Colunas
Giuseppe Massimo - 18 de maio 2011
PARA PENSAR:
“Nenhum dever é mais importante do que a gratidão”
Cícero
PARA REFLETIR:
“Existe três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda”
Lutero
TERRENOS DAS CASAS
Enfim, o governo estadual bateu o martelo.
Depois da Fazenda da Laje ter sido descartada, técnicos do governo estadual vistoriaram e aprovaram duas áreas para a construção de aproximadamente 2,2 mil das três mil casas populares a serem construídas em Nova Friburgo para atender aos desabrigados e desalojados da tragédia climática.
Conforme havia sido antecipado pela coluna, um terreno escolhido foi no bairro Oscar Schultz, próximo a Varginha; e o outro na Trilha do Céu.
A sondagem dos solos, desta vez, mostra com antecedência que os terrenos são aptos para a finalidade da desapropriação.
Amém.
E...
O governo estadual ainda procura um terceiro terreno, para as oitocentas casas populares prometidas por Dilma e Sérgio Cabral.
CASAS DO S.O.S
O serviço de terraplanagem no terreno desapropriado pela Prefeitura no Parque das Flores, para a construção de 61 casas populares, já foi iniciado semana passada e deverá estar concluído nos próximos dias.
No entanto, o governo municipal está reavaliando o processo para a contratação da empresa que construirá os imóveis através de uma tecnologia nova, com tubos de PVC.
Como existe mais de uma empresa do ramo no país, por precaução a Prefeitura optou por cotar o menor preço entre elas.
As 61 unidades serão erguidas com recursos do SOS Brasil, dinheiro doado na campanha pós-tragédia climática.
ECOS DO DESFILE (1)
Um grupo de manifestantes se postou no início da Alberto Braune e, com apitos e cartazes, pediu a instalação de CPI na Câmara para investigar a utilização dos R$ 10 milhões repassados pelo governo federal, a título de emergência, na pós-tragédia climática.
O protesto tinha uma dúzia de participantes, se muito.
ECOS DO DESFILE (2)
Familiares de bombeiros também foram protestar na Alberto Braune.
Os manifestantes fizeram uma paródia da música “Cidade Maravilhosa” para informar à população que no Estado do Rio paga-se o pior salário do Brasil aos militares do fogo.
ECOS DO DESFILE (3)
Não teve teto para o helicóptero.
Por isso, o Bope suspendeu na última hora o sobrevoo que faria na Alberto Braune para jogar pétalas de rosa.
De qualquer forma, o batalhão deu um show na avenida.
ECOS DO DESFILE (4)
Cerca de 50 funcionários braçais da Comlurb, que trabalharam de corpo e alma na limpeza da minha, da sua, da nossa cidade no período pós-tragédia, seriam homenageados no dia 16, aqui, em Nova Friburgo.
Os trabalhadores, entretanto, foram forçados a suspender a vinda ao município.
Isto porque choveu forte no Rio no dia anterior fazendo que eles trocassem as homenagens que receberiam na serra por mais um dia de trabalho pesado.
De qualquer forma, nosso muito obrigado a esta gente irmã camarada.
BOTA-FORA
O governo estadual começa a retirar a partir de hoje — mais tardar amanhã — os 15 mil caminhões de encostas de barrancos que foram depositados no terreno do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro.
A promessa é do secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat.
REFORMA DA PRAÇA
Começa hoje, 18, a obra de revitalização da Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro.
A promessa é do prefeito Dermeval Neto.
HISTÓRIA DA FGV
Coincidindo com o aniversário do município, foi lançado na segunda-feira, 16, numa livraria do Leblon, no Rio, o livro Nossa vida no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas.
A publicação é ilustrada com 200 fotos e depoimentos de ex-alunos e professores do famoso colégio.
A se lamentar apenas a situação atual do prédio e do acesso à antiga Fundação Getúlio Vargas, entende?
PT NO GOVERNO?
Representantes do PT friburguense e estadual tiveram novo tête-à-tête com o prefeito Dermeval Neto (PMDB).
O encontro aconteceu no último sábado, 14, quando foi discutida — mais uma vez — a participação petista no governo municipal.
A conferir.
CAMPEÃO DA SERRA
Muita gente sabe, mas muitos ainda não sabem: o meio-campista Arouca, ex-Flu e atual bicampeão paulista pelo Santos, é conterrâneo de Martinho da Vila.
Salve, ele!
SALVE ELE
Nova Friburgo também continua produzindo boas notícias.
No próximo dia 2 de julho, o jovem Daniel Imbroinise Bacon — filho do casal Ingrid Giovanna/Philip Henry Bacon — estará se formando, com louvor, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Trata-se do único brasileiro da turma e estará recebendo o diploma de formação nos seguintes cursos: Economia, Ciências Políticas, Sociologia e Relações Internacionais.
Daniel (parabéns pra ele) é neto do coronel Newton Abicalil Imbroinise, militar que foi responsável pela instalação do quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros aqui na cidade.
MADE IN INTERIOR
A Rio Film Comission quer mostrar ao mundo que o Estado do Rio tem muito mais do que praia, mulher de biquíni e samba no pé.
A empresa investe na imagem do interior assinando acordos de cooperação técnica com Búzios, Paraty, Barra do Piraí e a nossa Nova Friburgo.
A ideia é transformar os municípios em polos audiovisuais de renome.
E, para completar o esforço de promoção, até o fim deste ano a Rio Film pretende promover a Familiarization Tour (FAM Tour), com cinco produtores executivos de grande porte do mundo que passearão por todas as cidades afiliadas que talvez, quem sabe, sejam selecionadas como cenários de produções internacionais.
PONTO FINAL
Que frio é esse, gente?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário