Giuseppe Massimo - 27/11/2013

quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Quevelin Resende
por Lúcio Cesar Pereira
Quevelin Resende por Lúcio Cesar Pereira

O calombo nosso de cada dia

No Rio de Janeiro, a Perimetral foi implodida em cinco segundos.

Aqui em Nova Friburgo, o já famoso e malfadado "calombo” do km 78 da RJ-116, na Ponte da Saudade, pelo visto pode levar uma eternidade para ser retirado. 

Na última segunda, a Rota 116 anunciou obras noturnas no referido trecho, mas... nada aconteceu! Alegou, em nota no dia seguinte, que devido às chuvas o trabalho não pôde ser realizado.

Francamente, a depender de tempo bom e firme, só após as águas de março...


Pesquisas (1)

As pesquisas já estão a todo vapor em Nova Friburgo. Partidos, políticos e grupos interessados em saber o que pensam os eleitores locais vira e mexe colocam nas ruas perguntas variadas para avaliar cenários. 

Como são internas, eu e você ficaremos na curiosidade, ainda que tenhamos palpites em alguns quesitos.

 

Pesquisas (2)

Mas pessoas que já foram perguntadas relatam que são feitos questionamentos sobre o que acham do atual governo municipal, do prefeito Rogério Cabral, da Câmara de Vereadores, em quem votariam para deputado federal e estadual em 2014, e, pasmem, até para prefeito em 2016.

 

Orçamento da Câmara

O vereador Marcelo Verly, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, informou que o vereador Cláudio Damião também apresentou emenda à proposta de Lei Orçamentária Anual 2014, a qual não havia sido integrada às demais anteriormente por problemas no sistema de informática.


Pareceres prontos

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal já está com os pareceres prontos, tanto em relação ao Plano Plurianual 2014-2017 e Lei Orçamentária Anual 2014 da Prefeitura de Nova Friburgo, quanto em relação às emendas.


Sugere-se

É sugerida pela Comissão que a votação de ambos, prevista inicialmente para a primeira semana de dezembro, só ocorra após a votação da proposta de reforma administrativa, ora em finalização pelo governo municipal.


Explica-se

Isto porque, a estrutura administrativa responsável pela execução orçamentário-financeira do município para 2014 contempla secretarias que serão criadas, e não as atuais.

 

Conferência da saúde 

Um grupo de vereadores está pedindo o adiamento da Conferência Municipal de Saúde, marcada para este fim de semana. 

Eles reclamam que não foi dada a devida publicidade ao credenciamento para o evento, que escolherá o novo Conselho Municipal de Saúde, que tem caráter deliberativo.


Barulhaço na Prefeitura (1) 

A coordenadora do programa S.O.S. Saúde, Eliana Guerra, disse ontem, durante solenidade no gabinete do prefeito Rogério Cabral, que todas as vezes que o programa do governo do estado chega a um município para prestar ajuda na Saúde faz barulho e causa impacto. 

É, pode ser. 

Assim que a comitiva de 64 agentes do S.O.S. desembarcou em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo em dez viaturas oficiais, um grupo de jovens do outro lado da calçada — bem em frente ao prédio do centro administrativo — chamou atenção com uma animada batucada.

Barulhaço na Prefeitura (2)

Seria um grito de carnaval antecipado? Um protesto? Ou apenas uma apresentação de alunos da rede pública? 

Autoridades e integrantes da Guarda Municipal não conseguiram esconder a preocupação com a batucada, que ecoou pelos corredores da Prefeitura causando certa apreensão e um questionamento uníssono: afinal, o que era aquilo? 

No fim das contas, o sambinha rendeu animação — coincidentemente até o início da solenidade de lançamento do S.O.S. Saúde, quando o batuque cessou...

Ufa! Tudo não passou de uma apresentação de alunos para o secretário municipal de Educação, Larry Busquet. 

 

Eleições 2014 (1)

A menos de um ano das eleições de 2014, quatro cenários foram pesquisados pelo Ibope. Em três deles Marcelo Crivella está tecnicamente empatado com o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e com o senador Lindbergh Farias (PT).

 

Eleições 2014 (2)

No cenário com o maior número de candidatos, Crivella aparece com 16%; Garotinho com 13%; e Lindbergh com 11%. 

Como o levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre eles.

 

Eleições 2014 (3)

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que recentemente se colocou como pré-candidata, aparece com 6%. O vereador Cesar Maia (DEM) tem 5% das intenções de voto. 

Vice-governador e nome do PMDB para concorrer ao Palácio Guanabara com apoio do governador Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão aparece com 4%, mesmo percentual do técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, nome dos sonhos do PSDB. 

O deputado federal Miro Teixeira, do recém-criado Pros, ficou com 2%, e o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos (PDT), com 1%.

 

Recorde de brancos e nulos

O percentual de brancos e nulos supera o de qualquer candidato: 27%. 

Os que não sabem ou não opinaram são 10% dos entrevistados. 

A pesquisa, feita por iniciativa do próprio Ibope, realizou 1.008 entrevistas de 13 a 17 de novembro.

 

Sem empate técnico

O único cenário em que não há empate técnico na liderança é quando o nome de Garotinho é retirado da disputa. 

Nesta hipótese, Crivella vai a 27%, contra 17% de Lindbergh e 7% de Pezão. 

O percentual de votos brancos e nulos chega a 36%.


É hoje!

Todo mundo de olho na telinha para a final da Copa do Brasil! 

O Mengão é campeão se vencer ou se mantiver o 0 a 0 diante do Atlético-PR, no Maracanã. 

Pelo menos três ônibus partem de Nova Friburgo rumo ao Maraca!

Torcedores friburguenses, que se dispuseram a pagar caro pelo ingresso e enfrentar a ida e volta ao Rio!




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.