Colunas
Giuseppe Massimo - 11 de fevereiro.
PARA PENSAR:
“O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.”
Platão
PARA REFLETIR:
A duração dos sofrimentos se baseia no tempo necessário da sua existência.
Allan Kardec
CÂMARA TRABALHA
A Câmara de Friburgo que iniciou o ano legislativo no último dia 2 pretendia interromper seus trabalhos até o próximo dia 23.
Pretendia interromper, mas não vai mais.
Os vereadores se reúnem na manhã desta quinta-feira, às 10h30, para votar a toque de caixa dois projetos urgentes, urgentíssimos de autoria do governo municipal.
As matérias propõem as regulamentações dos cargos de confiança da Fundação de Saúde e Autran.
INCLUSIVE...
Os dois projetos do Executivo que serão votados (se não houver nenhuma reviravolta novamente) hoje de manhã na Câmara eram esperados desde o período de recesso legislativo mas só chegaram nas mãos dos vereadores na última terça-feira.
E, de fato, são assuntos urgentes, urgentíssimos e que precisam ser votados antes do Carnaval.
É que sem a regulamentação dos cargos na Fundação de Saúde e Autran existe o impedimento legal de nomeações de funções imprescindíveis ao funcionamento da máquina administrativa nos dois órgãos.
Exemplo: lá se vão um mês e meio de 2010 e o presidente da Jari – responsável pelo julgamento de multas de trânsito na Autran – ainda não pode ser nomeado, o que está criando uma verdadeira barreira burocrática na autarquia.
REGÊNCIA DE VOLTA
Os professores da rede pública municipal, desde que estejam em sala de aula, vão voltar a receber gratificação por regência de turma.
O valor será de 20% sobre o salário base de R$ 740.
Ou seja, um qualquer de R$ 148 mensais a mais no contracheque.
O projeto de autoria do governo municipal foi aprovado terça-feira na Câmara.
ANISTIADO POLÍTICO
O Ministério da Justiça, através de processo administrativo movido pela família, acaba de conceder anistia política ao médico e prefeito Vanor Tassara Moreira.
O ministro Tarso Genro reconheceu no texto da anistia que Vanor Tassara – filho do eterno Dermeval Barbosa Moreira e pai do atual vice-prefeito de Nova Friburgo, Dermevalzinho (boa praça) Neto – sofreu “coação irresistível” para renunciar ao mandato de prefeito nos idos de 1964, durante o golpe (para outros, revolução) militar.
Vanor morreu no ostracismo em 4 de dezembro de 2004 (que Deus o tenha!).
ALIÁS...
O documento oficial de anistia política de Vanor Tassara Moreira será entregue oficialmente daqui a uns dois meses numa solenidade do Ministério da Justiça na Faculdade de Direito de Niterói.
Oportunidade em que a família do saudoso médico e político saberá o valor da indenização a ser paga pela União.
TÊM CULPA TODOS!
Dois prédios comerciais, Trade Center na Monte Líbano e Centro Médico no Suspiro, sofreram esta semana com a onda de calor que assola a cidade.
Em ambos os imóveis os prejuízos foram inevitáveis: um ficou sem energia elétrica por praticamente dois dias e no outro a interrupção foi de quase um dia.
Tanto no Trade Center, como no Centro Médico, a causa teria sido a mesma: a instalação de aparelhos de ar condicionado acima do que suporta a instalação elétrica que culminou com o inevitável apagão.
SETOR DESPREVENIDO
Nova Friburgo se intitula a capital brasileira da moda íntima.
O colunista acredita.
Entretanto, salvo engano desta coluna, os empresários do setor esqueceram de comemorar o Dia Nacional da Roupa de Baixo, celebrado em vários cantos do país.
Perdeu uma boa oportunidade de fazer marketing, entende?
QUEM NÃO CHORA...
Quem assistiu à reunião da Câmara na última terça-feira teve a leve (ou seria a nítida?) impressão de que o vereador Edson Flávio – integrante da base aliada – fez biquinho contra o governo municipal e, inclusive, ameaçou votar contra projetos do Executivo na casa.
O motivo é... sei lá!
COISA DE LOUCO
O colunista tirou o assento da cadeira na redação e pôs o assento algumas vezes (no bom sentido, claro) no banco de seu Pálio cacareco (no bom sentido, também) algumas vezes no decorrer da semana para compromissos de trabalho em Conselheiro Paulino.
Agora é sério: Giuseppe Massimo ficou es-tar-re-ci-do com o trânsito caótico da Avenida da Morte (digo, Roberto Silveira).
E chegou a conclusão – depois de pressenciar in loco um montão de ultrapassagens pela direita no acostamento, a quantidade imensa de avanços de sinal vermelho e outras tantas bandalhas na via pública – que, se não fossem os olhares permanentes do céu, o número de acidentes seria muito, mais muito maior, do que já é naquele congestionado trecho.
Vale ressaltar que, durante as idas e vindas ao distrito, o Massimo só viu uma única viatura policial na via.
E detalhe: fazendo barbeiragem na frente do colunista.
NÉ NÃO?
O ex-mandachuva inglês, Toni Blair, será contratado como consultor oficial do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
Cá pra nós, por seu envolvimento na polêmica guerra do Iraque, trata-se de um... ficha-suja!
POR QUE NÃO TE CALAS?
Perguntar não ofende – ou, pelo menos, não deveria:
Hugo Chávez, você sabe quem, declarou apoio político à eleição da petista Dilma Rousseff. Isso ajuda ou atrapalha a candidata?
PONTO FINAL
Você, leitor, consegue se lembrar de um período de calor tão grande e tão persistente na cidade?
A equipe da coluna recorreu à memória e é unânime de que este é o verão mais escaldante.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário