Massimo - 20/03/2014

quinta-feira, 20 de março de 2014

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

A iminente redução no número de coletivos nas ruas do Centro não deve se limitar aos trajetos mais curtos. Provavelmente já no início de abril, os ônibus de linhas intermunicipais não vão mais poder pegar ou deixar passageiros no centro da cidade. A medida busca reduzir os bloqueios ao trânsito, e também revitalizar os terminais Norte e Sul. O primeiro, especialmente, vem sendo utilizado apenas por quem precisa embarcar com bagagem e não pode fazer isso nos pontos.

 

BOM E VELHO

Na tarde de ontem, o painel eletrônico instalado na esquina da Rua Duque de Caxias com a Avenida Comte Bittencourt indicava 119 dias para o início da Copa do Mundo.

O bom e velho calendário, no entanto, acusa um prazo menor.

Trinta e quatro dias menor, para ser preciso.

Ou seja: quem esperar o aviso eletrônico para ligar a televisão não vai perder apenas a abertura, mas também a final da Copa, entende?

 

SERVIÇOS CONCEDIDOS (1)

O descontentamento com o estrago causado no asfalto de Conselheiro pela concessionária de água e esgoto chegou até o governo municipal.

Uma reunião promovida pela Subsecretaria de Serviços Concedidos, subordinada à Secretaria de Governo, discutiu procedimentos capazes de evitar desencontros dessa natureza no futuro.


SERVIÇOS CONCEDIDOS (2)

Entre as medidas adotadas está a obrigatoriedade de comunicar, com antecedência mínima de dez dias, a realização de obras de grande porte.

Mais que isso, as obras também deverão ser aprovadas, e passam a trabalhar de forma coordenada com o calendário estadual.

Assim, espera-se evitar casos como o atual, em que dois procedimentos deixaram de ser realizados em conjunto e mais tarde um acabou prejudicando o resultado do outro.

A conferir.


ELENF (1)

Foi aprovado por unanimidade na sessão da última terça, 18, o Regimento Interno da Escola do Legislativo de Nova Friburgo, proposto pela comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Márcio Damazio, designou os vereadores Marcelo Verly e Professor Pierre, respectivamente, para as funções de coordenador geral e coordenador pedagógico da Elenf.


ELENF (2)

O primeiro curso a ser oferecido pela Elenf será o de Informática no Legislativo, ministrado pela servidora Silvia Rocha, responsável pelo setor de Tecnologia de Informação da Câmara.

Serão oferecidas 21 vagas destinadas aos gabinetes dos parlamentares, 1 vaga para a secretaria de expediente e 4 vagas para o público externo, distribuídas por ordem de inscrição, que pode ser realizada através do e-mail elenf@camaranf.rj.gov.br até a próxima segunda, 24.

As aulas ocorrem nos dias 26 de março e 2 de abril, das 14h às 18h, no plenário.


ELENF (3)

Márcio Damazio também anunciou que participará ele próprio do primeiro curso, buscando aprender mais sobre os sistemas de informática utilizados pela Câmara.

O coordenador geral da Elenf, vereador Marcelo Verly, explica que a intenção é promover uma intensa programação de cursos, palestras e seminários ao longo das próximas semanas e meses, voltados tanto aos próprios parlamentares e suas equipes, quanto ao público externo.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A comissão de finanças e orçamento da Câmara convidou o controlador geral da Prefeitura de Nova Friburgo, Rafael Garcia, para apresentação das contas do município referentes ao 3º quadrimestre de 2013.

O encontro é aberto a todos os interessados e acontece hoje, 20, a partir das 14h30, no plenário do Legislativo.


ORDEM NAS CAÇAMBAS

As empresas que operam caçambas estão na mira da Subsecretaria de Posturas.

Na noite de segunda-feira foi organizada uma reunião, na qual cópias do código foram distribuídas, enfatizando algumas obrigações que raramente são cumpridas.

As caçambas, por exemplo, devem ser instaladas em locais bem definidos, que não prejudiquem a passagem de pedestres pelas calçadas, nem tampouco ofereçam riscos a quem trafega. Além disso, elas devem dispor de faixas reflexivas para os faróis, lona de cobertura e telefone do órgão de fiscalização em tamanho de fácil visualização.

Dentro de um mês, qualquer caso de irregularidade encontrado será imediatamente autuado.


INTERCÂMBIO

Seis técnicos japoneses chegaram na manhã de terça-feira, 18, a Nova Friburgo. A equipe passou o dia junto à Defesa Civil, conhecendo as ações de prevenção adotadas na cidade principalmente após a tragédia de 2011.

Até o fim do ano, três técnicos da prefeitura devem passar um mês no Japão, conhecendo tecnologias e ações de prevenção de desastres naturais que possam ser aplicadas por aqui.



TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.