Colunas
Giuseppe Massimo - 09/06/2012
PARA PENSAR:
“Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la”
Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor
PARA REFLETIR:
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço”
Martinho Lutero
AFASTAMENTO POLÍTICO
Da série não convidem para a mesma convenção ou palanque o governador Sérgio Cabral (PMDB) e a ex-aliada Saudade Braga (PSB).
Sérgio Cabral tem soltado palavras impublicáveis cada vez que ouve falar da aproximação política da ex-prefeita com o ex-governador, atual deputado e seu maior desafeto, Anthony Garotinho (PR).
Como se sabe, foi Garotinho quem divulgou recentemente as famosas fotos do atual governador com o dono da Delta lá na França, o que fez o ibope de Sérgio Cabral despencar politicamente.
SEGUE...
A aproximação política de Saudade e Garotinho foi só a gota d’água.
Sérgio Cabral já vinha às turras com a ex-prefeita desde 12 de janeiro passado, quando o vice-governador Pezão participava aqui, em Nova Friburgo, do lançamento das unidades habitacionais para os desabrigados da tragédia de 2011 e teve o seu discurso interrompido por cobranças acintosas feitas pelo deputado federal Glauber Braga, filho você sabe de quem.
NO MAIS...
Chova ou faça sol, se não acontecer uma grande reviravolta, o mandato do governador Sérgio Cabral só terminará em 2014, entende?
HABITAÇÃO CANCELADA
A Câmara marcou para a véspera de Corpus Christi, quarta-feira, às 18h30, audiência pública para discussão do tema política habitacional do município.
Segundo o autor da proposta, vereador Cláudio Damião, a Prefeitura enviou representantes para debater o importante tema, mas apenas um único representante de associação de moradores se prontificou a dar as caras.
Diante disso, a audiência teve que ser cancelada.
IDADE DA PEDRA
O Censo 2010 aferiu o aumento significativo de brasileiros que possuem telefone fixo ou celular.
Porém, 12 municípios do Estado do Rio registram índices altíssimos de falta de telefonia.
Entre os quais, três aqui, no Centro-Norte Fluminense.
Segundo o Censo, as populações de São Sebastião do Alto (35,7%), Trajano de Moraes (30,4%) e Sumidouro (28,8%) estão ainda no que se pode chamar de Idade da Pedra.
A mesma pesquisa, creiam, mostra uma situação ainda pior na produtiva zona rural friburguense.
Na localidade de Vargem Alta, maior produtora de flores de corte do estado, o pessoal dispõe oficialmente de apenas de um orelhão como forma de comunicação via telefonia.
CHUVA DE POMBOS
Nos últimos dias, creiam, choveu pombo na Alberto Braune.
Primeiro um, pof, e logo em seguida outro, pof, filhotes da ave caíram de um ninho no alto do Hotel Sanjaya em plena calçada da principal avenida da cidade, assustando os transeuntes.
Um deles, aliás, passou tirando tinta de um carrinho de bebê.
ALIÁS...
Se na Alberto Braune chove filhotes de pombos, na Dermeval Barbosa Moreira, onde as aves são alimentadas, há tempos o povo que circula pelas alamedas ou aguardam condução reclamam dos bombardeios desferidos pelas mesmas.
Perguntar não ofende—ou, pelo menos, não deveria:
O que faz os órgãos de saúde pública para fazer o controle sanitário desta praga urbana?
E MINHA NOVELA?
Esta semana, moradores de um prédio na Rua Eduardo Salusse, na continuidade da Monte Líbano, tiveram que evacuar o imóvel devido ao forte odor de gás.
Os bombeiros, salve eles, atenderam prontamente a chamada, mas, vejam só, foram advertidos por alguns dos moradores para fazerem a ocorrência com mais rapidez.
A pressa era porque estava dando a hora de começar... Avenida Brasil.
TEM OU TEN?
Friburguenses que optaram em viajar para o litoral do estado neste feriadão, infelizmente, deram de cara com a chuva e o frio.
Mas, um conterrâneo que pela primeira vez foi conhecer os EUA, sem falar uma única palavra da língua local, enfrentou outro tipo de situação.
Um amigo nosso em comum, que fez questão de ligar de lá, narrou a seguinte situação:
Enquanto aguardava a esposa e demais acompanhantes fazerem compras em Nova Iorque, que chique!, o cidadão em questão aproveitou para forrar o estômago numa lanchonete, e optou pelo trivial hambúrguer e refrigerante.
Tentando se fazer entender num linguajar tupiniquim, insistiu diversas vezes: “Tem Coca, tem?...”
Acreditem, mas na bandeja veio um hambúrguer caprichado e ten copos da bebida.
VAMOS AJUDAR
O Lar Abrigo Amor a Jesus está precisando de xampu, creme de barbear, aparelhos de barbear, sabonetes e fraldas geriátricas GG e, sobretudo, de sua solidariedade.
MUNDO BOM
Tem gente que acha que o mundo está perdido.
Às vezes, pode até parecer, mas não é bem assim.
Vejam só, um rapaz de vida simples, garçom de bar, achou uma carteira caída no chão na manhã desta quinta-feira, 7, em plena Alberto Braune, onde estavam sendo montados os tapetes de Corpus Christi.
Dentro da mesma, cerca de R$ 600 e um documento.
Pela fotografia do RG, o rapaz conseguiu identificar a senhorazinha que perdeu a carteira e, através de orientações de pessoas que a conheciam, foi à casa dela devolver o dinheiro.
Viva a honestidade e o caráter.
PONTE RIO–NOVA FRIBURGO
Esta semana, quando foi comemorado, o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento do bairro de Deodoro, na Zona Oeste, tida como uma das mais importantes do município. A referida estação ganhou o nome do engenheiro Constantino Arruda Pessôa, responsável pela sua concepção em 1974. O filho do idealizador da estação de Deodoro, o também engenheiro Carlos Pessôa, recebeu em nome da família diversas homenagens, entre as quais do atual diretor da concessão Foz Água 5, Vagner Pinto (os dois na foto).
Detalhe: Em um passado recente, Vagner Pinto fez brilhante trabalho aqui, no município, à frente da concessionária Águas de Nova Friburgo, enquanto o filho do engenheiro homenageado também teve destacada atuação à frente da Amae e antiga Feema.
MALDADE
Responda rápido, rapidinho: quem entrega mais rápido em casa, esses motoqueiros aloprados ou o Botafogo?
O delivery alvinegro é de apenas seis minutinhos.
QUANDO COMEÇA?
Pela tabela oficial da CBF, neste sábado, às 16h, o Friburguense faria o seu terceiro jogo na Série D do Brasileirão, contra o capixaba Aracruz.
Faria, não fará.
Como se sabe, a competição continua suspensa por problemas judiciais.
PONTO FINAL
O inverno ainda não começou, mas já mostrou a sua cara.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário