Colunas
Massimo - 04/09/2014
quarta-feira, 03 de setembro de 2014
ATÉ QUANDO?
Perguntar não ofende, ou ao menos não deveria.
O chafariz da Praça Dermeval Barbosa Moreira volta a funcionar?
NOTÍCIA TRISTE
É com muita tristeza que a coluna informa o falecimento de Marcelo Lartigue, criador e diretor do irreverente jornal "O Perú Molhado”, que há 33 anos circula em Búzios.
Descontraído mesmo nas horas mais difíceis, o veículo informa "a passagem desta pra melhor de seu editor-chefe, Marcelo Sebastian Lartigue”, e que "as despedidas foram feitas a partir das 10 da matina [de ontem, 3] no Gran Cine Bardot, saindo o féretro a partir das 16 horas, rumo ao cemitério de Santana”.
HISTÓRIA PREMIADA
A professora e historiadora Maria Janaína Botelho, apresentadora do programa "Por Dentro da História” da TV Luau, recebe hoje moção especial de louvor na Câmara Municipal em reconhecimento aos serviços prestados para a preservação da história friburguense.
A iniciativa foi do vereador Gustavo Barroso, com apoio de todo o plenário.
ALÔ, NAÇÃO!
Essa é para os rubro-negros de plantão.
Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo, anunciou o lançamento de seu livro "Coração Rubro-Negro”, em Nova Friburgo.
Ronaldo Lobianco, colega de Márcio Braga dos tempos em que estudaram na Fundação Getulio Vargas, convida para o evento a ser realizado na próxima sexta-feira, 5, às 18 horas, na loja S.C.A (Rua Oliveira Botelho, Lojas 2 e 3).
UM PEZÃO CÁ, OUTRO LÁ
O governador Luiz Fernando Pezão esteve rapidamente em Nova Friburgo na manhã de ontem, cumprindo compromissos de campanha no Condomínio Terra Nova.
Foi uma passagem rápida — um pé cá e o outro lá, como diz o ditado.
A propósito, o governador é esperado novamente na cidade na próxima sexta-feira, 5. A conferir.
PROPAGANDA DOLOROSA
Falecido tragicamente há 22 dias, Eduardo Campos continua presente em boa parte do material de campanha da coligação que liderava.
Em diversos painéis de candidatos às eleições proporcionais, seu nome ainda consta como candidato à presidência e provavelmente continuará assim até o término do período para campanhas.
A situação talvez seja até inevitável, considerando a quantidade de material que já havia sido impresso. Mas não deixa de ser desconfortável, não é verdade?
ATO FALHO
Ainda sobre os painéis, um leitor observou que, dia desses, um cavalete com a fotografia de determinado candidato ao Senado — que curiosamente costuma ser chamado de "peixe” pelos amigos mais próximos — encontrava-se jogado dentro do Rio Bengalas.
A ironia é boa, mas a atitude é feia.
Descaso com a natureza.
HÁ 50 ANOS... (1)
Exato meio século atrás, por volta de 16h30 da tarde de sexta-feira, 4 de setembro de 1964, Nova Friburgo foi palco para um dos piores acidentes na história da aviação comercial brasileira.
Todos os 34 passageiros e cinco tripulantes do Viscount 701C PP-SRR, da Vasp, que havia decolado em Recife e se preparava para pousar no Rio de Janeiro após fazer escalas em Aracaju, Salvador e Vitória, morreram quando o avião chocou-se contra a face oeste do Pico da Caledônia.
HÁ 50 ANOS... (2)
A edição de hoje de A VOZ DA SERRA traz a matéria mais completa já escrita sobre o episódio, apurada e preparada ao longo de mais de um mês por Lucas Vieira, com apoio de diversos membros da redação.
Mais que um documento histórico, trata-se de um justo tributo a todos que sofreram as consequências daquele dia fatídico.
ARTE SACRA (1)
A coluna de ontem antecipou o ousado projeto apartidário da "Casa dos Saberes – Biblioteca Municipal e Internacional Machado de Assis”.
Pois bem, um dos apoiadores manifestos da ideia é Dom Edney Gouvea Mattoso, bispo da Diocese de Nova Friburgo.
O engajamento de Dom Edney, contudo, não para por aí.
ARTE SACRA (2)
Profundamente ligado à terra que o acolheu como bispo diocesano, V. Ex.ª Revma já manifestou o desejo de deixar um valioso legado para Nova Friburgo e as cidades que compõem a diocese: nada menos que um museu de arte sacra, enriquecido com diversas preciosidades da vasta coleção particular do próprio Dom Edney.
Cabe agora à sociedade se mobilizar para não deixar passar essa oportunidade única.
POR FALAR NISSO...
O bispo diocesano é um homem de ideias.
Também partiu dele, por exemplo, a sugestão para a criação do circuito turístico "Nova Friburgo Monumental”, com base nas construções históricas tombadas no município.
É mais uma dica que merece ser estudada.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário