Colunas
Bastidores da Política - 1º de junho 2011
Dilma antecipa em dez dias anúncio
de verbas para reconstrução serrana
Divulgação acontecerá nesta sexta-feira,3, no Rio de Janeiro
A data estava previamente definida para o dia 13, mas a presidente Dilma Rousseff (PT) antecipou para esta sexta-feira, 3, a visita ao Rio de Janeiro para anunciar um pacotão de obras voltadas para a reconstrução da Região Serrana. A mudança da data foi comunicada pelo secretário estadual extraordinário de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat.
Dilma fará a divulgação da lista de obras ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), além dos prefeitos das sete cidades devastadas — Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sumidouro, Areal e São José do Vale do Rio Preto.
Segundo Affonso Monnerat, no caso específico de Nova Friburgo, o município será contemplado com a liberação de verbas federais para a construção de três mil casas populares para atender aos desabrigados, reconstrução de pontes e também para recuperação de encostas. A especulação é que serão autorizadas a recuperação de dez grandes encostas, como a da Rua Cristina Ziede, Suspiro, Clube dos 50, Duas Pedras, Córrego Dantas, entre outras.
BANCO MUNDIAL - Está mantida para amanhã, 2, a visita do presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick a Nova Friburgo. Ele irá sobrevoar áreas devastadas na Região Serrana na tragédia climática de 12 de janeiro e, em seguida, anunciará a liberação de recursos para ajudar a recuperação dos sete municípios e apoio também para o empresariado local. Detalhes da agenda oficial não foram divulgados por questão de segurança pessoal do executivo americano.
Petistas são nomeados para secretariado antes do diretório municipal do PT rediscutir autorização
O PT já está no colo. A assessora de comunicação do PT friburguense e membro do diretório estadual, Valéria Cristina Gomes, teve o seu nome efetivado para ocupar a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, através de ato oficial publicado ontem, 31 de maio. Ela vai responder pelo cargo que estava acéfalo desde a saída do suplente de senador, Olney Botelho (PDT). Hoje, 1º, está sendo efetivada a nomeação do vice-presidente do PT local, Igor Pinto, para substituir o professor Antonio José da Silva Neto — exonerado ontem — da Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia, Inovação e Ensino Superior Profissionalizante.
A efetivação das duas nomeações deve cair como uma bomba no ninho petista. Até porque, está marcado para hoje, 1º, às 18h, uma reunião do diretório municipal petista para rediscutir a adesão do partido ao governo municipal decidida pela executiva, composta por um universo limitado de nove membros. A reunião do diretório, marcada para o auditório do Sindicato dos Bancários, deverá ter a presença de 33 membros.
Filiados petistas contrários à participação do PT no governo municipal criticaram ontem, 31, a efetivação das nomeações dos dois petistas para o secretariado da Prefeitura, considerando o fato como “um atropelo”. Eles também criticaram o modelo de convocação do diretório, feita aos membros por telefone e e-mails, sem passar previamente por análise da executiva. A convocação da reunião de hoje à noite foi feita pelo presidente petista de Nova Friburgo, Norival Spíndola.
Manoel do Pote troca atestado médico
e impede posse de suplente na Câmara
Até o dia 20 de junho, o plenário da Câmara continuará se reunindo com 11 e não 12 vereadores. Isto porque, até lá, o vereador Manoel Martins (PSB) permanecerá afastado de suas funções, recuperando-se de uma operação feita na primeira quinzena de maio para implantação de uma prótese na cabeça do fêmur. Sem plano de saúde, Manoel do Pote sofreu a intervenção cirúrgica no Hospital Raul Sertã.
A princípio, Manoel do Pote apresentou um atestado médico na Câmara para se afastar por 60 dias. Segundo o Regimento Interno, este prazo garantiria a posse do primeiro suplente do PSB, Grimaldino Narcizo, o Cigano. Contudo, o parlamentar que encontra-se em recuperação em sua casa, depois de uma nova consulta médica, substituiu o atestado anterior, no qual reduziu o período de afastamento para dia 20 próximo, o que impede a posse temporária de seu suplente imediato.
Há tempos, Manoel do Pote e o comando do PSB friburguense seguem linhas políticas opostas. Por um lado, o parlamentar sofre desde o início a pressão partidária para votar matérias no Legislativo de acordo com a orientação dos companheiros de sigla, o que quase nunca é acatado. Desta vez, ao que parece, deu o troco ao não permitir a posse do suplente, Cigano, alinhado com as convicções do presidente do PSB, Glauber Braga, e da ex-prefeita, Saudade Braga.
Inspirada no caso HBM, Alerj quer
regulamentar licença de políticos
Inspirado no caso do prefeito afastado de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello (PSC) — que está fora do governo municipal há oito meses — a Assembleia Legislativa está alterando a Constituição Estadual através da PEC 4/11, na qual a licença médica para tratamento de saúde dos políticos em exercício só exceda o prazo de 120 dias mediante avaliação de junta médica oficial. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 53 votos favoráveis, na primeira discussão.
O deputado Comte Bittencourt (PPS) — que assina a proposta ao lado dos deputados Janio Mendes (PDT), Luiz Martins (PDT), Roberto Henriques (PR), Luiz Paulo (PSDB), Marcus Vinicius (PTB), Waguinho (PRTB), Alessandro Calazans (PMN), Aspásia Camargo (PV), Chiquinho da Mangueira (PMDB), Claise Maria Zito (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), José Luiz Nanci (PPS), Flávio Bolsonaro (PP), Janira Rocha (PSol), Marcelo Simão (PSB), Márcio Pacheco (PSC), Marcos Soares (PDT), Myrian Rios (PDT), Nilton Salomão (PT), Samuquinha (PR), Thiago Pampolha (PRP), Xandrinho (PV) e Zaqueu Teixeira (PT) — reconheceu publicamente que a PEC teve como mote a licença “sem limite” do prefeito de Nova Friburgo.
Segundo Comte, a mudança constitucional “regulamentará e dará mais transparência” a casos idênticos ao de HBM em todo o Estado do Rio.
No período em que está afastado da Prefeitura, Heródoto teve quatro licenças médicas aceitas pela Câmara e outras três rejeitadas. Desde 12 de fevereiro, ele é considerado prefeito afastado e não mais licenciado do cargo.
Glauber Braga promove café para mostrar seus trabalhos em Brasília
Dar maior visibilidade à sua atuação como deputado federal e fazer uma prestação de contas aos eleitores serranos. Estes são os objetivos principais das reuniões de Glauber Braga (PSB) -foto-, com um café da manhã, realizado sempre às segundas-feiras. No último dia 30 de maio, o parlamentar reuniu em seu escritório de representação aqui, em Nova Friburgo, cerca de 120 pessoas.
“Glauber falou sobre o trabalho em Brasília, prestou contas do mandato e também ouviu a demanda dos friburguenses”, informou a assessoria de comunicação do político destacando a participação de membros do Conselho Municipal de Cultura que, a pedido do parlamentar, entregou a demanda do setor.
No café da manhã desta segunda-feira, Glauber também recebeu a visita de Dorinha Pacheco e Flávio Mello, representantes da Apae local. O deputado disse estar em entendimentos com o ex-jogador e atual parlamentar federal Romário (PSB), que já teria se comprometido em apresentar emendas em Brasília para ajudar na reconstrução da Apae.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário