Massimo - 02/04/2014

quarta-feira, 02 de abril de 2014
(Foto: Amanda Tinoco)
(Foto: Amanda Tinoco)

ÉTICA COTIDIANA (1)

O Massimo tem orgulho de seus leitores.

Quase todos os dias, por exemplo, a caixa de mensagens do colunista recebe e-mails de pessoas dispostas a defender bons comportamentos, e práticas capazes de melhorar a qualidade de vida geral.

Dessa vez, foram textos sobre filas, e comportamento no trânsito.


ÉTICA COTIDIANA (2)

Sobre o egoísmo manifestado em filas, fica a reflexão de um leitor.

"É muito comum ver pessoas acompanhadas se dividirem nas filas dos supermercados, buscando passar mais rápido nos caixas em detrimento e desrespeito aos demais. Mas o que mais me intriga é presenciar inúmeras vezes este tipo de atitude envolvendo crianças. Não podemos inserir nas cabeças destas inocentes criaturas que

levar vantagem sobre os demais esteja certo, por qualquer que seja a forma.”


ÉTICA COTIDIANA (3)

Já a respeito da eterna tragédia no trânsito brasileiro, outra leitora se manifestou.

"Se estiver com o documento atrasado ou alguma irregularidade, não envolva outras pessoas, assuma sozinho as consequências. Se estiver machucado, engessado, grávida ou com febre, não ande de moto. Não pegue carona com motoristas que gostam de beber...”

"A população precisa andar mais devagar e chegar aos destinos, com certeza.”


POR FALAR NISSO...

O flagrante foi da fotógrafa Amanda Tinoco.

Na Rua Oliveira Botelho, a placa que reserva a vaga para deficiente físico está fora do mastro, apoiada na calçada mesmo.

Para completar a cena, no mesmo local está um tapume de obra, praticamente impedindo a passagem de pedestres. 

 

CALMA NESSA HORA (1)

Uma senhora de 81 anos procurou a redação para relatar um episódio e fazer um apelo.

Mastectomizada e com a mobilidade do braço direito comprometida, ela embarcou segunda-feira num dos ônibus da nova frota da Faol, em ponto localizado na Av. Comte Bittencourt.

Enquanto subia a escada na parte traseira do coletivo, no entanto, a porta foi fechada, prendendo justamente seu braço direito.


CALMA NESSA HORA (2)

Foi necessária a intervenção de outros passageiros para que a situação fosse comunicada rapidamente ao motorista, e a senhora pudesse terminar de embarcar.

Porém, apesar da fartura de argumentos em seu favor, nossa personagem não procurou o jornal revoltada, buscando culpados, nem tampouco pensando em qualquer forma de indenização.

Ela veio simplesmente pedir que a empresa oriente seus motoristas a esperarem mais tempo pelo embarque dos passageiros.


CALMA NESSA HORA (3)

Sábia e compreensiva, nossa amiga não deixou de considerar o lado dos motoristas, que nem sempre têm visibilidade total em relação à parte traseira dos ônibus que dirigem, e certamente não têm a intenção de machucar ninguém.

Fica, portanto, o pedido para que a instrução seja transmitida e, em caso de dúvida, os motoristas aguardem.

Da mesma forma, em casos semelhantes, fica o apelo para que os trocadores auxiliem o motorista a identificar o melhor momento de fechar as portas.

 

PRÊMIO AMBIENTAL

O secretário estadual do Ambiente, Indio da Costa, entrega hoje o certificado de boas práticas ambientais para os prefeitos de Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Vassouras, em cerimônia no auditório da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), no Centro do Rio.

Ao longo de 2014, cada um dos municípios listados vai receber R$ 634 mil por terem investido no fechamento e na remediação de seus lixões, e também por depositarem seus resíduos em aterros sanitários.


CACHOEIRA NA ESCOLA

Pais de uma aluna de balé da Oficina-Escola de Artes procuraram a redação após a forte chuva que caiu sobre a cidade na tarde de ontem.

No celular do pai, a gravação de um vídeo impressionante: no prédio do antigo fórum, para onde as aulas foram transferidas, o volume de água caindo a partir do lustre sugeria a presença de alguma canaleta, e não de um teto sem buracos visíveis.

Tamanha infiltração onde existem instalações elétricas parece ser um problema por si só.

Mas, a essa altura, o bom senso sugere que a estrutura do próprio teto seja verificada, porque isso não pode ser normal.

A conferir.



TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.