MASSIMO - 06/01/2015

segunda-feira, 05 de janeiro de 2015
Foto de capa

RUAS E BOLSOS VAZIOS (1)

Início de ano em Nova Friburgo é sempre assim. Cidade vazia, algumas vagas disponíveis aos motoristas, clima de domingo no ar.

Há quem adore, há quem lamente.

Para o comércio e o turismo, claro, não é nada bom.


RUAS E BOLSOS VAZIOS (2)

Entre essas vozes, muitas reclamam da forma como a cidade praticamente expulsa os turistas, ao interromper a maioria dos serviços no período que, em linhas gerais, vai do Natal ao Dia dos Santos Reis.

Faz sentido.


PARA PIORAR...

A situação torna-se especialmente difícil diante das famosas despesas de janeiro, que vão desde impostos como o IPVA à compra de material escolar, passando pelas altas faturas do cartão de crédito pós-natal.

Um cenário que, na visão de muitos analistas, promete em 2015 ser o mais severo dos últimos dez anos.


DÉJÀ VU

A pertinente matéria a respeito da máfia das próteses e da realização de cirurgias desnecessárias no Brasil, veiculada no Fantástico no último domingo, trouxe à memória do colunista um diálogo insólito, ocorrido aqui por essas bandas, não muito tempo atrás.


PARECE MENTIRA...

Um conhecido médico da cidade caminhava pelas ruas quando avistou um de seus pacientes, com um pequeno ferimento na cabeça.

Sem titubear, deu a má notícia.

"Ih, rapaz, isso aí na sua cabeça é câncer de pele, é maligno, vai ter que operar!”


MAS NÃO É

Ao que o paciente prontamente respondeu: "Não é não, doutor. Bati minha cabeça na quina do armário ontem à noite”.

"Ah, se é assim, então está tudo bem...”


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Será que está tudo bem mesmo?

 

PARA VER MELHOR (1)

Parecia coisa combinada.

Quem ficou em Mury para a virada de ano teve uma ajudinha do serviço de fornecimento de energia elétrica para admirar os fogos de artifício que enfeitaram o céu da cidade.

É que, apenas nas últimas horas do ano, foram registrados quatro apagões no distrito.


PARA VER MELHOR (2)

Alguns moradores apontam a incidência de diversos raios nas proximidades como provável causa para as interrupções.

Outros apenas reclamam da situação mesmo.

"Como tenho medicamentos que precisam ficar em temperatura controlada, sou cadastrada como cliente preferencial. Devido aos apagões, meu ano novo foi transformado em "vigília medicamentosa.”


POR FALAR NISSO...

A Energisa divulgou uma série de orientações à população voltadas a reduzir os danos provocados pelos raios, tão comuns nessa época do ano.

O comunicado pede, por exemplo, que as pessoas evitem tomar banho durante as tempestades; retirem todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas; e evitem contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras que estejam ligados à eletricidade.


SEGUE

Se estiver dentro do carro durante uma tempestade, permaneça no veículo.

Durante um temporal, um raio pode atingir as linhas de energia e de telefonia na rua e provocar sobrecarga na rede. Não utilize telefone fixo ou celular que esteja carregando.


PARA ENCERRAR O ASSUNTO

Evite locais abertos e superfícies planas como campo de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo for o ponto mais alto da superfície, ele pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure um local seguro para se abrigar, mas não se proteja debaixo de árvores.


SOB NOVA DIREÇÃO (1)

Tomou posse ontem, 5, o novo comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto.

Ele tem 33 anos de serviço público, é mestre em administração pela FGV, perito em operações e táticas especiais; comando e controle de grupos especiais; e gerenciamento de crises, com cursos realizados no Brasil, Estados Unidos e Israel.

Além disso, possui 23 condecorações por mérito, e comandou o Bope de janeiro de 2007 a julho 2009.


SOB NOVA DIREÇÃO (2)

O governador Luiz Fernando Pezão também anunciou Ângelo Monteiro Pinto como o novo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Ângelo é engenheiro civil formado pela UFRJ e funcionário de carreira do DER, tendo ocupado os cargos de diretor de Obras Metropolitanas e Obras e Conservação. Também foi responsável pela introdução do asfalto-borracha no Estado do Rio de Janeiro, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Gestão Rodoviária Internacional da Federação Internacional de Rodovias, entregue em 2011, nos Estados Unidos.


SEM AGENDA

Quem cantou a pedra foi a atuante colega Scheila Santiago.

Colocando-se na pele de eventuais turistas com a intenção de visitar nossa cidade, a jornalista foi buscar a agenda cultural do município no endereço eletrônico da Prefeitura, e deparou-se com uma página atualizada pela última vez no dia 30 de julho, com eventos até 27 de setembro.

Scheila observa ainda que, entre a relação das secretarias, a de Cultura está com o endereço desatualizado. Fica, portanto, a dica aos responsáveis.


TODO CUIDADO É POUCO

Há alguns dias, diversos friburguenses vêm recebendo mensagens de celular assinadas pela Defesa Civil.

Segue o texto, na íntegra.

"Defesa Civil de Nova Friburgo informa. Tendo em vista a demora da posição do Iphan, solicitamos que evitem frequentar a Praça Getúlio Vargas em dias de chuvas ou ventos.”


TEM QUE RESPEITAR

Cariocas literalmente morrendo de calor a duas horas daqui, e em Nova Friburgo, em pleno mês de janeiro, a natureza fez cair gelo do céu na última sexta-feira, 2.

Um brinde ao clima friburguense!


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.