Colunas
Giuseppe Massimo - 2 a 4 de julho 2011
PARA PENSAR:
“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”
Fernando Pessoa
PARA REFLETIR:
Lembre-se de que a resposta de ontem pode não ter nada a ver com o problema de hoje”
Don Ward
POLO UNIVERSITÁRIO
A notícia será dada com alarde em breve pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, mas a coluna — bisbilhoteira como sempre — antecipa, até porque, trata-se de uma informação decisiva para a concretização da promessa de transformar a falida Fábrica Ypu em polo universitário.
Vamos lá: a Fazenda Pública Nacional, maior credora das dívidas da empresa friburguense, aceitou ceder a indústria para a implantação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal Fluminense (UFF), que, além dos cursos já oferecidos atualmente, se comprometem a ampliar a grade com novos cursos.
Detalhe: esta é uma das últimas etapas (talvez a mais importante) de todo o processo público.
FORA DA PAUTA
A Câmara não votou na sessão desta quinta-feira, 30 — como era esperado — o projeto do Executivo que concede 20% de adicional aos salários dos guardas municipais e dos agentes da Autran.
A votação da matéria foi protelada após apresentação de uma emenda feita por um oposicionista.
O Legislativo tem agora mais quatro sessões ordinárias pela frente para apreciar o projeto, antes do recesso parlamentar do meio do ano — entre 14 de julho e 2 de agosto.
VAGAS NA CÂMARA
Nova Friburgo elegerá 21 vereadores no pleito de 2012.
Isto só não acontecerá se a Lei Orgânica de Nova Friburgo for modificada até outubro deste ano.
Fato difícil de acontecer, até porque, os atuais legisladores são os maiores interessados num maior número de cadeiras na briga pela reeleição, percebe?
FORA DE COMBATE
O prefeito, que havia suspendido sua agenda de trabalho na quinta-feira, 30, conforme noticiado pela coluna — também foi obrigado a cancelar os compromissos desta sexta-feira, 1º de julho.
Dermeval permanecia com problemas gástricos.
NENSE, NENSE...
O microfone aberto já derrubou até ministro (lembram-se do Rubens Ricupero?).
Na sessão de quinta-feira, 30, um parlamentar friburguense pediu para se ausentar da sessão ordinária da Câmara e alguém, ao seu lado, fez um comentário gaiato: “Vai ver o jogo do Fluminense, né?”.
O comentário malicioso foi captado e posto no ar pela TV Câmara.
Ainda bem que o Fluzão ganhou, entende?
GAIATICE
Gaiatice por gaiatice, teve outra esta semana no plenário da Câmara.
Os dois vereadores do PDT convidaram os demais colegas para ir à convenção municipal do PDT, que acontece neste sábado, 2, na Academia Friburguense de Letras.
Nenhum dos pares — até por terem outros compromissos mais importantes no fim de semana — se colocou à disposição para representar o Legislativo no evento político.
Como todos permaneceram calados, digamos, naquele silêncio eterno, um dos vereadores pediu um aparte e sugeriu que Nami Nassif fosse indicado oficialmente para assumir a referida missão.
Para quem não sabe, Nami Nassif ocupa uma cadeira de suplente e tem seu mandato contestado pelo próprio PDT, do qual se desfiliou no ano passado, alegando incompatibilidade com os ex-companheiros brizolistas.
Nami, roxo, polidamente pediu para ser incluído fora “da furada”.
CONTAGEM REGRESSIVA
O valor da tarifa das quatro praças de pedágio da RJ-116 deve ser reajustado em 1º de agosto.
A conferir.
FEBRE COMERCIAL
Depois das farmácias (como tem gente doente nesta cidade), Nova Friburgo vive duas novas febres comerciais.
Uma, dos estacionamentos (também, não tem lugar para parar o carro), e outra dos cafés.
Cada café melhor do que o outro.
Eu a-do-ro os velhos e os novos (no bom sentido, claro!)...
GUARDA DEFINITIVA
Um casal gay, do sexo masculino, da cidade de Itapetininga, no interior paulista, obteve a guarda definitiva de cinco irmãos — três meninos e duas meninas —, o maior deles com 10 anos.
As crianças, todas elas, são naturais da vizinha Sumidouro e haviam sido deixadas pelos pais biológicos num abrigo público.
Que a família seja feliz.
PESOS E MEDIDAS
O mesmo BNDES que, força de expressão, se abre todo para colocar bilhões do dinheiro público na fusão das redes de supermercados Pão de Açúcar/Carrefour, é o mesmo que faz jogo duro com o empresariado serrano atingido pela tragédia climática.
Aliás, que fique bem claro: os R$ 400 milhões destinados aos sete municípios serranos não chegaram às mãos daqueles que, de fato, perderam tudo.
TOP DAS DISTRIBUIDORAS
A gente bebe (com moderação, hein?) e levanta os braços para comemorar.
A Atenas da Serra — distribuidora da Ambev aqui em Nova Friburgo — foi classificada pela própria gigante das cervejas como uma das dez melhores do país (entre 200 concorrentes), pelo sétimo ano consecutivo.
A distinção leva em consideração inúmeros aspectos, como qualidade, prestação de serviços, logística, satisfação do cliente etc, etc.
Fruto do trabalho sério do diretor José Casimiro e de seu filho, o diretor comercial Marcelo Dutra.
Sem esquecer, claro, de toda a equipe da Atenas da Serra.
PONTO FINAL
Este ano o mês de julho terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Não é nada, não é nada, na última vez que isto aconteceu o salário acabou antes do mês terminar, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário