Colunas
Giuseppe Massimo - 29/08/2013
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
PARA PENSAR:
"Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... Conserva a vontade de viver! Não se chega à parte alguma sem ela”
Fernando Pessoa
PARA REFLETIR:
"Criaturas que nasceram para ser devoradas não aprendem a deixar-se devorar”
Rui Barbosa
COMITIVA OFICIAL
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu em audiência ontem, 28, o prefeito Rogério Cabral.
O prefeito não foi sozinho a Brasília.
A comitiva friburguense foi formada pelo presidente da Câmara, Márcio Damazio, o vereador e presidente da comissão legislativa de saúde, Luiz Fernando Azevedo, o secretário de Saúde, Dagoberto José da Silva, e o secretário de Projetos Especiais, Edson Lisboa.
SEGUE...
A pauta dos políticos com o ministro da Saúde foi pedir a instalação de uma faculdade de medicina na Fábrica Ypu e uma UPA para Olaria.
A conferir.
MORDE...
Rogério Cabral esteve terça-feira, 27, na Câmara, para apresentar o Plano Plurianual de Nova Friburgo para 2014 a 2017.
Na frente das câmeras e do público, o prefeito ouviu inúmeros questionamentos e críticas da oposição.
...E ASSOPRA
Mas, fora do ar e longe dos olhares públicos, alguns vereadores adversários do governo municipal fizeram muitos elogios e até promessas que jamais fariam em frente às câmeras e na presença de terceiros.
HOTEL DA SORTE
Esta semana a coluna contou um fato pitoresco da entrevista do técnico de futebol Waldyr Espinosa no canal Fox, na qual ele se intitulava como "supersticioso”.
Relembrando a entrevista, disse que, nas pré-temporadas do Botafogo em Nova Friburgo exigia ficar no mesmo hotel e quarto e que esta superstição, em sua opinião, foi fundamental para a conquista do título carioca de 1989, que tirou o Fogão da fila de espera de 21 anos.
O hotel em questão não era o Bucsky, mas o Olifas.
A PROPÓSITO
O Hotel Olifas ajudou os botafoguenses, porém, sucumbiu na tragédia climática de 2011.
Ou seja, a superstição de Waldyr Espinosa, digamos, é apenas uma parte do passado dele e de Nova Friburgo.
NO MAIS...
O colunista recebeu e-mail do então advogado do presidente do Botafogo na época em que Espinosa conquistou o título carioca em cima do Flamengo e, depois de 21 anos, voltou a levantar um troféu.
Com a palavra, o advogado friburguense Carlos Alberto Braga: "Meu caro Giuseppe: gostaria de fazer um reparo aos seus comentários sobre o Espinosa e o Botafogo. Em verdade, o Botafogo fez duas pré-temporadas — 1989 e 1990 — em nossa cidade, tendo se hospedado, em ambas as vezes, no Hotel Olifas. Realmente era a estreia de Waldyr Espinosa como técnico do Botafogo. Naquela época eu era o advogado da presidência do Botafogo e, como friburguense, fiz questão que aquelas pré-temporadas fossem feitas em Nova Friburgo. Como vê, mesmo morando no exterior, não deixo de ler A Voz da Serra. Abraços para todos”.
ANTENA DA DISCÓRDIA
Moradores do bairro Solares 2, em São Geraldo, estão se pintando para a guerra com a Nextel.
É que a empresa de telefonia quer instalar uma antena de 35 metros de altura no meio das residências do bairro.
SEGUE...
A lei municipal 3577, de 2007, proíbe a instalação de antenas de celular a menos de 300 metros de qualquer habitação, sob a justificativa de que cria um campo magnético, o que, segundo estudos técnicos, pode provocar câncer em pessoas que moram no entorno.
O caso será denunciado hoje na Câmara pelo vereador Wellington Moreira.
A conferir.
E AINDA...
Segundo a denúncia de moradores, a Anatel exige que as empresas de telefonia obtenham autorização da Prefeitura para a instalação de antenas como a que a Nextel quer colocar no Solares 2.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, não deu o documento baseando-se na lei municipal e está sendo processado pela empresa.
Mas, creiam, mesmo sem o sinal verde da Prefeitura, funcionários contratados pela empresa de telefonia foram flagrados pela Guarda Ambiental dando prosseguimento ao serviço e o caso quase foi parar na Delegacia de Polícia.
CANCELADA
O secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea/Rio, Marilene Ramos, haviam agendado presença hoje, 28, em Nova Friburgo.
Mas, cancelaram o evento.
A dupla iria ao auditório da CDL fazer uma prestação de contas das obras que os dois órgãos estaduais estão realizando no município.
CONTROLE DA FROTA
A frota de veículos da Prefeitura será equipada com GPS.
E os pneus também receberão marcação especial.
As duas providências qualquer cidadão sabe por que serão adotadas, né não?
BLITZ, DOCUMENTO
Dezenas de motoristas friburguenses, como se sabe, foram flagrados nas operações da Lei Seca no último fim de semana, na Avenida Euterpe Friburguense.
Um deles — podem acreditar — não perdeu apenas a carteira de habilitação, o veículo e dinheiro com a multa aplicada.
Também perdeu a companheira.
Detalhe: companheira que ele havia conquistado naquele mesmo dia, mas que, pelo jeito, não suportou o primeiro obstáculo da relação, entende?
ASSIM SENDO...
Não invente moda: se beber, faça um programinha de táxi ou de ônibus, né não?
SAÚDE PÚBLICA
A população brasileira está ficando mais gorda em velocidade acelerada.
O excesso de peso já atinge metade da população adulta; uma em cada três crianças (de 5 a 9 anos); e um quinto dos adolescentes no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É um assunto sério e preocupante.
ALIÁS...
Já dizia Mahatma Gandhi: "A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula”.
PONTO FINAL
O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu que o Brasil "devolva” o senador Roger Pinto, que fugiu de La Paz para Brasília e está sendo investigado em seu país por corrupção, entre outros crimes.
A gente podia devolvê-lo e, de brinde, também mandar outros políticos daqui para lá, percebe?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário