Colunas
Giuseppe Massimo - 05/10/2013
sábado, 05 de outubro de 2013
Amanda Ouverney
por Lúcio Cesar Pereira
PARA PENSAR:
"Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos”
(Anaïs Nin)
PARA REFLETIR:
"Dê valor às coisas não pelo que elas valem, mas pelo que elas significam”
(Autor desconhecido)
Adiada
A inauguração da ponte de acesso ao distrito de Conselheiro Paulino anunciada para a manhã deste domingo, 6, foi adiada mais uma vez.
Agora será na semana que vem. O motivo divulgado: o mau tempo. Com a chuva fina da manhã e tarde dessa sexta-feira, 4, não foi possível terminar a pintura da estrutura metálica.
O desejo do prefeito Rogério Cabral é que a ponte sobre o leito do Rio Bengalas esteja de fato completamente pronta para ser inaugurada. E os trabalhos de acabamento, no entanto, devem consumir pelo menos dois dias.
Mas, caso a instabilidade do tempo permaneça até esta segunda-feira, 7, a Prefeitura deverá liberar o tráfego de veículos na ponte sem a pintura mesmo.
Troca de partidos (1)
Termina neste dia 5 a troca de partidos políticos visando as eleições 2014. Os pretensos candidatos só têm até hoje para realizar as mudanças se quiserem concorrer.
Troca de partidos (2)
Até o fim do dia tudo pode acontecer. De concreto até o momento no cenário político local, apenas a saída do vereador Christiano Huguenin, do PSB. Ele não só está integrando, como será o responsável na cidade pelo recém-criado Solidariedade.
Troca de partidos (3)
Se o Solidariedade já tem batuta em Nova Friburgo, há rumores nos corredores políticos de que o outro partido recém-criado também já tem dono na região.
O prefeito Rogério Cabral seria o cacique.
Troca de partidos (4)
Os mesmos rumores indicam que dois ou três vereadores da base de governo podem ingressar na sigla.
Eleições 2014
O cenário atual já dá indicativos das pré-candidaturas locais a deputados estadual e federal.
Rede
A criação do partido Rede, visado por Marina Silva, foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O TSE entendeu que ainda faltavam 50 mil assinaturas para que o partido obtivesse as 492 mil necessárias ao registro de um novo partido e decidiu que as 95 mil rejeitadas não deveriam ser levadas em consideração.
Plano B
Marina sempre disse não ter um plano B, mas dificilmente deixará de disputar a eleição presidencial. Com 20% das intenções de voto, Marina já é cotada como favorita para disputar um segundo turno com Dilma.
Plano B (2)
A negação do pedido de Marina para a criação do Rede deixou também diversos políticos com uma pendenga para resolver até este dia 5, prazo final para filiação a novos partidos.
É o caso do vereador Professor Pierre, que planejava sair do PDT e filiar-se ao Rede, mas que agora confirma que seguirá na sigla brizolista.
Prova da OAB
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou essa semana alterações na regra do temido e acirrado Exame de Ordem.
Entre as mudanças, por exemplo, agora o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, poderá aproveitar a aprovação da primeira fase.
E se o candidato aprovado na primeira fase ficar reprovado na segunda, entrará direto na segunda fase no próximo exame, sem ter que se submeter a toda a via-crúcis novamente.
Uma outra alteração permite que estudantes do nono e décimo períodos prestem o exame.
As mudanças já valem para o XII Exame de Ordem, marcado para dezembro.
Não é nada não é nada, é uma mãozinha na roda, né não?
Vale lembrar que no XI Exame de Ordem, que ainda está em andamento, mais de 101 mil bacharéis em Direito se inscreveram: e pouco mais de 19 mil passaram à segunda fase.
VOCÊ SABIA?
O único tributo do Brasil que o contribuinte não tem sequer o direito de não pagar ou escolher quando pagará é a Taxa de Iluminação Pública (TIP).
No caso da TIP, se não pagar o contribuinte fica sem banho quente, entende?
Para qualquer outro tributo, o contribuinte tem o direito de se tornar inadimplente, pagar com atraso e esperar a cobrança para, se for o caso, discutir o montante devido na justiça.
Verbas que caem do céu...
No mínimo curioso o que está ocorrendo com verba pública federal destinada à realização de obras em São Pedro da Serra e Lumiar. Os dois encantadores locais de preferência dos turistas que visitam Nova Friburgo estão sendo alvos de problema que mostra o sinal dos tempos.
Através do Ministério das Cidades, via Prodetur, foi disponibilizada verba para a realização de obra pública visando a reforma das centenárias praças de São Pedro e Lumiar. Mas a população organizada através de associação de moradores contestou o projeto e a real necessidade da obra. Existem preocupações, ainda, com o prazo de execução e as consequências negativas em época de alta temporada.
Vamos aguardar o desfecho, mas, como seguro morreu de velho, já tiramos umas fotos das referidas praças para mostrar sua beleza centenária.
Gato Net
De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o Brasil tem instalados cerca 21,4 milhões de pontos de acesso de banda larga fixa.
Estudos realizados pelo Instituto Data Popular indicam que 7,1 milhões de brasileiros usam internet wi-fi do vizinho, o que ocorre muitas vezes com o consentimento do próprio vizinho, existindo casos até mesmo de compartilhamento de contas — uma pessoa paga a conta que foi objeto de rateio com os vizinhos.
No entanto, há os espertalhões de plantão que buscam a senha alheia para ter acesso à internet mais rápido às custas de um vizinho que nem desconfia que o motivo de sua rede estar mais lenta é o clandestino compartilhamento.
Frizão
Jogo de vida ou morte para o Friburguense neste sábado, em Mauá, diante do São Gonçalo.
Sem pressão para os jovens jogadores, mas o fato é que é vencer ou vencer.
Festival de Morango
Nova Friburgo é o maior produtor de morangos do Estado.
E o fim de semana destaca a deliciosa fruta no festival que reúne várias pousadas e restaurantes, além de feira de agricultura familiar.
Festa da Flor
Nova Friburgo é também o maior produtor de flores do Estado.
O segmento, que já teve grandes eventos, por enquanto passa em branco.
Merece ou não a retomada da Festa da Flor, leitor?
Trânsito
O assunto da carga e descarga ainda continua na boca do povo. Esta semana os vereadores pleitearam a extensão do horário até as 11h.
Independente do resultado, há de se convir que o trânsito no Centro melhorou muito, né não?
PONTO FINAL
Se não pode convencê-los, confúnda-los.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário