Colunas
Giuseppe Massimo - 3 a 5 de setembro 2011

PARA REFLETIR:
“Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se”
Gabriel García Márquez
PARA PENSAR:
“Tu não vês o que és, somente a tua sombra”
Rabindranath Tagore
MARACUTAIA NO FUTEBOL?
O Jornal da Record, em rede nacional, divulgou na quinta-feira, 1º, ampla reportagem sobre suposta marmelada de resultados nas séries A, B e C do Campeonato Estadual nos últimos cinco anos.
A matéria jornalística tem como fontes os depoimentos de dois ex-árbitros de futebol—cujas identidades foram mantidas em sigilo—que admitem ter participado diretamente da manipulação dos resultados em troca de terem sido alçados ao quadro nacional.
Os dois, inclusive, confessam terem participado do esquema, segundo eles, montado dentro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro em pelo menos 21 jogos durante o período em questão.
MARACUTAIA NO FUTEBOL?
O nome do Friburguense Atlético Clube é citado duas vezes na reportagem da TV Record.
Na primeira, dando conta de que o esquema fraudulento de resultados teria sido usado para derrubar o Friburguense AC para a Série B em 2010 e, na segunda oportunidade, o tricolor serrano teria sido compensado este ano no acesso à elite em 2012.
A reportagem na íntegra (em vídeo) está no site R7.
FRIZÃO PEDE APURAÇÃO
O Friburguense AC recebeu com surpresa e indignação o conteúdo da matéria divulgada pela TV Record.
O presidente do tricolor serrano, professor Raul Marcos, emitiu a seguinte nota oficial:
“A denúncia é séria e precisa ser rigorosamente apurada. Se for comprovada, os responsáveis devem ser punidos. O Friburguense repudia toda e qualquer ligação de seu nome a esquemas que beneficiem ou prejudiquem qualquer clube, desqualificando o futebol e o trabalho sério dos profissionais do clube. As conquistas do Friburguense são mérito do trabalho sério, limpo e transparente. Se ganhamos, ganhamos em campo; se perdemos, também em campo. Até o presente momento não verificamos irregularidades por parte da arbitragem ou Federação [Ferj] com o objetivo expresso e intencional de prejudicar ou beneficiar as equipes que disputam os jogos e campeonatos que o clube participou”, diz.
SEGUE...
O presidente do Friburguense, Raul Marcos, acrescenta:
“Erros pontuais podem e acontecem em jogos onde a interpretação dos lances, por vezes, são subjetivas e fragilizadas pelas limitações humanas. O futebol do Rio de Janeiro vive bom momento, com seus clubes bem representados nos campeonatos nacionais. Nova Friburgo e o Friburguense não merecem que a sua luta e a conquista para volta à elite do futebol do Rio sejam colocadas em dúvida! As denúncias devem ser investigadas, as provas apresentadas e os eventuais culpados punidos”, conclui.
ALÔ, POSTURA
Uma lei municipal, em plena vigência, proíbe terminantemente a distribuição de panfletos comerciais nos vidros dos carros, nas calçadas e na porta de terceiros.
A lei, porém, parece ainda ser mera ficção.
Até porque os porcalhões continuam sujando a cidade todo santo dia.
E...
Aliás, perguntar não ofende—ou, pelo menos, não deveria:
A empresa organizadora do show sertanejo Jorge e Mateus, que obteve autorização oficial para instalar banners (de extremo mau gosto) nas vias públicas também teria recebido aval do Departamento de Postura para distribuir panfletos em locais proibidos pela referida lei municipal?
E VEJAM MAIS...
Um senhorzinho boa-praça veio à redação à procura do Massimo trazendo dentro de um plástico resquícios de um panfleto comercial colocado indevidamente no vidro de seu carro na manhã desta sexta-feira, 2.
Conta ele que o panfleto grudou de tal maneira que ele teve que pedir help para um lava a jato.
Ele tem toda razão de chiar e cobrar uma fiscalização do órgão responsável.
MENOS MAL
Uma peça publicitária de um show artístico tem causado, digamos, controvérsia.
O evento anuncia em destaque que o patrocinador, um plano funeral, “vai te levar!”.
Só depois de ler as letras em menor destaque é que o cidadão percebe que a criativa peça se trata de um convite para ir... ao camarim dos artistas, para tirar fotos.
Ah, bom!
100 ANOS DE LUZ
Em junho, completou 100 anos que a energia elétrica foi instalada em Nova Friburgo.
A atual concessionária de energia, Energisa, em parceria com a Firjan pretende estender as comemorações da data até o final do ano.
Em breve, será lançado um livro e também aberta uma exposição para contar peculiaridades do centenário.
A conferir.
HISTÓRIAS E MEMÓRIA
A coleguinha Janaína Botelho, historiadora de mão cheia, lança no próximo dia 13, no Centro de Arte, o livro “Histórias e Memória de Nova Friburgo”.
Com certeza, uma obra-prima.
DEGUSTAÇÃO TEMÁTICA
O Habitare Apart Hotel (tudo de bom!) promove neste sábado, a partir das 19h, uma degustação temática de vinhos chilenos, apresentados pelo conceituado no assunto Fernando Miranda, tendo na cozinha as mãos habilidosas do chef Rafael Siqueira.
Coisa de primeiríssima qualidade!
PONTO FINAL
Município e Estado precisam começar a falar a mesma língua em relação à reconstrução de Nova Friburgo.
Ou, pelo menos, serem apresentados um ao outro, entende?

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário