Não deite na BR

quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Foto de capa

O sinal de pedestres da Rua Monte Líbano está tão inclinado — especialmente em sua indicação vermelha —que mais parece uma proibição de que as pessoas se deitem ao longo da via.

O registro é da querida e competente fotógrafa Amanda Tinoco.

 

PRÊMIO DARCY RIBEIRO (1)

O deputado federal Glauber Braga, presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, entregou nesta terça-feira, 18, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação a três indicados por suas atuações na defesa e na promoção da educação no Brasil.

Entre eles, o friburguense Carlos Augusto Abicalil.


PRÊMIO DARCY RIBEIRO (2)

A homenagem, feita pela comissão e pela Mesa Diretora da Câmara, reconhece anualmente três pessoas ou entidades de atuação destacada em prol da educação.

Para a indicação, os deputados avaliam critérios como originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação das ações desenvolvidas.

As mesmas categorias são utilizadas pela Comissão de Educação para a escolha dos vencedores.


PRÊMIO DARCY RIBEIRO (3)

Ex-deputado federal, Carlos Augusto Abicalil é graduado em Filosofia, História e Sociologia, pós-graduado em História Contemporânea e mestre em Educação e Gestão Políticas pela Universidade de Brasília (UnB).

O friburguense integra também o Comitê Executivo Mundial da "Internacional da Educação” e, quando deputado, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura em 2005.

Também foram premiados Luis Antônio Marcuschi e Eliza Flora Muniz.

 

MUDANÇAS NA SAÚDE (1)

Se, por um lado, a muito antecipada reforma do secretariado dá pinta de ter perdido embalo, por outro são cada vez mais consistentes os indícios de que a direção do Hospital Raul Sertã pode sofrer mudanças significativas nos próximos dias.


MUDANÇAS NA SAÚDE (2)

É fato, por exemplo, que o diretor geral da unidade, cirurgião-dentista Paulo Coelho, enviou um pedido formal de demissão datado para o dia 30 deste mês.

O governo, contudo, ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, e a possibilidade de que o diretor continue no cargo não deve ser descartada.


MUDANÇAS NA SAÚDE (3)

Também não é segredo que a jornalista Denise Lopes, membro do Conselho Municipal de Saúde, foi convidada pelo próprio prefeito Rogério Cabral a assumir um cargo de coordenação na pasta.

Denise, inclusive, já vem atuando em várias frentes, ainda que os detalhes finais ainda estejam sendo acertados e a nomeação ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial.


MUDANÇAS NA PROCURADORIA

Já o ex-procurador geral, Rômulo Luiz Colly, teve sua exoneração publicada na edição de ontem, 19, do jornal da Prefeitura.

A medida já era esperada, e tem efeitos administrativos a partir de 6 de novembro.

Por pedido próprio, o ex-subprocurador de assuntos tributários, João Baptista Peixoto, também foi exonerado do cargo, a partir da mesma data.


SAUDADE DO CARNAVAL

Dando continuidade ao seu processo de escolha do samba-enredo 2015, a Unidos da Saudade realiza a grande final neste sábado, a partir das 22h, em sua própria quadra.

Presença garantida da bateria Treme-Terra e do casal de mestre-sala e porta-bandeira.

A classificação etária é 18 anos e o ingresso custa R$10.

 

CRONO DAS MONTANHAS

Breve notinha a respeito do evento Crono das Montanhas, divulgado recentemente aqui na coluna.

Realizada sob forte chuva, a competição contou com a presença de mais de 80 atletas e foi vencida pelo ciclista friburguense Ricardo Santana, que subiu a serra de Cachoeiras de Macacu com o impressionante tempo de 39 minutos e 17 segundos.

Haja pulmão.


BLITZ ITINERANTE

Há alguns dias a Smomu, em pareceria com o Detran e a Polícia Militar, vem realizando blitzes itinerantes de fiscalização completa.

Anteontem a turma estacionou em Conselheiro, na Rua Lafayette Bravo Filho, e recolheu dez motos, três carros, uma CNH vencida e outra supostamente falsa.

Ontem, por sua vez, a blitz atuou na entrada de São Geraldo, rebocando 20 carros e cinco motocicletas.


EM TEMPO

A partir de semana que vem recomeça a operação de recolhimento de carcaças.

Denúncias podem ser feitas diretamente à própria Secretaria de Ordem e Mobilidade.

 

ORÇAMENTO 2015 (1)

A Câmara encerrou ontem a rodada de audiências públicas dedicadas a debater o orçamento municipal para o próximo exercício.

Para o encontro, presidido pelo vereador Marcelo Verly, foram convidadas as secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, Escritório de Gerenciamento de Projetos, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esportes e Lazer e Políticas Públicas para Juventude, Fundação Dom João VI, Turismo e Marketing da Cidade, Políticas sobre Drogas.


ORÇAMENTO 2015 (2)

Já na tarde de sexta-feira, 14, a penúltima audiência contou com a presença dos secretários de Agricultura, José Carlos Siqueira; de Meio Ambiente, Ivison Macedo; de Ordem e Mobilidade Urbana, Cel. Hudson Miranda; dos subprefeitos de Conselheiro Paulino, Olaria e Lumiar/São Pedro da Serra, respectivamente, Wilson Tavares, Denílson Breder e Naim Pedro; representando o secretário de Serviços Públicos, Alan de Almeida, o subsecretário da pasta, Fernando; e representando o Coronel Mori, secretário de Defesa Civil, que encontra-se no Japão, o Sr. Humberto Thurler.


ORÇAMENTO 2015 (3)

A única ausência verificada foi do secretário municipal de Obras, José Augusto Spinelli.

Entre os vereadores, estiveram presentes Alcir Fonseca, Gabriel Mafort, Grimaldino Narciso (Cigano), Gustavo Barroso, José Carlos Jacutinga, Vanderléia Lima e Zezinho do Caminhão, além de assessores de outros vereadores.


ORÇAMENTO 2015 (4)

O prazo para apresentação de emendas dos vereadores ao projeto do Executivo vai até 28 de novembro.

Já a votação está prevista para o dia 9 de dezembro.







TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.