Colunas
Massimo - 26/02/2014
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Marcella Vogas
por Lúcio Cesar Pereira
PASSAPORTE (1)
Desde que o assunto foi publicado na coluna, diversos leitores manifestaram apoio à campanha para que Nova Friburgo conte com uma representação da Polícia Federal, mesmo que itinerante.
Queremos tirar o passaporte por aqui, sem precisar viajar duas vezes para Niterói ou Macaé.
Pois bem, esta semana a demanda chegou ao Senado Federal.
A iniciativa foi do vereador Pierre Moraes, que encaminhou ofício, também por carta registrada, aos gabinetes dos senadores Lindbergh Farias (PT) e Cristovam Buarque (PDT).
PASSAPORTE (2)
O texto enviado solicita que os senadores "possam envidar todos os esforços possíveis junto à Polícia Federal para instalação de um posto da mesma em Nova Friburgo, ainda que para atendimentos em períodos intermitentes mas regulares previamente estipulados, para emissão de passaportes, já que o município é um polo regional e se localiza exatamente no centro do Estado do Rio de Janeiro”.
"Trata-se de medida que também irá beneficiar vasta população de mais de uma dezena de municípios, os quais ficam no entorno de Nova Friburgo, já que o posto mais próximo fica na cidade de Niterói.”
Aguardemos.
TRÂNSITO (1)
O secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, coronel Hudson de Aguiar, entrou em contato com o Massimo para informar mudanças no trânsito de Nova Friburgo.
No Catarcione, os tachões já estão sendo substituídos por três quebra-molas, respeitando norma estabelecida pelo Contran, em 2009.
Já no Centro e nos bairros mais movimentados, a secretaria promete intensificar a fiscalização em combate à fila dupla, de forma a proteger o já prejudicado fluxo de veículos durante o carnaval.
TRÂNSITO (2)
Ainda em relação às mudanças, o coronel comentou as denúncias de excesso de barulho, especialmente provocado por motocicletas que circulam entre Theodoro de Oliveira e Mury.
Como a secretaria não pode atuar naquele trecho da RJ-116, a intenção é trabalhar em conjunto com a Polícia Rodoviária, de modo a fechar o cerco tanto na estrada, quanto nas saídas transversais.
Essa operação está prevista para começar após o carnaval.
TRÂNSITO (3)
E já que o assunto é trânsito, um engenheiro, leitor do Massimo, envia reclamação a respeito do estado de estradas e ruas que cortam bairros como "Girassol, Granja Spinelli, Vale dos Pinheiros, Alameda Eduardo Guinle, e o Catarcione, na subida para as Braunes”.
Fica registrada a demanda.
HINO (1)
Eis que finalmente, às vésperas de completar 196 anos, Nova Friburgo passa a ter um hino oficial.
A Lei 4295/2014, de autoria do vereador Pierre Moraes, foi publicada na edição de sábado, 22, e tornou oficial o hino composto para o centenário, com melodia do maestro Sérvio Lago e letra de Franklin Coutinho.
HINO (2)
No processo de formulação da Lei, a Câmara discutiu a possibilidade de alterar a o verso "Pois que um século agora é passado”, trocando o "pois” pelo "mais”, a fim de tornar a letra mais abrangente em termos temporais.
No fim, a letra original acabou sendo mantida, em respeito aos autores.
Vale lembrar ainda que a Lei 3682/2007, de autoria do vereador Alexandre Cruz, estabelece que o hino seja cantado uma vez por semana nos estabelecimentos municipais de ensino.
Perguntar não ofende: essa lei tem sido cumprida?
VIDA LONGA!
Hoje, 26 de fevereiro, a banda Euterpe Friburguense comemora seu 151° aniversário.
A data, que também é considerada o Dia da Cultura Friburguense, será celebrada em sessão solene especial na sede da banda, com posse de sua nova diretoria para o biênio 2014/2015.
Vida longa à banda Euterpe!
PECADO
Dias atrás, ao divulgar a programação de aniversário da Imperatriz de Olaria, o Massimo cometeu um pecado.
Esqueceu de citar o nome de Lúcia Helena Alves, junto aos de João Paulo Souza e Ezequiel do Cavaco, como compositores do festejado samba-enredo em homenagem a Sérgio Madureira que a vermelho e branco levou para a Alberto Braune dez anos atrás.
Pecado confessado, pecado perdoado.
TOC TOC
Anota aí, que essa é legal.
O Centro de Turismo vai funcionar durante o carnaval, de 8h às 18h.
Mas... de portas encostadas.
Quem quiser informações, é só dar uma batidinha na porta, entendeu?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário