Colunas
Massimo - 23/05/2014
sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lais Fitaroni
por Lúcio Cesar Pereira
MAIO AMARELO (1)
A campanha "Maio Amarelo” busca chamar a atenção para a necessidade de frear o carro diante da luz amarela nos sinais de trânsito.
Ou, falando de forma mais ampla, para que motoristas e pedestres tenham mais respeito e paciência uns com os outros.
Como todos os esforços que buscam poupar vidas e melhorar a convivência, é uma iniciativa válida e que merece todo o apoio.
MAIO AMARELO (2)
Em Nova Friburgo, aliás, a campanha é mais que apropriada.
Por razões de segurança, a fim de evitar possíveis choques, existe sempre um intervalo entre o fechamento de um sinal e a abertura de outro transversal.
Diversos leitores já observaram, no entanto, que os mais apressadinhos "se adaptaram” a essa margem e já não param quando lhes é sinalizado.
Assim fica difícil...
A PROPÓSITO...
O aumento no número de acidentes ao longo deste mês de maio gerou um pedido de investigação por parte da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, junto à sua gerência operacional.
E, como seria de se imaginar, as apurações iniciais apontam que, em mais de 90% das ocorrências, houve comprovação de negligência na manutenção dos veículos, consumo de álcool ou excesso velocidade.
Isso, claro, quando dois ou mais desses fatores não eram constatados em conjunto.
IR E VIR
Leitor escreve para denunciar que uma barraca de lanches instalada em calçada próxima à Subprefeitura de Conselheiro Paulino, que já havia sido notificada recentemente, continuaria funcionando em local irregular.
Fica o espaço aberto para a Subsecretaria de Posturas atualizar a situação.
PLANO DIRETOR
Está marcada para o próximo sábado, 24, a 2ª audiência pública comunitária para a Revisão do Plano Diretor de Nova Friburgo.
O encontro tem como objetivo "adequar o Plano às necessidades atuais do município”, e será às 8h30 da manhã na Escola Municipal Estação do Rio Grande, localizada na Praça Senhora do Rosário, em Riograndina.
Para mais informações, basta acessar o site www.planodiretornf2014.org.
GUARDA ESCOLAR
Escolas de todo o município estão sendo visitadas pelo comandante da Guarda Municipal, Ronald Pereira, com o objetivo de instruir alunos, pais e profissionais sobre temas como ambientalismo, drogas, furtos, brigas e bullying, pedofilia, internet, brigas filmadas em escolas e respeito aos professores.
Escolas interessadas em receber a palestra podem fazer contato com a Guarda Municipal de Nova Friburgo pelos telefones 153 ou 2525-9129.
A instrução dura cerca de duas horas e conta com apoio de inspetores da Guarda Municipal e de responsáveis pelos equipamentos utilizados.
CHARRETES E AFINS (1)
A Prefeitura sancionou nesta semana a Lei nº 4.312, que disciplina a circulação de veículos de tração animal em vias públicas do município.
Entre as novidades, passa a ser obrigatório o emplacamento dos equipamentos, o cadastramento prévio da rota a ser percorrida e a idade mínima de 18 anos para exercer a função de carroceiro, sempre com uniforme e crachá.
CHARRETES E AFINS (2)
As medidas mais importantes, no entanto, dizem respeito aos animais.
Eles devem estar em perfeitas condições de segurança, com atestado de saúde e exames de anemia infecciosa equina atualizada pelo prazo da lei específica.
Tudo isto será aferido em vistorias mensais pelos veterinários da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea).
MAIS CAPACITAÇÃO (1)
A Secretaria de Saúde informa a realização de curso de capacitação para comerciantes e manipuladores de alimentos, tais como funcionários de padarias, cantinas, bares, lanchonetes, confeitarias, restaurantes e supermercados, com base nas regras da Anvisa.
O objetivo é divulgar procedimentos e normas para preparo, armazenamento e venda dos alimentos, de forma higiênica e segura.
MAIS CAPACITAÇÃO (2)
Será formada uma turma a cada mês, com aulas nos dias 26/05, 30/06, 28/07, 25/08, 29/09 e 27/10, sempre das 14h às 18h, no Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.
A participação do curso será limitada a 50 vagas por mês e as inscrições deverão ser feitas na sede da Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, na Rua Augusto Cardoso 62, Centro.
Ou ainda pelo telefone 22 2523-1958.
CARA DE CAMPEÃO
É cedo demais para fazer qualquer previsão a respeito do Campeonato Brasileiro, claro.
Mas uma coisa já pode ser dita: esse Fluminense do Cristóvão Borges exibe um futebol muito mais vistoso do que o das campanhas que renderam os títulos em 2010 e 2012.
O 2º tempo contra o São Paulo, 4ª feira no Maracanã, foi uma exibição de gala. Digna do palco que, dentro de poucos dias, vai abrigar uma final de Copa do Mundo.
ALIÁS...
Há quem diga que o gordinho Walter só não foi cogitado por Felipão por causa de seu biótipo pesado.
Verdade ou não, o garoto realmente é especial. O 3º gol do Fluminense — e 2º dele no jogo em questão —, não deixa dúvidas sobre isso.
Mistura perfeita de tranquilidade e precisão.
ENQUANTO ISSO... (1)
O companheiro Vinícius Gastin, especialista em esportes, deu seu panorama sobre os demais times grandes do Rio.
Primeiro o Botafogo.
"Toda covardia merece ser castigada. O time jogou com três volantes na esperança de acertar um contra-ataque. Até conseguiu, e saiu na frente do Grêmio com gol de Zeballos. Depois, apesar dos mais de 40 desarmes, o Glorioso pouco ameaçou a meta de Marcelo Grohe. O tricolor gaúcho persistiu e aproveitou duas desatenções da defesa do Botafogo para virar a partida”.
E termina com uma pergunta: "O que o Bolatti tentou fazer no segundo gol?”.
ENQUANTO ISSO... (2)
Agora o Flamengo.
"O gol do Talisca não foi um castigo para o Flamengo. Apenas fez justiça ao que foi o jogo. O Bahia mostrou ser mais organizado e surpreendeu ao tocar a bola com tranquilidade. Um time que sempre sai jogando, quase não dá chutão. Ao Flamengo de Ney Franco faltam muitas coisas. Marcação, qualidade na saída de bola, mas principalmente perna. O time está muito mal preparado fisicamente.”
ENQUANTO ISSO... (3)
Por fim, o Vasco.
"Empatou terça-feira com o Sampaio Correa, com um gol de Biteco no último minuto, e atualmente ocupa a sétima posição na tabela de pontos. O Vasco tem o melhor time da série B, mais tradição, mas até agora não mostrou isso em campo. É difícil imaginar que o Vasco não suba ao fim do ano, mas o acesso poderia ser mais tranquilo. Se não melhorar, vai passar um sufoco desnecessário.”

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário