Lindbergh cumpre extensa agenda em Nova Friburgo

terça-feira, 12 de novembro de 2013
Foto de capa

Lindbergh em Nova Friburgo 1

Ontem, no encontro do senador Lindbergh no Country Clube, os principais políticos da cidade falaram sobre a importância da união de interesses acima de políticas partidárias.


Lindbergh em Nova Friburgo 2

Lindbergh pediu que a Prefeitura, em união com representantes da sociedade civil, elabore um pré-projeto com estimativa de valor para realizar o Plano de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo, para que ele apresente emenda ao Orçamento da União já para 2014, endereçado ao Ministério das Cidades.


Lindbergh em Nova Friburgo 3

Lindbergh também ficou surpreso com um dado apresentado no evento coordenado pelo Conseg e Codenf, segundo o qual um usuário médio do transporte público em Nova Friburgo perde três horas diárias em deslocamentos (ponto + viagem + integração /1h20 na ida e 1h40 na volta).

 

Lindbergh em Nova Friburgo 4

Sobre a universidade de medicina, ele disse que está empenhado em conseguir a instalação do curso na Fábrica Ypu. 

Ao que consta, o próximo passo burocrático cabe à Prefeitura, no sentido de anistiar a dívida do IPTU que, segundo algumas fontes, já supera o valor do imóvel.

Perguntar não ofende: considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal, será fácil implementar a tão esperada anistia da dívida?


Lindbergh em Nova Friburgo 5

Durante o evento no NFCC, o senador Lindbergh perguntou ao prefeito Rogério Cabral sobre a Estrada do Contorno.

E o prefeito contornou... e não respondeu.

 

Lindbergh em Nova Friburgo 6

Em visita à redação de A VOZ DA SERRA, o senador Lindbergh veio acompanhado de comitiva ilustre: Wadih Damous, presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, o deputado federal Glauber Braga e o vereador Wanderson Nogueira, entre outros. Eles foram recebidos por Adriana Ventura, Gabriel Braga e Antonio Lugon.


Eleições no PT 

As eleições internas do PT, para as direções nacional, estadual e municipal, tiveram 278 votantes em Nova Friburgo. 

Na presidência nacional permanece o atual dirigente Rui Falcão.

Para a presidência estadual, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

Já na presidência municipal a decisão vai para segundo turno, tendo na disputa Igor Pinto e Valéria Gomes. O pleito será no próximo dia 24.

 

Terça quente 

A Tela Quente da Globo é na segunda, mas a terça quente é sem dúvida na Câmara de Vereadores. 

E hoje a noite promete ser agitada no Legislativo friburguense. 

Volta à pauta o projeto que trata do uso dos veículos da Câmara. 

A Comissão de Orçamento entregará seu relatório sobre os custos que o projeto e as emendas implicarão.

 

Terça vetada?

 Além disso, tem dois vetos do Executivo para serem analisados. 

E, se eles não forem analisados hoje, a pauta fica trancada até que o sejam, o que significa que o projeto dos carros da Câmara não poderia vir à pauta.

 

Pauta trancada?

Não só o projeto dos carros, mas qualquer outro, enquanto a pauta não for destrancada. 

No bolo entra o projeto dos salários da Educação.

 

Uso dos carros oficiais

Por falar nos carros, a secretaria da Câmara de Vereadores divulgou quais vereadores usam os carros da Câmara. 

Dividiu em uma escala de três: os que usam esporadicamente, os que sempre usam e os que nunca usaram.

 

Uso esporádico

Curioso para saber? A gente conta para você. Segundo a secretaria do Legislativo usam esporadicamente os carros oficiais os vereadores Cláudio Damião, Dr. Luís Fernando, Gustavo Barroso, Jacutinga, Marcelo Verly e Profº Pierre.

 

Uso frequente

Os que usam com frequência são Alcyr Fonseca, Alexandre Cruz, Cristiano Huguenin, Cigano, Francisco de Barros, Joelson do Pote, Márcio Damazio, Nami Nassif, Vanderleia Lima e Wellington Moreira.

 

Nunca usam 

Nunca usaram os carros da Câmara, portanto, cinco dos 21 vereadores: Dr. Renato Abi-Ramia, Gabriel Mafort, Ricardo Figueira, Wanderson Nogueira e Zezinho do Caminhão. 

Todos por opção própria, pois a frota também está à disposição deles.     

 

Cabe esclarecer

O uso, frequente ou não, não quer dizer mau uso. 

A presidência afirma que há controle total da utilização da frota e que essas normas, inclusive, vêm sendo fiscalizadas pelo Ministério Público e celebradas com a Justiça.     


Tudo azul

A cidade pretende se colorir de azul durante esta semana. 

Trata-se de campanha da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), em conjunto com a Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf) para mobilizar pela prevenção e auxílio aos portadores de diabetes. 

Dia 14 é dia mundial de prevenção à doença.

 

Reconstrução em pauta na Alerj

Hoje, às 10h30, a Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Alerj, presidida pelo deputado Nilton Salomão, tratará dos atrasos nas obras de reconstrução da Região Serrana. 

A audiência pública, no Palácio Tiradentes (prédio antigo da Alerj), terá a presença das autoridades envolvidas nas obras, deputados membros da comissão e também de um grupo de desabrigados na tragédia climática de 2011.

A comissão cobrará os motivos dos atrasos nas obras e o cumprimento do que foi prometido no prazo mais breve possível. 


Made in Nova Friburgo

O leitor pode não conhecer a banda de rock friburguense Hell Oh, mas ela é hoje um dos grandes "produtos de exportação” da nossa terrinha.

Só no último fim de semana, a primeira música de trabalho dos garotos, cujo videoclipe no YouTube já rendeu mais de cinco mil visualizações, ganhou bela e minuciosa crítica do site inglês Music Review Database.

E até o fim deste ano o Hell Oh lançará seu segundo EP, com quatro músicas inéditas.


Baderna 

A primeira edição do Baderna, evento da Associação de Artistas de Nova Friburgo, prometeu o que cumpriu: foram muitas apresentações em que todo mundo que participou meteu o bedelho – no bom sentido, claro – no trabalho alheio, numa verdadeira troca cultural.

 


Ana Paula Ramos

Por Amanda Tinoco

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.