Colunas
Giuseppe Massimo - 21/12/2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Monique Borges
por Lúcio Cesar Pereira
PARA PENSAR:
“Não é o fim que é interessante, mas os meios para lá chegar”
Georges Braque
PARA REFLETIR:
“Fim—o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa”
Luís Bessa
NOTICIÁRIO DA CIDADE
Três assuntos foram notícia ontem, aqui, em Nova Friburgo.
As vendas de Natal, a previsão sobre o fim do mundo e a nova denúncia do MPF contra 19 políticos e empresários friburguenses—não necessariamente nesta ordem.
Esses três temas, com certeza, em breve serão página virada.
INTEIRO TEOR
Na denúncia contra políticos e empresários friburguenses, o procurador do Ministério Público Federal, Rogério Soares do Nascimento, inicia a acusação, de 52 páginas, com uma citação de Dante Alighieri: “Ma ficca li occhi a valle, ché s’approccia la riviera del sangue, in la qual bolle qual che per vïolenza in altrui noccia”.
Não entendeu?
Tradução: “Mas olha abaixo e verás lá adiante. O rio de sangue onde estão, na fervura, os réus de violentar seu semelhante”.
ABSOLVIÇÃO
A ex-prefeita Saudade Braga foi absolvida, em grau de recurso de apelação, nesta quarta-feira, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio, na ação civil pública em que era acusada de ter cometido ato ilícito ao ter feito um adiantamento de aluguéis de R$ 70 mil ao Clube de Xadrez, em 2008—último ano de seu governo.
Lembram-se?, este assunto—a condenação dela em 1ª instância—foi utilizado por adversários políticos na recente campanha eleitoral e também tema de destacada matéria veiculada pelo jornal carioca “O Dia”.
SEGUE...
Segundo a assessoria de imprensa do PSB, partido de Saudade Braga, a decisão dos desembargadores do TJ-Rio reformando a sentença contra a ex-prefeita recebeu parecer favorável do Ministério Público.
O adiantamento feito por Saudade Braga evitou que o prédio do Clube de Xadrez tivesse sido leiloado.
Ela, na ocasião, no intuito de manter em funcionamento o Centro da Feliz Idade efetuou o pagamento diretamente à União, que cobrava uma dívida fiscal do Clube do Xadrez.
Portanto, ao absolver a ex-prefeita, os desembargadores do TJ-Rio aceitaram a argumentação de que não houve desvio de recursos públicos e nem fraude nos adiantamentos ao clube.
NO MAIS...
Ao tomar conhecimento da decisão do TJ-Rio, esta semana, a ex-prefeita Saudade Braga comentou o caso, repita-se, utilizado por um adversário e o jornal carioca contra ela na campanha eleitoral: “Quando agimos corretamente com o dinheiro público e com a população, não nos deixamos abater por palavras de terceiros. Sabia que a justiça viria”, desabafou.
BEM-VINDO
O verão começa hoje.
Se o mundo não acabar, claro.
VILAJÃO
Se o mundo não acabar, a Vilage vai comemorar.
A verde e branco faz festa hoje, a partir das 22h, na quadra da agremiação.
Aliás, tudo acaba em... samba.
POSSE DEFINIDA
O cerimonial da posse dos eleitos já está definido.
No dia 1º, às 9h, haverá a primeira solenidade na Câmara onde serão empossados os 21 vereadores eleitos.
Em seguida, eles participam da eleição do presidente e dos demais membros da mesa diretora da Casa para o biênio 2013/2014.
Às 14h30, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, os vereadores darão posse ao prefeito Rogério Cabral e sua vice, Grace Arruda.
O protocolo oficial será encerrado às 16h30, na Prefeitura, com o atual prefeito Sérgio Xavier transmitindo o cargo para o seu sucessor.
SEGUE...
Rogério Cabral deve anunciar hoje, último dia útil antes do Natal, mais alguns nomes de seu secretariado.
A conferir.
ALUGUEL SOCIAL
Atualmente, 2711 famílias friburguenses estão recebendo o aluguel social de R$ 500 mensais.
No recadastramento feito na primeira quinzena deste mês, apenas 1.311 atenderam a convocação das secretarias municipal e estadual e entregaram documentação exigida para que o benefício continue sendo pago em 2013.
A dedução lógica é que 1.400 famílias estavam recebendo o aluguel social indevidamente, certo?
PONTO FINAL
Se o mundo acabar, adeus.
Se não acabar, nos vemos no sábado.
Tchau!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário