmente previstas seria inconstitucional.
MEIO VAZIO?
Já entre as vozes que defendem um plenário com 15 vereadores destaca-se a da Loja Maçônica, que promete, inclusive, fazer campanha para que parlamentares discordantes não sejam reeleitos.
COLUNA DO MEIO
Como a coluna já havia antecipado, entre uma trincheira e outra um grupo de parlamentares segue trabalhando para vender a ideia de 19 legisladores, apelando para o conhecido "nem eu, nem você”, e lembrando ainda que durante boa parte da história municipal foi esse o quórum da casa legislativa.
Nos últimos dias, foram várias as conversas a esse respeito.
Em breve saberemos se alguma delas colou.
TESOUROS INVISÍVEIS
Comentando a falta de cuidado que temos tido com nosso patrimônio natural, um leitor compartilhou algumas informações e opiniões que valem a reflexão.
"Atualmente, às margens do Rio Bengalas, existem várias árvores raras — algumas consideradas em risco de extinção — como é o caso da Uva do Pará. No entanto, provavelmente em futuro bem próximo elas não estarão mais por lá, pois estão totalmente cobertas pela erva-de-passarinho. E aí, quando não tiver mais jeito, provavelmente vão querer cortá-las, como fazem em tantos casos.”
MURAL FEDERAL (1)
Conforme antecipado pela coluna, o deputado federal Glauber Braga dá início neste sábado, 28, ao programa "Mural Federal”, onde serão expostas informações a respeito das 16 obras federais atualmente disponibilizadas para Nova Friburgo.
MURAL FEDERAL (2)
A partir das 14h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a população interessada terá acesso a toda a documentação, ao andamento de verba por verba e também a fotos.
O mural ficará disponível na praça durante a tarde de sábado, e o próprio deputado estará presente para tirar dúvidas e fazer uma roda de conversa.
CIRURGIA BARIÁTRICA (1)
No próximo dia 14 de março Nova Friburgo vai ser palco para o Encontro Serrano de Especialistas em Cirurgia Bariátrica.
O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM/Capítulo RJ) e coordenado pelo médico cirurgião José Antonio Verbicário Carim, terá lugar no Day Hospital Nossa Senhora do Líbano.
CIRURGIA BARIÁTRICA (2)
As atividades terão início às 8h com o Painel Coesas, destacando a importância da equipe multidisciplinar no resultado a longo prazo.
Em seguida serão realizados os demais painéis, cada um deles com duração de uma hora, compondo uma oportunidade imperdível para a atualização dos profissionais da área.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 2525-7070 e 2525-7000.
CASO CAMILA
Na tarde de segunda-feira, 23, a Polícia Civil concluiu o inquérito a respeito daquele que ficou popularmente conhecido como o "caso Camila”.
Após seis meses de investigação, concluiu-se que a jovem foi mesmo atropelada por um ônibus municipal.
A concessionária aguarda comunicação oficial para se pronunciar a respeito do caso.
DESDOBRAMENTOS
O motorista deve ser indiciado por homicídio culposo e omissão de socorro.
O cobrador, por sua vez, deverá responder por omissão de socorro, além de falso testemunho.
O inquérito será encaminhado hoje ao Ministério Público, que então deve oferecer a denúncia.
RESPONSABILIDADE
A rigor, alguns dias após o ocorrido, e tendo ouvido em detalhes todas as partes, já era possível montar o quebra-cabeça com bastante nitidez, inclusive com direito a uma linha cronológica bastante precisa dos fatos.
Apesar disso, contudo, o caso deve entrar para a história da imprensa friburguense como triste exemplo das consequências do jornalismo exercido de maneira apressada, por gente que prefere alimentar o sensacionalismo a admitir os próprios erros.
DESINFORMAÇÃO
Durante todos esses meses, quanto mais a verdade vinha à tona e deixava clara a antecipação com que declarações foram feitas e publicadas, mais eram fomentadas teorias conspiratórias em torno de um suposto violentador, poderoso e influente o bastante para manipular todos os órgãos de investigação ou informação regionais.
Uma estória que não apenas causou sofrimentos desnecessários à família da jovem, como também gerou imensos e irreversíveis transtornos a pelo menos um bode expiatório.
PARA REFLETIR
Conhece-se a árvore pelos frutos que ela dá.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário