Colunas
Giuseppe Massimo - 12 de dezembro.
PARA PENSAR:
“Camarão que dorme a onda leva!”
Alexandre Lyrio
PARA REFLETIR:
“Toda a gente se queixa da sua falta de memória, mas ninguém se queixa da sua falta de senso”
François de La Rochefoucauld
ETE
Dia 15 será histórico para Nova Friburgo.
Para ser mais exato, na próxima terça-feira, 15, às 10h.
Nesta data e horário a nova concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com o governo municipal, realiza solenidade para o lançamento das obras (já iniciadas, por sinal) da primeira Estação de Tratamento de Esgoto do município.
A ETE será construída no antigo prédio da Frimeta, em Olaria.
Sejamos justos: é a concretização de um sonho que o município esperava há décadas.
INSPEÇÃO JUDICIAL
A Fábrica Ypu, moribunda, está sendo alvo de inspeção judicial da Vara do Trabalho de Nova Friburgo.
O grupo de inspetores é formado por pessoas habilitadas da comunidade e membros do Ministério Público do Trabalho.
Além de verificar a contabilidade e o estoque indisponibilizado, a inspeção tem o objetivo também de... a conferir.
ALIÁS...
A Justiça do Trabalho de Nova friburgo realiza audiência pública nesta terça-feira, 15, às 10h, para discutir a situação da Fábrica Ypu.
As homologações e cumprimentos de mandatos de execução contra a moribunda empresa estão suspensas até a conclusão da inspeção judicial que está verificando a contabilidade e estoque da referida empresa.
MÉXICO É AQUI!
O que é bom a coluna faz uma forcinha para dar uma mãozinha.
É o caso do La Quebrada, restaurante de fino trato, especializado em comidas e bebidas mexicanas, ali em Mury, próximo ao rodinho de Lumiar.
La Quebrada legal do empresário Fábio Pontes.
Tudo de bom, maneiro!
PQP
José Roberto Arruda, o governador corrupto do Distrito Federal, enfim se desfiliou do DEM.
O povo agora só reza para ele ir para a nova sigla aí de cima, entende?
AI, JESUS!
Lula disse esta semana que “às vezes, o corrupto é o que tem cara de anjo”.
Em suma, livrou Dilma, Serra e a própria cara, né não?
PREVENÇÃO
A Defesa Civil de Nova Friburgo continua com um olho na missa e outro no padre.
Melhor dizendo: com um olho no céu e outro na terra.
As chuvas fortes do período de fato trazem muitos temores.
Para tentar diminuir o risco de vítimas de deslizamentos de encostas e soterramento de casas, o órgão tem distribuído nas áreas de risco (que não são poucas) aparelhos pluviométricos para ajudar os moradores dessas comunidades a identificar o volume das chuvas.
Choveu, choveu, a ordem é deixar tudo para trás e... dar no pé.
IPTU ROBIN HOOD
A proposta de correção do IPTU dos imóveis friburguenses para 2010, recentemente aprovada na Câmara, naturalmente está criando muita polêmica.
O fato é que, no fim das contas, haverá uma ampliação do número de contribuintes, uma diminuição do valor do imposto e um reajuste do valor venal dos imóveis.
E, segundo especialistas no assunto, cerca de dois terços terão o IPTU reduzido e o outro terço da conta, óbvio, aumentado. Com o detalhe na justificativa feita pela Secretaria Municipal de Fazenda: os maiores ‘prejudicados’ estão, digamos, nas áreas consideradas mais nobres da cidade.
A conferir.
PONTO (HEXA) FINAL
O Hexa era do Flamengo antes de Nelson Rodrigues (que Deus o tenha!).
O próprio Nostradamus já havia feito a previsão ao escrever a seguinte frase: “Quando a ave humilhada que veio das proximidades das águas poluídas se mostrar feliz com a volta, a grande nave de cimento tremerá mais uma vez e a trombeta soará pela sexta vez”.
Não entendeu?
Vamos explicar a tradução:
1 - “Ave humilhada”: urubu;
2 - “Proximidades das águas poluídas”: a sede do Mengão fica próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas;
3 - “Se mostrar feliz com a volta”: a volta ao topo do ranking do Brasileirão, sem esquecer também os retornos de Pet e Adriano;
4 - “Grande nave de cimento”: Maracanã, claro!
5 - “A trombeta soará pela sexta vez”: hexacampeonato.
TRIBUNA DO MASSIMO
TORCIDA DE GUERREIROS
O leitor Ewerton Miler, em referência a uma nota deste colunista, diz que “o título de torcida de ouro do Brasileirão 2009 era do Fluminense, mas, como a CBF e a TV Globo são flamenguistas, a distinção foi tirada dos tricolores e dada ao rubro-negro” na premiação de fim de ano do campeonato.
O colunista pede licença para discordar: embora reconheça que todo torcedor é um apaixonado, independente das cores de seu time, o título foi conferido ao Mengão Hexa por um simples detalhe: foi o time que obteve a melhor média de público (mais uma vez) na competição, com 760.677 pagantes em jogos nos quais atuou como mandante, o que, aliás, o levou a ter uma média de 40.035.
Mas, para o leitor Ewerton Miler não ficar chateado, a coluna toma a liberdade de oferecer aos tricolores o honroso título de “Torcida de Guerreiros”. Realmente a torcida das Laranjeiras fez mais bonito que o próprio time, que terminou o campeonato na modestíssima 16ª colocação, como se sabe, à beira do precipício. No ranking das torcidas de ouro, digamos, a do Fluzão ficou no G-4, em quarto lugar: com exatos 418.792 pagantes e média de público de 22.042 por cada jogo em que foi mandante.
DESORDEM URBANA
A leitora Maria Lúcia Malu enche a bola da coluna: “Sou leitora de sua coluna no jornal A Voz da Serra e gosto muito dessa mistura de seriedade e bom humor com que chama a atenção do poder público para os nossos problemas do cotidiano”, elogia. Mas, aproveita o e-mail para sugerir ao colunista dar uma passada pela Rua Carlos Éboli (atrás do Cavalo Preto) e constatar que o local virou terra de ninguém, uma verdadeira desordem urbana. E o colunista, de fato, passou na rua e constatou in loco a preocupação relatada pela leitora. É óbvio que as autoridades municipais já sabem também do problema, faltando apenas resolvê-lo.
Vamos rezar Mara Lúcia, quem sabe a Carlos Éboli não ganhe este presente de Papai Noel?
CADÊ A POLÍCIA?
A leitora Rita de Cássia Werner quer saber de onde a coluna tirou a afirmação de que a PM tem se mostrado mais presente no policiamento preventivo nas ruas de Nova Friburgo. Rita afirma que passa sempre nas ruas e “não vejo nada”. E, irônica, indaga: “Será que eles (a PM) só vão para a rua na hora do almoço?”. Rita de Cássia – que diz ter passado alguns sustos ao ser abordada recentemente por estranhos em plena Avenida Alberto Braune e salva por um comerciante – entende que “PMs circulando em viatura não vale, porque só estão a passeio”, critica.
SARDELLA É LEGAL!
A leitora Tatiana A. Silva que, salvo engano nosso, é funcionária do Sesi, diz ter ficado com água na boca (no bom sentido, claro!) ao ler nota publicada pelo colunista sobre o Restaurante Sardella, de Mury. A cara leitora escreveu para a coluna suplicando pela divulgação de informações adicionais sobre a casa, especializada em pratos italianos.
Mas, amiga Tatiana, se for para descrever tudo de bom que há no Sardella teríamos que escrever um jornal inteiro. No entanto, para não deixá-la na mão, aí vai o telefone do Sardella para você fazer reserva de mesa e se deliciar com as excelentes comidas da casa: (22) 2519-5186. Vale a pena!
MENINAS DO MASSIMO
Do presidente da Academia Friburguense de Letras, Aécio Alves da Costa que, no caso, não fala pela entidade, mas por si mesmo: “Permita-me sugerir que o colunista organize uma exposição das fotos das meninas que sua (minha, sua, nossa!) coluna tem publicado ao longo dos anos. São fotos que merecem um destaque especial”, diz. O Massimo concorda, mas promover uma expo... Quem sabe um dia, caro Aécio.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário