Colunas
Giuseppe Massimo - 23 de setembro 2011
PARA PENSAR:
“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”
Mário Quintana
PARA REFLETIR:
“A verdade jamais é pura e raramente é simples”
Oscar Wilde
CPI DA ALERJ (1)
A Alerj aprovou simbolicamente esta semana o relatório final da CPI criada para investigar responsabilidades na tragédia climática aqui, na Região Serrana.
O relatório de 261 páginas põe alguns políticos dos sete municípios serranos, com e sem mandato, numa saia justa e, digamos, na berlinda junto aos órgãos de fiscalização.
Aliás, o relatório está sendo encaminhado para o TCU, CGU, TCE e Ministérios Públicos estadual e federal para as devidas providências legais.
CPI DA ALERJ (2)
Afora os pedidos de investigação contra agentes políticos, a conclusão da CPI da Alerj sobre a tragédia climática anuncia dois importantes projetos a serem discutidos e votados ainda este ano pelos deputados estaduais.
O primeiro propõe a criação de um fundo estadual para enfrentar eventuais e possíveis novas catástrofes.
O outro, mais importante ainda, mexe na essência do problema: a criação de uma lei específica para coibir a ocupação irregular nas encostas que, diga-se, foi o fator potencializador do evento climático deste ano.
SIRENES DE ALERTA
A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio divulgou que vai instalar 73 sirenes de alerta de chuvas em pontos críticos da Região Serrana, dos quais 38 em Nova Friburgo.
Segundo ainda o órgão, os testes para a instalação dos equipamentos (orçados em R$ 3,3 milhões) começam a ser feitos no mês que vem.
Preocupa, entretanto, um detalhe importante na informação oficial da Defesa Civil, dando conta que a previsão para a instalação das sirenes é de “até seis meses”.
Ou seja, até março quando... Deus nos livre!
CONTAGEM REGRESSIVA
O governo estadual (lembram-se?) prometeu iniciar em 1º de outubro a construção das 3.480 casas populares para atender aos desabrigados e desalojados na tragédia climática.
Ou seja, o prazo se expira daqui a menos de dez dias.
Estamos de olho, até porque, promessa é dí-vi-da!
GEL MILAGROSO
Na edição de quarta-feira, 21, a coluna publicou notícia de que uma equipe de uma empresa privada aplicaria ontem, quinta-feira, um solução gelatinosa numa pequena encosta da Rua Souza Cardoso, na Vila Amélia.
De fato, a solução foi aplicada, não na Vila Amélia, mas numa encosta na subida das Braunes - escolhida na última hora.
Foi o teste de um produto, cujos donos da patente garantem ser uma solução para evitar deslizamentos em encostas de menor porte.
O gel experimental é de secagem rápida e tido como acessível financeiramente.
Tomara que sim!
POLO UNIVERSITÁRIO
Esta semana andou mais um bocadinho a proposta de desapropriação da Fábrica Ypu para a instalação de um polo universitário no imóvel, leia-se Uerj e UFF.
Num encontro com a procuradora da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz, o deputado federal Glauber Braga recebeu a seguinte informação: o Ministério da Educação já deu parecer favorável ao Ministério da Fazenda para que a transferência do prédio para a União seja feita.
O próximo passo será dado pela Secretaria de Patrimônio da União, órgão do Ministério do Planejamento, no sentido de concretizar a ação judicial contra a empresa.
Como se vê, a burocracia pública é enorme, mas a tartaruguinha vai dando os seus passinhos.
SIM E SIM
O deputado estadual Rogério Cabral vai mesmo trocar o PSB pelo PSD.
O presidente da Câmara, Sérgio Xavier, vai mesmo trocar o PP pelo PMDB.
Fatos noticiados aqui e pelo Bastidores da Política na edição de ontem.
AVISO À PRAÇA
Ainda hospedado na casa de uma das filhas no interior do Paraná, o prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, tem ligado para os amigos de Nova Friburgo anunciando que reassumirá o mandato no primeiro dia útil do ano que vem.
A informação ao colunista é de amigos de HBM.
A conferir!
ALÔ, PREFEITURA
Muita gente não sabe, mas na zona rural de Nova Friburgo há uma localidade chamada Galdinópolis.
Um lugarzinho tranquilo, bacaninha, cheio de belas cachoeiras.
Claro, o lugar também tem lá os seus problemas.
Por exemplo, moradores de lá mandaram e-mail coletivo dizendo estarem superchateados com o fato de a Prefeitura ter espalhado por lá, há tempos, na via de acesso à localidade, um montão de manilhões, que supostamente seriam utilizados para canalização das águas.
Os manilhões, a céu aberto, estão se deteriorando e o serviço, que é bom para melhorar a estrada, neca de pitibiriba, entende?
MUSA DO REI
Depois da dupla Jorge e Mateus, a empresa Raça Eventos anuncia a sua próxima atração.
A cantora Paula Fernandes, musa do rei Roberto Carlos, fará seu primeiro show no interior do Estado do Rio, dia 15 de dezembro, em Nova Friburgo.
Aliás, a coluna já havia ventilado esta hipótese há alguns dias!
DA TERRA
A pergunta é: o que tem a ver Nova Friburgo com a notícia na mídia nacional desta semana dando conta que o ator e cantor Dado Dolabella terá de cumprir nove meses de prisão em regime aberto por ter agredido a ex-namorada e também atriz Luana Piovani e a camareira Esmeralda de Souza, no dia 23 de outubro de 2008?
A resposta é: o advogado de Luana, que é o friburguense Marcelo Salomão.
É FUMO
Deu nos jornais: Pesquisa diz que cigarro faz mal até para a memória.
O quê? O quê?
MAIS MALDADE
A CBF vai mudar o horário dos jogos do Flamengo.
As partidas serão sempre à uma hora.
Vai ver que uma hora... vence.
CALMA, GENTE!
O velho satélite de seis toneladas (você viu na televisão?) que se espatifaria na Terra, graças a Deus, não tinha possibilidade de cair aqui em Nova Friburgo.
Aqui entre a gente: também só faltava isso, né não?
PONTO FINAL
Está confirmado: vai ter primavera, viva ela!
Quanto ao verão ainda há uma certa dúvida, entende?
Viva ela!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário