Colunas
MASSIMO - 15/10/2014
terça-feira, 14 de outubro de 2014

DESCASO PERIGOSO
Quem caminha pela Rua José Ernesto Knust, em frente ao campo do Pastão, em Conselheiro Paulino, precisa tomar cuidado para não tropeçar ou mesmo torcer o pé, já que há buracos ao longo de toda a calçada.
Problema parecido encontram os pedestres que precisam passar pela Rua João Alberto Knust, que possui rachaduras e desníveis em toda a sua extensão.
PAUTA TRANCADA (1)
A sessão de ontem, 14, na Câmara Municipal, teve a pauta trancada pelo vencimento do prazo de 30 dias para votação do Projeto de Lei 944/14, submetido em caráter de urgência pelo Executivo.
O PL em questão "institui a exploração de estacionamento rotativo pago através de delegação a terceiros (...) denominado ‘Rotativo Nova Friburgo’, serviço atualmente sob administração e gestão da administração pública direta”.
PAUTA TRANCADA (2)
O projeto foi enviado no dia anterior ao vereador Zezinho do Caminhão, membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Serviços Concedidos, que se recusou a fornecer parecer "galopante”. Ao fim da tarde, no entanto, o vereador já afirmava que iria acompanhar o parecer contrário do presidente da comissão, Christiano Huguenin.
Diversos outros vereadores chegaram a elaborar emendas à redação, antes de concluírem que, mesmo se estas fossem aprovadas, não seria possível votar de forma favorável.
PAUTA TRANCADA (3)
Basicamente, o projeto estabelece a terceirização dos estacionamentos rotativos pelo prazo de dez anos, renováveis por outros dez, e também deixa em aberto a possibilidade de outorgar à concessionária o serviço de guarda de veículos apreendidos (pátio legal) no município, bem como o serviço de reboque para este(s) mesmos pátio(s).
PAUTA TRANCADA (4)
Em linhas gerais, a reação ao projeto foi bastante controversa.
Nelson Cunha, competente assessor de Wanderson Nogueira, chamou atenção para o fato de a redação estabelecer, por exemplo, o valor de outorga fixo de 10% do valor bruto arrecadado pela concessionária, em vez de estipular apenas o piso de 10% e deixar o teto em aberto para ser disputado justamente na licitação.
PAUTA TRANCADA (5)
Outro questionamento diz respeito à quantidade de pontos cruciais do projeto que dependem de regulamentação posterior por decreto, como valores a serem cobrados e limites de permanência nas vagas reservadas.
Aprovar o projeto nessas condições, conforme as palavras de diversos vereadores, seria o mesmo que assinar um "cheque em branco”.
PAUTA TRANCADA (6)
O maior questionamento, no entanto, diz respeito à própria motivação para terceirizar o serviço.
Afinal, se a concessão vai gerar 50 novos empregos, como também diz o PL; se vai garantir investimentos na modernização dos aparatos de controle e ainda vai repassar 10% da arrecadação bruta ao município, então das duas uma: ou o contribuinte vai gastar muito mais com o estacionamento rotativo, ou a arrecadação já é grande o suficiente e a Prefeitura estará abrindo mão de uma fonte de receita.
Detalhamentos são bem-vindos.
PSB MUNICIPAL (1)
Também durante a hora livre, o vereador Ricardo Figueira questionou a prática política de abandonar um mandato no meio, para concorrer a outros cargos.
O vereador Wanderson Negueira, que deixa a Câmara no meio de seu primeiro mandato para assumir uma cadeira na Alerj, respondeu que esse tipo de transferência só ocorre com respaldo popular, através da votação.
E emendou: "O PSB tem todas as condições de lançar candidatura própria para a Prefeitura de Nova Friburgo em 2016”.
PSB MUNICIPAL (2)
Considerando que o comentário foi feito em meio a um discurso sobre mandatos interrompidos, a mensagem não poderia ser mais direta.
A primavera de 2016 promete altas temperaturas...
PSB FEDERAL (1)
Enquanto isso, em escala nacional, o PSB vive a perspectiva de um racha.
Tudo por causa das divergências em relação a onde depositar os milhões de votos de Marina Silva.
PSB FEDERAL (2)
Roberto Amaral, atual presidente, manifestou apoio à candidatura de Dilma Rousseff, na contramão da decisão oficial da sigla, em apoio a Aécio Neves.
Como resultado, nem sequer apresentou chapa para concorrer à reeleição interna que aconteceu na última segunda. Assim, o partido elegeu por aclamação a chapa única, encabeçada por Carlos Siqueira, ex-coordenador da campanha de Eduardo Campos.
HORA LIVRE
Apesar da pauta trancada, a sessão não deixou de ter os seus momentos de interesse.
Durante a hora livre, por exemplo, o vereador Wellington Moreira cobrou do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Friburgo (Sinsenf) o apoio à inclusão dos agentes de trânsito na lista de servidores beneficiados pela polêmica Lei Complementar 82.
Coincidência ou não, horas mais tarde os agentes já tinham o parecer favorável em mãos.
ALÍAS...
O Sinsenf já recebeu por parte do governo a minuta prévia do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para o funcionalismo, e nos próximos dias deve se manifestar a respeito de eventuais adaptações ou demandas.
A conferir.
CPI
A CPI realizada pela Câmara Municipal em 2012 continua a render desdobramentos na Justiça.
O Ministério Público acolheu as denúncias do Legislativo e vem apresentando ao Judiciário uma série de ações envolvendo diversos agentes públicos que participaram das dispensas de licitação.
Ontem, por exemplo, foi realizada uma audiência tratando de questões relacionadas à Saúde.
Ao que tudo indica, ainda vem muita coisa por aí...
ORÇAMENTO 2015
Quem presta a informação é o vereador Marcelo Verly.
Na próxima sexta, 17, das 15h às 18h, a Câmara realiza a primeira audiência pública para debater orçamento municipal de 2015.
Foram convidadas Secretaria de Fazenda, Controladoria, Procuradoria e Subsecretaria de Recursos Humanos.
A reunião é aberta a todos os interessados. Nela serão apresentados os grandes números, além de estimativa de receitas e despesas, gastos com pessoal, riscos fiscais, etc.

Leitora envia para o Massimo aquele tipo de imagem absurda, que só pode ser testemunhada numa cidade sem estrada de contorno.
Em plena Avenida Comte Bittencourt, entre as ruas Duque de Caxias e Oliveira Botelho, um caminhão enfrentou problemas mecânicos e causou transtornos extras ao trânsito já caótico por natureza.
E aí, será que a estrada sai no próximo governo?

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário