MASSIMO - 31/12/2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NOVO SECRETARIADO (1)

Enquanto a reforma do secretariado municipal segue em negociação, o novo governo estadual já tem definidos os titulares de suas pastas.

Felipe Peixoto assume a Saúde; Marco Antônio Cabral fica com Esporte, Lazer e Juventude; Eva Doris Rosental assume a Cultura e Nilo Sérgio responde pelo Turismo.


NOVO SECRETARIADO (2)

A lista continua com Hudson Braga (coordenador executivo de Infraestrutura e Integração Governamental); Vicente Loureiro (diretor executivo da Câmara Metropolitana); Leonardo Espíndola (Casa Civil); Arolde de Oliveira (Trabalho e Renda); Paulo Melo (Governo); Bernardo Rossi (Habitação); José Luiz Nanci (Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida); José Luiz Anchite (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca); Christino Áureo (Agricultura e Pecuária) e Antonio Neto (Educação).


NOVO SECRETARIADO (3)

Também estão confirmados Lucia Léa (Procuradoria Geral do Estado); coronel  Sérgio Simões (Defesa Civil); coronel César Rubens de Carvalho (Administração Penitenciária); Felipe Pereira (Prevenção à Dependência Química); Gustavo Tutuca (Ciência e Tecnologia); Teresa Cosentino (Assistência Social e Direitos Humanos); José Iran Peixoto Jr (Obras); Claudia Uchôa (Planejamento); André Correa (Ambiente); Carlos Roberto Osório (Transportes); Cidinha Campos (Proteção e Defesa do Consumidor); Julio Bueno (Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços); Sérgio Ruy Barbosa (Fazenda) e José Mariano Beltrame (Segurança Pública).


ALIÁS...

Acontece nesta quinta-feira, primeiro dia de 2015, a cerimônia comemorativa de posse do governador Luiz Fernando Pezão e do vice-governador Francisco Dornelles.

O evento está agendado para as 11h, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara.

 

LUZ AMARELA (1)

A forte turbulência em torno da produção petrolífera nacional ameaça seriamente os repasses de royalties no futuro próximo.

O próprio prefeito Rogério Cabral vem trabalhando com a possibilidade dos recursos caírem pela metade em 2015.


LUZ AMARELA (2)

A situação é grave para Nova Friburgo, que tem nos royalties cerca de 3,6% do total de receitas correntes.

Numa previsão mais otimista, com perdas de 40%, a cidade perderia cerca de R$ 6,4 milhões em 2015, ou aproximadamente 1,4% do total de receitas correntes previstas no orçamento.


LUZ VERMELHA

Já para cidades como Campos (56% das receitas correntes), Rio das Ostras (49%), São João da Barra (66%), Parati (47%), Casimiro de Abreu (44%), Carapebus (44%) e Macaé (29%) o cenário é ainda muito, muito mais preocupante.


EM TEMPO...

Dias atrás a Folha de São Paulo publicou uma lista com dez pechinchas que hoje valem mais do que uma ação da Petrobras.

O inventário inclui objetos como um guarda-chuva, um pote de dois litros de sorvete, cinco quilos de arroz, um panetone ou 500 gramas de músculo bovino...

 

HOSPITAL MATERNIDADE (1)

Após realizar uma visita de fiscalização ao Hospital Maternidade Mario Dutra de Castro, o vereador Cláudio Damião enviou dois ofícios ao secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo.

O primeiro, datado de 22 de dezembro. O segundo, uma semana depois.

Nos dois documentos, diversos questionamentos sobre a realização das obras, as condições de trabalho e os procedimentos de manutenção dos equipamentos.


HOSPITAL MATERNIDADE (2)

De fato, nos últimos dias a maternidade tem sido alvo de notícias pelos motivos errados.

Atendendo a um desesperado pedido de ajuda, por exemplo, Christiano Huguenin teve que lançar mão de sua condição política e dar alguns telefonemas para ter notícias sobre uma paciente, e conseguir atendimento.


VOTOS 

Que em 2015 o hospital que tem o privilégio de lidar com o princípio da vida — e não o fim dela — possa cumprir sua missão de fazer chorar, mas de alegria.

 

MUDANÇA (1)

A partir do dia primeiro de janeiro de 2015, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia de todo o Brasil devem transferir para as prefeituras municipais os ativos de iluminação pública.

Traduzindo: lâmpadas, luminárias, relé/contatores, reator, braço e acessórios.


MUDANÇA (2)

Ou seja, o município passa a ser responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade.

Isso inclui a substituição de lâmpadas apagadas ou a verificação de lâmpadas acesas durante o dia, além da manutenção preventiva e corretiva, melhorias e extensão dos pontos de iluminação pública de toda a cidade.

A concessionária continuará arrecadando a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) nas contas de energia, repassando integralmente os valores à Prefeitura.

Aguardemos os resultados.


MESMA HISTÓRIA (1)

Todo ano é a mesma história.

Cidade lotada no Natal e vazia no réveillon.

Fluxo inevitável para um município que, por falta de opções de formação ou vagas de trabalho, sempre foi exportador de juventude.


MESMA HISTÓRIA (2)

Fica, portanto, mais uma vez o mesmo apelo de sempre.

Toda prudência é pouca nas estradas.

Para ser um ano maravilhoso, 2015 bem que poderia começar com uma drástica redução no desperdício de vidas em nossas estradas.

Depende de todos nós.


ENDEREÇO CERTO

Ao devolver R$1.005.171,70 aos cofres da Prefeitura, o presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, solicitou que os recursos sejam empregados na Saúde, onde possam gerar mais benefícios.

Paralelamente, o vereador Nami Nassif pediu a palavra para defender que uma parcela deste valor seja aproveitada para reformar a Oficina-Escola.

A conferir.


PARA DAR SORTE

Diz a sabedoria popular que roupas amarelas ajudam a garantir prosperidade no ano seguinte.

Melhor não contrariar.

Pelo sim, pelo não, encerremos o ano com a imagem do belo ipê amarelo que encantou os frequentadores do Friburguense no mês de novembro.


FELIZ ANO NOVO!

A todos os leitores, amigos e colaboradores, o Massimo deseja um 2015 repleto de alegrias, paz, saúde e realizações.

E, claro, fica o convite para mais um ano de parceria, quando teremos a honra de completar setenta anos de serviços prestados à imprensa regional.

Um brinde a isso!




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.