Giuseppe Massimo - 22/08/2013

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Sandra Novaes
Sandra Novaes

PARA PENSAR:

"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”

Jean-Paul Sartre

 

PARA REFLETIR:

"A melhor definição que posso dar de um homem é a de um ser que se habitua a tudo”

Fedor Dostoiévski

 

BANHO-MARIA

Nova Friburgo, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros, está cada vez mais dependente dos convênios com os governos estaduais e federais.

No Estado do Rio, a galinha dos ovos de ouro é o Programa Somando Forças — criado para atender as demandas das prefeituras.

O problema é que o programa às vezes funciona e muitas vezes parece ser colocado em banho-maria.


A PROPÓSITO

O Somando Forças, no momento, está meio congelado.

Apenas um convênio com a Prefeitura friburguense está andando: o de obras do Hospital Raul Sertã, estimado em R$ 4,5 milhões.

Mesmo assim, a obra importante está, digamos, em passos de tartaruga.


NO MAIS...

Lembra daquela última visita que o governador Sérgio Cabral faria a Nova Friburgo e que acabou não acontecendo?

Na ocasião seriam assinados R$ 11 milhões em obras no município do Somando Forças, que acabaram voltando para a gaveta do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, junto com o helicóptero oficial.

Como o município não pode brigar com o aliado político estadual, resta ficar esperando pela boa vontade para as coisas acontecerem oportunamente.

Infelizmente, é a regra do jogo.


UNIÃO DOS ARTISTAS

A Associação dos Artistas de Nova Friburgo estava adormecida.

Mas quer acordar para a realidade.

Cerca de 30 profissionais estão se mobilizando para reativar a entidade.


SEGUE...

O despertar da Associação dos Artistas passa pela discussão de tornar a entidade independente, mesmo sabendo que a cultura no país continua sendo muito dependente do apoio do poder público.

Aliás, não se faz omelete sem quebrar ovos.

Mas a ideia dos profissionais da arte é discutir de igual para igual a receita e o fazer da omelete, entende?


EXAME DA ORDEM

O resultado da prova objetiva de exame da OAB, com 80 questões, aplicada no último domingo, ainda não foi divulgado.

Porém, candidatos friburguenses à profissão de advogado — e também professores de cursos preparatórios — consideraram o exame dificílimo.

A expectativa, triste por sinal, é de que nem 10% obtiveram êxito.

 

SOLIDARIEDADE

Estudantes têm ido ao comércio de Olaria e do Bela Vista pedindo material de higiene pessoal para a Escola Estadual Canadá.

O pedido de doações é para uma boa causa.

Todo o material arrecadado será entregue ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), instituição que normalmente acusa falta de gêneros de higiene pessoal para atender seus internos.


ALIÁS...

A Escola Canadá está completando 40 anos este mês. (Como o tempo passa rápido.)

Além de homenagens a ex-diretores e professores, a instituição educacional de Olaria também está realizando esta semana gincana entre os alunos para ajudar ao próximo.

Que Deus dê em dobro!


ÀS ESCURAS

O fato não é novo, mas se repete.

A Avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu, está quase no breu.

É que parte dos postes que dividem a pista, uma espécie de porta de entrada e saída da cidade, está com praticamente todas as lâmpadas queimadas há dias.

 

SEGUE...

A responsabilidade pela manutenção dos postes de iluminação pública na Avenida Emil Cleff é da Prefeitura que, aliás, tem um caminhão apropriado para realizar o serviço sem ter que recorrer a terceiros, como no passado.

Ou seja, é uma questão de dar a ordem para ser executada... pra já.

 

PONTE DE CONSELHEIRO

Neste local havia uma ponte.

A velha estrutura de cimento foi demolida na terça-feira, 20, e a expectativa é de que a nova estrutura metálica, sem pilares dentro do Rio Bengalas, esteja instalada até o fim de setembro.

Mas, se no momento não há ponte, até o início de outubro Conselheiro Paulino ganhará um acesso novinho em folha.

 

 

 

 

 


ENCONTRO DA SAÚDE

Prefeitos e presidentes de Câmaras de 12 municípios do Centro-Norte fluminense foram convidados para um encontro com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e o líder do governo estadual na Alerj, André Corrêa.

A reunião, ocorrida em Nova Friburgo na tarde de ontem, 21, teve como objetivo "traçar diretrizes que possam resolver a problemática do setor de saúde no interior”.


EXCLUÍDOS

Os vereadores Luiz Fernando Azevedo e Renato Abi-Ramia, ambos médicos e integrantes da comissão de Saúde da Câmara, gostariam de ter sido chamados para a reunião regional da saúde, ontem, na Casa da Cultura de Nova Friburgo.

Mas, em festa de jacu não entra inhambu.

Por serem oposicionistas, foram representados pela terceira componente da comissão, a vereadora Vanderléia Pereira.


DESFILE DA INDEPENDÊNCIA

A Secretaria Municipal de Turismo já está organizando o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, alusivo ao Dia da Independência do meu, do seu, do nosso Brasil.

Este ano haverá alguns desfalques significativos na Alberto Braune: os colégios estaduais Jamil El-Jaick e Tuffy El-Jaick, o Educandário Miosótis, o Colégio Nossa Senhora das Dores e a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense não estarão na avenida.


SEGUE...

Ao contrário do 16 de Maio, aniversário de Nova Friburgo, o desfile de 7 de Setembro terá apenas a presença de instituições que dispõem de bandas próprias.

A exceção será o Senai, cujos participantes irão à avenida comemorar os 70 anos da instituição no embalo dos toques musicais do Mercês.


PONTO FINAL

Perguntar não ofende — ou, pelo menos, não deveria:

Você acha que alguém come uma melancia sozinho?


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.