Colunas
Giuseppe Massimo - 17 de fevereiro 2011
O Nova Friburgo Futebol Clube, fruto da fusão entre os antigos Friburgo e Esperança, completou 30 anos em 2010.
Nessas três décadas, um dos sonhos do tradicional clube era dar um destino final ao seu gigantesco terreno no Prado.
Os anos se passaram... Justamente agora, em 2011, quando o sonho seria concretizado, com a construção de um centro comercial e a conclusão do centro de treinamento no distrito de Conselheiro, veio a tragédia climática e levou tudo embora.
O terrenaço, como mostra o flagrante fotográfico, virou uma montanha de terra e entulhos recolhidos das encostas que desabaram naquela região.
Tristeza. Mais uma tristeza provocada pela devastação de janeiro.
PARA PENSAR:
“Quem não se comunica, se trumbica”
Chacrinha
PARA REFLETIR:
“A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades”
Rui Barbosa
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
O colunista obteve com exclusividade a relação de vítimas fatais por localidade na tragédia climática de 12 de janeiro em Nova Friburgo.
A relação mostra que na região de Conselheiro Paulino, incluindo os bairros do distrito como Jardim Califórnia, Floresta, Jardinlândia, Maria Tereza Prado, Jardim Ouro Preto, Rui Sanglard e Prado, ocorreu a maior quantidade dos 424 óbitos confirmados na devastação até agora.
Somente naquele distrito foram 129 mortos!
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
O distrito de Campo do Coelho, incluindo as localidades de Conquista, Pilões, Buraco do Sapo, Prainha, Prainha de Conquista, Ponte Preta e Barracão dos Mendes, aparece na triste estatística de mortes na tragédia climática do município.
Na região do 3º distrito ocorreram 66 óbitos.
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
O Centro de Nova Friburgo, incluindo os bairros Vilage, Cordoeira e Tingly, também registrou um grande números de óbitos na tragédia climática: foram 59 vítimas fatais.
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
No Córrego Dantas, Duas Pedras e São Geraldo, três populosos bairros severamente castigados pela tragédia climática, a quantidade de vítimas fatais também foi exorbitante: 78.
No Córrego Dantas, 33; Duas Pedras, 28; e em São Geraldo, 17.
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
Segundo a relação oficial de óbitos da tragédia climática por localidade, vejam só, ocorreram vítimas fatais em 84 bairros ou distritos diferentes de Nova Friburgo.
CASO HBM
A Câmara colocará em discussão na sessão de hoje, 17, a situação do prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello.
Ao contrário do que alguns meios de comunicação publicaram no decorrer desta semana, não existe nenhuma hipótese dos vereadores virem a aprovar imediatamente a vacância do cargo que, no caso, representaria a perda direta do mandato.
O que pode e deve acontecer nesta quinta-feira é a abertura de uma comissão processante contra HBM, com prazo de até 90 dias para apresentar um parecer final.
No decorrer deste processo legislativo, frise-se, a Câmara é obrigada por lei a abrir espaço para ampla defesa.
Ou seja, qualquer pessoa pode ter (e deve ter) opinião sobre a polêmica crise, mas não deve ser induzida a trocar alhos por bugalhos, entende?
CASO HBM
Para ser aberta uma comissão processante na Câmara contra o prefeito licenciado é necessário antes de tudo que o Legislativo seja provocado oficialmente, o que, até ontem, não havia acontecido ainda.
Caso um vereador faça a referida provocação, fica automaticamente impedido de votar em plenário pela sua criação e também de fazer parte da eventual comissão.
E mais: para ser aberta a comissão processante é necessário o apoio de oito dos 12 vereadores friburguenses.
ENCONTRO DAS OABs
Prevista inicialmente para acontecer em outra região do estado no mês que vem, a 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil conseguiu atrair para Nova Friburgo a realização do encontro semestral das 60 OABs do Estado do Rio e ainda da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj), como forma de ajudar o município a recuperar a importante economia turística.
Aliás, o colunista já havia antecipado a notícia, mas volta ao assunto para informar que o evento começa hoje, 17, e vai até o próximo domingo, no Hotel Bucsky.
A abertura está marcada para as 20h.
ENCONTRO DAS OABs
Ponto para o presidente da OAB local, Carlos Pedrazzi, e sua diretoria, que conseguiram atrair o encontro de advogados do Estado do Rio que, claro, serve como sugestão e ideia para os demais órgãos de classe que queiram ajudar na recuperação do turismo friburguense.
Inclusive, durante o evento das OABs aqui na cidade estarão em pauta ações para ajudar os municípios serranos devastados na tragédia climática de janeiro.
ENTRÂNCIA ESPECIAL
Há anos o Poder Judiciário de Nova Friburgo aguardava por esta notícia: o Tribunal de Justiça do Rio acaba de elevar o município da segunda para a entrância especial.
Falta apenas a Assembleia Legislativa ratificar a decisão, o que deve acontecer em breve.
Aliás, na Alerj já tramita um pedido neste sentido, apresentado pelo deputado Rogério Cabral e pelo então deputado Olney Botelho, há uns três anos.
VOLTA ÀS AULAS
A Secretaria Municipal de Educação conseguiu liberar mais quatro escolas e quatro creches para iniciar o ano letivo na próxima segunda-feira, 21.
Assim, refazendo as contas anteriormente divulgadas pela coluna, estão liberadas para a volta às aulas imediatas, neste dia 21, 42 escolas e 38 creches.
Perfazendo um total de 7.500 alunos, ou um terço da rede de ensino.
VOLTA ÀS AULAS
A Secretaria Municipal de Educação mudou de endereço.
Trocou as dependências do Ciep Licínio Teixeira, em Olaria, pelo antigo prédio da Oi, em frente à Prefeitura.
A secretaria foi alojada no 3º andar do Centro Administrativo.
VOLTA ÀS AULAS
A Secretaria de Educação mudou de endereço.
É que o Ciep de Olaria, provavelmente no dia 28 deste mês, atenderá alunos de três escolas do populoso bairro, que ainda permanecem interditadas.
A saber: colégios Dermeval Barbosa Moreira, Helena Coutinho e Emílio Melhorance.
PONTO FINAL
As manchetes da semana não deixam dúvidas de que a nossa polícia está doente, para não dizer outras coisas.
Lamentável.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário