Colunas
Giuseppe Massimo - 17 de abril.

PARA PENSAR:
“Burocracia no Brasil se escreve com um R e se pratica com RR”.
Millor Fernandes
PARA REFLETIR:
“O orgulho que almoça vaidade janta desprezo”
Benjamin Franklin
LICITAÇÃO DAS BANDEIRAS
Em resposta à nota da coluna da última quinta-feira, 15, sobre o estado precário das bandeiras das panóplias do município, a Comunicação Social da Prefeitura dá os seguintes esclarecimentos:
- A Prefeitura já tem agendada licitação para a compra de novas bandeiras.
- A licitação está marcada para o dia 5 de maio e os recursos estimados são da ordem de R$ 17. 984,37.
- A Prefeitura esclarece ainda aos leitores da coluna que a nota do colunista coincidiu com a divulgação do ato oficial sobre a referida licitação, publicada no mesmo dia.
SUGESTÃO DA COLUNA
O colunista, de fato, só teve acesso à licitação sobre a compra de bandeiras – assim como todos os leitores – ao ler a edição do jornal.
E, assim como qualquer cidadão, está satisfeito em saber que já estão sendo tomadas as providências necessárias para a aquisição das mesmas.
Entretanto, não se pode deixar de lamentar a inequívoca constatação de que o processo licitatório só foi acionada quando o estoque de bandeiras da Prefeitura já havia se esgotado.
Além do que, sugestão da coluna, valeria mais a pena retirar momentaneamente as bandeiras em frangalhos – assim como foi feito na panóplia do monumento a D. João VI, no Catarcione – do que deixá-las do jeito que estão no Largo do Encontro.
EFEITO BUMBA
Uma noite dessas, recentíssima, moradores de um prédio de três andares em Olaria, ouviram barulhos estranhos no imóvel e assustados devido ao noticiário sobre a tragédia que se abateu sobre a região metropolitana do Rio, chamaram a Defesa Civil local para uma vistoria de emergência.
A equipe comandada pelo tenente-coronel Roberto Robadey esteve imediatamente no local e nada constatou.
Mas seguro morreu de velho e a Defesa Civil pediu aos moradores dos três andares para buscar abrigo na casa de amigos e parentes. A solicitação foi aceita por todos.
Na manhã do dia seguinte, a Defesa Civil fez nova vistoria minunciosa e, graças a Deus, não se constatou nada de anormal.
Amém.
MARTELO BATIDO
Aos amigos próximos, Heródoto Bento de Mello já disse ter tomado a decisão sobre o futuro candidato a deputado estadual que receberá as bênçãos políticas do atual governo municipal.
Falta, agora, o prefeito convencer José Rezende (atual secretário de Serviços Públicos), de que o nome de Braulio Rezende, seu irmão, foi o escolhido.
Zé Rezende é de opinião que Braulio deva ser candidato apenas em 2012.
A conferir.
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
A Câmara fará um pedido de informações, de autoria do vereador Marcelo Verly, cobrando uma quadro comparativo entre os valores do IPTU de 2009 e 2010.
Os governistas do Legislativo friburguense querem tirar a prova dos nove sobre as queixas de contribuintes sobre eventuais distorções do imposto deste ano, tido como acima dos valores de correção autorizados pela própria Câmara.
E, caso as distorções sejam efetivamente constatadas, os vereadores de apoio ao governo municipal prometem reagir duramente.
Até porque, concluem, “não dá para ficar levando bolas nas costas”, entende?
DESALOJADA
Só como registro: a ex-secretária de Fazenda de Nova Friburgo na gestão Saudade Braga, Michele Pereira Leite, voltou a residir em Niterói desde que deixou suas funções aqui, na serra.
Moradora no bairro Charitas, na velha capital, ela teve sua residência parcialmente atingida pelo imóvel vizinho durante as chuvas das últimas semanas.
FEVEST 2010
A realização da Fevest 2010 continua uma incógnita.
Mas, esta semana, por requerimento do deputado Olney Botelho (PDT), a Assembleia Legislativa incluiu o evento da moda íntima friburguense no calendário turístico estadual e, assim sendo, estará apto a receber um tratamento diferenciado do poder público estadual.
“A Fevest está em um momento que precisa de todo o apoio possível e unir esforços é a única solução”, justifica.
LEILÃO DO 50
Na primeira vez, não apareceram interessados no negócio.
Mas, no próximo dia 28, haverá mais uma tentativa de leiloar o prédio do Clube dos 50.
O prelo do imóvel, desta vez, será pela ‘melhor oferta’.
MADE IN FRIBURGO
A agência friburguense Designtec, para quem não sabe, é a responsável pelo descolado site de A VOZ DA SERRA e de outros clientes não menos importantes na cidade.
A Designtec, agora, começa a expandir seu know-how para além da serra. E foi longe.
Acaba de vencer duas concorrências e vai produzir sites para duas grandes instituições do Brasil.
A primeira é a pagina da Câmara de Comércio do Mercosul, instituição que se dedica a promover e intermediar negócios entre os países membros do bloco econômico.
Além desse importante projeto, a Designtec também assinou contrato com a MaxAm, sediada em São Paulo, conceituada no ramo de marketing e finanças ambientais assessorando empresas para reduzir e/ou neutralizar sua emissões de carbono.
A Designtec, empresa genuinamente friburguense, mostra seu talento e potencial.
PONTO DE VISTA
A Câmara de Nova Friburgo promete declarar guerra à coordenaria regional de Educação – órgão público que representa a secretaria estadual de Educação em Nova Friburgo – caso seja levada adiante a ideia de extinguir as turmas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) do Debossan, conforme vem sendo cogitado pelo pequeno número de alunos inscritos no curso.
Os vereadores são unânimes em afirmar que a extinção do curso no bairro com o argumento de racionalidade sairia pior do que o soneto.
Neste caso, os vereadores estão cobertos de razão.
SARDELLA DE MURY
Atenção, atenção. Muito obrigado pela atenção.
O chef do restaurante tudo de bom Sardella de Mury, Claudio Attianezi, encontra-se em visita técnica à Università die Sapori, importante centro europeu de estudos em gastronomia e hotelaria.
Ele participará de um workshop sobre cozinha regional italiana em Perúgia, berço da cozinha mediterrânea.
Mas, os frequentadores do Sardella não estão órfãos.
Até dia 23 próximo, a cozinha estará sob a batuta do chef Henrique Frotté (grande amiguinho!) que vai manter o padrão de qualidade do Sardella, com consagradas pizzas e menu de antepastos.
Delícia, delícia, delícia...
OH, AZAR
O proprietário do veículo Courier azul metálico, placa ASX 0027, de Aracajú (SE) tomou duas vezes na cabeça esta semana.
O veículo foi rebocado e multado pela Autran, terça-feira, na Rua Fernando Bizzotto por estacionamento irregular no local destinado a carga e descarga de caminhões no período das 7h às 11h.
Na quinta-feira, dois dias depois, o mesmo carro voltou a ser rebocado e multado, exatamente no mesmo local.
Pai, Filho, Espírito Santo, o proprietário deveria se benzer.
Ou, então, respeitar a sinalização, percebe?
PONTO FINAL
O governo municipal completará 500 dias de mandato exatamente em 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário