Colunas
MASSIMO - 08/01/2015
quarta-feira, 07 de janeiro de 2015
(Foto: Amanda Tinoco)
QUEBRA-GALHO (1)
A Prefeitura informou nesta terça-feira, 6, que vai retomar as operações de corte e poda dos eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas.
A decisão foi tomada após uma reunião com os secretários de Defesa Civil, João Paulo Mori, e de Serviços Públicos, Alan Almeida, e levou em consideração as recentes quedas de galhos sobre o espaço público após os temporais de dezembro e janeiro.
QUEBRA-GALHO (2)
A previsão é de que seja feito o corte raso de 40 eucaliptos condenados, e a poda de outros 44 que, segundo avaliação do município, oferecem risco de queda de galhos.
A ação é orientada por um estudo realizado por alunos da Universidade Estácio de Sá, de acordo com procedimentos orientados pelo Departamento de Patrimônio Natural Depam/Iphan, e será executada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Serviços Públicos, Obras e Mobilidade Urbana.
TOME NOTA
Durante a ação serão retiradas as luminárias e madeiras dos bancos, e também haverá cortes no fornecimento de energia elétrica.
A operação será realizada nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de janeiro, sempre das 7 às 17h, e se encerra no dia 1º de fevereiro.
RESSACA ELEITORAL (1)
Quantas vezes já vimos esse filme?
Durante as campanhas eleitorais, candidatos concorrendo à reeleição (ou, na maioria das vezes, suas equipes de marqueteiros) pintam uma realidade paradisíaca e profetizam um futuro de prosperidade e qualidade de vida para todos.
E então, vencidas as eleições, diversos remédios amargos são anunciados à população, geralmente nas proximidades de Natal e Ano-Novo, quando ninguém quer confusão e quase todo mundo está viajando.
RESSACA ELEITORAL (2)
Na esfera federal, o xarope mais indigesto ficou por conta do pacote de alterações na legislação trabalhista, que redefiniu parâmetros para a concessão de benefícios como abono salarial (PIS/Pasep), seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença, na contramão do que havia sido prometido a lideranças sindicais.
RESSACA ELEITORAL (3)
Já na esfera estadual, as medidas voltadas a reorganizar as finanças do governo do estado foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira, 6, divididas em quatro decretos.
Os textos falam em renegociação de contratos com fornecedores, análise de procedimentos relativos a acordos coletivos de trabalho e diminuição nas gratificações de encargos especiais recebidos por servidores.
RESSACA ELEITORAL (4)
Para buscar o cumprimento das metas, foi criada a Comissão de Planejamento Orçamentário e Financiamento do Estado do Rio de Janeiro (Copof), formada pelos secretários de Fazenda, de Planejamento e Gestão e da Casa Civil, além da procuradora-geral.
RESSACA ELEITORAL (5)
Uma das ações instituídas pelo governo do estado estabelece, a partir de fevereiro, a redução de 35% no valor autorizado para despesas com Gratificações de Encargos Especiais (GEE).
Atualmente, cerca de 17 mil servidores das administrações direta e indireta recebem esse tipo de remuneração. A expectativa é de que a medida gere uma economia anual de R$ 191 milhões.
RESSACA ELEITORAL (6)
Gratificações já incorporadas aos salários — inclusive as concedidas por desempenho — serão mantidas.
O concurso para formação de soldados da Polícia Militar e a contratação de professores também estão garantidos.
Tudo que ainda não foi aprovado, no entanto, será analisado pela Copof.
NOVA LUZ (1)
Quem quiser construir, reformar ou solicitar novas ligações de energia deve ficar atento: desde o dia 2 de janeiro os modelos de padrão de entrada para baixa e média tensão mudaram.
NOVA LUZ (2)
Para medidores individuais em baixa tensão, como é o caso da maioria das casas, somente estão sendo aceitas "caixas de material plástico, com tampa reta de material translúcido, com o compartimento destinado à instalação do disjuntor e com acesso unicamente pela frente”.
NOVA LUZ (3)
Padrões metálicos ou de qualquer outro material não podem mais ser utilizados.
As mesmas características valem para as medições coletivas em baixa tensão, comuns em condomínios, por exemplo.
Os padrões atuais serão aceitos até o dia 30 de abril de 2015, exceto no caso de medições coletivas em baixa tensão, cujo prazo é 30 de dezembro de 2015.
CRESOL (1)
Em meio a um ano que desde já parece fadado a índices econômicos desanimadores e à redução de direitos trabalhistas, ao menos os agricultores da região já podem contar com o suporte da primeira unidade de atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), em atividade desde o dia 22 de dezembro no mercado da Ceasa, em Conquista.
CRESOL (2)
Aos cooperados, entre outros benefícios, é oferecido um conjunto de produtos e serviços financeiros como cartão, seguros, pagamento de aposentados, de boletos, talão de cheques e poupança.
REFLEXÃO
Carnaval, Copa do Mundo, eleições...
No fim das contas, 2014 realmente passou voando, não é verdade?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário